Veja como equipar e personalizar os seus produtos
A forma como você apresenta seus produtos é crucial para o seu resultado de venda. O que não é exposto, não é visto, assim como o que é pouco atrativo, não seduz o consumidor. Desta forma, investir na comunicação visual da sua loja e dos produtos que você vende nela pode ser a melhor alternativa para impulsionar os resultados de vendas.
Além disso, investir em comunicação fideliza clientes e, consequentemente, o faz ganhar mais dinheiro. O primeiro passo para isso, antes de pensar na forma de exposição do que é vendido por ali, é necessário pensar no próprio produto em si. Além disso, é preciso levar em conta os moveis e decoração.
No caso de produtos de fabricação própria que possuem embalagens, a responsabilidade com a comunicação visual é a ainda maior.
Isso porque, deve existir uma preocupação com as cores, o material utilizado e até mesmo com as fontes que gravam o nome do produto e suas informações.
O mais importante é tornar evidente visualmente as melhores características do que é oferecido ao consumidor.
Se for um produto alimentício, um material transparente que exponha a textura do produto e desperte os sentidos de quem o olha é uma boa estratégia.
Se for uma artesanato, por exemplo, evite pacotes plásticos convencionais e ouse em materiais mais rústicos e que tenham um aspecto de algo manufaturado: além de atrair melhor o consumidor, agrega valor ao produto.
Como pensar no melhor tipo de embalagem para seus produtos
Ainda dentro das estratégias de embalagens, as cores são fundamentais: quanto mais florescentes e diferentes, melhores vistos serão os produtos.
É importante harmonizar cor de fundo com as fontes, de forma que o produto fique visível, mas não fique desagradável ao olhar. Do contrário o item vai chamar atenção, mas de forma negativa. Por isso, se for utilizar um verde florescente, por exemplo, uma letra preta com traços limpos sem serifas – as perninhas das letras – pode ser uma boa alternativa.
No caso de cores de fundo mais neutras, pode se usar letras coloridas, desde que fique atento ao contraste quente e frio para que a mensagem não fique ofuscada pela coloração.
Nesses casos, usar uma fita de cetim personalizada pode dar mais elegância ao produto além de criar uma identificação dele.
De modo geral, as embalagens são compostas por:
- Caixas;
- Papel de seda;
- Fitas;
- Adesivos.
A comunicação visual é você se comunicar com o cliente sem que seja necessário, a princípio, ele conhecer seus produtos. Ou seja, é a forma como você convida o cliente para a sua loja.
Para os produtos que não possuem embalagens, o melhor jeito de se comunicar é com a forma com que ele é exposto. A comunicação visual, nesse caso, vai ser feita de acordo com a forma de organização da loja.
No caso das roupas, por exemplo, o primeiro passo é abusar de uma vitrine atraente: escolha as peças de melhor qualidade de acabamento, material e principalmente que fique com aspecto legal no corpo, alie ela a um manequim com um corpo legal e exponha tudo na vitrine, abusando de uma decoração que complemente o look.
Por exemplo, se as peças de roupa fazem referência ao inverno, por que não colocar um fundo que faça alusão ao frio, ou objetos como guarda-chuvas ou até mesmo uma chocolateria?
Um outro cuidado nesse aspecto é utilizar os manequins adequados ao seu espaço. Não adianta encher o local de manequins com as melhores roupas, se o cliente não vai conseguir caminhar com conforto no ambiente interno.
Utilize araras que componham o ambiente sem deixá-lo entupido. E, s
e houver a possibilidade, guarde parte das peças no estoque – como variações de tamanho, por exemplo – desta forma você terá mais espaços para expor modelos diferentes.
Painel de acrílico
Falando em comunicação visual evidente, uma boa estratégia para expor produtos, sobretudo os mais delicados, é utilizar um painel acrílico. Além de oferecerem ao ambiente um design moderno, os painéis facilitam a visualização limpa do produto, afinal, seu material não bloqueia a luz e, se combinado a uma iluminação especial, compõe uma exposição ainda mais arrojada e atraente aos consumidores.
Os painéis são muito utilizados, por exemplo, no comércio de bijuterias, maquiagens ou itens menores.
Apesar disso, já existem painéis e displays que comportam outros segmentos e produtos ainda maiores, como livros e calçados.
Um balcão de vidro também é um móvel clean para uma loja, sendo uma boa pedida.
Os painéis de acrílico também podem ser confeccionados em formato de prateleira. Desta forma, qualquer produto pode ser exposto com evidência. O acrílico, neste caso, funciona em um forma alternativa ao vidro, de custo mais baixo, porém com efeito visual bem semelhante.
Em lojas de decoração, por exemplo, a comunicação com plataformas transparentes como o acrílico imprimem ao produto um aspecto visual melhor, por vazar a iluminação de forma mais efetiva.
Além do mais, uma boa estratégia em painéis de acrílico é deixá-los sob o campo visual dos frequentadores do espaço. Desta forma, a visualização fica ainda mais facilitada.
O balcão para loja preços variam conforme o material com os quais foram feitos e outras características do produto