Veja como usar o marketing para aumentar suas vendas
O merchandising é uma das técnicas mais poderosas de marketing. Afinal, é através dessa técnica que se torna possível realizar o contato direto do cliente com o produto, o que acaba por ajudá-lo a se decidir pelo consumo do mesmo.
A definição da técnica, consiste basicamente em ser considerada um serviço de planejamento e promoção de um produto, escolhendo o melhor local e tempo para sua divulgação. Por isso, é muito importante conhecer melhor esse sistema.
Algumas empresas oferecem brindes, como: bonés, canetas, camisetas com logo da empresa e, até mesmo, amostras dos produtos, com a intenção de despertar o desejo de compra no cliente; como é feito em supermercados.
A ideia é sempre fazer retornar a lembrança do cliente para marca da empresa e os benefícios que ela tem a oferecer. Muitas empresas criam estruturas chamativas nas ruas e em outros locais estratégicos, para poder chamar o cliente para o produto.
Nessas produções, além de brindes, os efeitos visuais são grandes aliadados na hora de prender a atenção do futuro cliente.
Aparatos de Marketing
Backdrop para eventos também é bastante utilizado por empresas que realizam ações de merchandising. Além de poder fazer propaganda do produto e de possíveis patrocinadores, o aparato também pode servir para chamar a atenção dos clientes os convidando para fazer uma “self ” no local, onde está a logo da empresa, ajudando na divulgação nas redes sociais.
Existem vários tamanhos e tipos de estruturas de Backdrop para eventos, pode ser de ferro, madeira, alumínio, e também pode ter fotos, desenhos, ser usado como enfeite para festas particulares, e é um bom chamariz para quem deseja atrair o público.
Outro importante suporte para propagandas em eventos e o fundo para banner. Essa é uma das formas mais tradicionais de anunciar um produto, usado no marketing.
É um serviço com um custo acessível, que chama a atenção do possível cliente e também é duradouro, e possui outras utilidades, tais como:
- Fachadas de lojas, anúncios promocionais, avisos diversos;
- Usar as cores com tema da empresa e colocar a logo da empresa;
- Letras grandes para que todos leiam;
- Colocar fotos de produtos da empresa.
O poder do brinde a favor sua empresa
Outra boa tática para dar brindes chamativos com a logo da empresa, é produzi-los em CNC, (Comando Número Computadorizado).
Essa é uma técnica aplicada em Serviço de corte router, que é um tipo de trabalho onde é possível transformar imagens vetorizadas em peças.
É um investimento que ajudará a criar peças fantásticas com o slogan da sua empresa a ser distribuído para os clientes e eternizar sua marca.
Outro grande segredo da propaganda é fachada de loja. Muitos ainda não investem nessa que uma arma poderosa para atrair clientes e fazer com que as pessoas entrem na sua loja.
Uma fachada de loja arrumada, personalizada com o serviço corte router confere um ar de sofisticação e refinamento para a peça.
Uma boa forma de fazer o cliente usar a sua marca e divulgá-la mesmo que inconscientemente é dar pastas de brinde. Pode ser um pasta simples, dessas que usam o Elástico para pasta polionda para mantê-la fechadas.
Essas pastas, além de muito úteis, pois o cliente acabará usando-a para guardar seus papéis e documentos, também fará uma propaganda involuntária da sua empresa enquanto outras pessoas próximas viram a pessoa usando a pasta da sua empresa.
O Marketing possui inúmeros caminhos e formas de chamar a atenção das pessoas, assim como técnicas de divulgação, para transformar um possível cliente em cliente fiel, que consumam cada dia mais.
Na internet existem inúmeros livros e aulas disponíveis ensinando as técnicas de marketing mais renovadas para todos os tipos de venda.
Seja loja virtual ou lojas físicas, sempre haverá uma nova maneira de usar o marketing em seu favor, para divulgar seu produto e sua empresa. Porém, como já mostrado anteriormente, a vantagem de usar merchandising é o de colocar o cliente em contato direto com o produto e a empresa, despertando nele a necessidade e desejo de compra.
Quando o cliente toca e sente o produto, desperta nele sensações que geram a necessidade de adquirir o produto e nesse momento a equipe de marketing já tem boa parte do trabalhado para transformar aquele possível cliente em cliente fiel.