Tudo que você tem que saber sobre comunicação visual
A comunicação visual é um elemento fundamental para todas as empresas que desejam ter diferencial competitivo no mercado, além de conseguir fidelizar seus clientes e colaboradores.
Esse segmento trabalha para desenvolver materiais que serão utilizados para divulgar peças, produtos, campanhas publicitárias, além da missão e valores de uma empresa.
Essas peças podem assumir formas diferentes, estando presentes em:
- Mídia externa (banner, cartazes, outdoor);
- Comerciais televisivos;
- Redes sociais;
- Sites.
O objetivo da comunicação visual é atrair a visibilidade do público em relação à empresa, fazendo que os clientes e colaboradores visualizam a mensagem que a empresa deseja transmitir, com uma linguagem fácil, clara, objetiva e humanizada.
Ao contrário do que muitas empresas acreditam, a comunicação visual não está presente somente nos elementos que citamos acima. Ela pode estar nos mínimos detalhes de sua empresa.
Usabilidade de mídia externa para os detalhes
A mídia externa compõe o segmento da comunicação visual. Esse tipo de mídia é impressa e instalada em locais em que estejam o público-alvo da campanha.
A ideia é desenvolver uma peça que chame a atenção do cliente, respeitando a identidade visual da marca. Uma das mídias externas mais comuns é o uso do flyers odontologia ou outros tipos de profissão.
O flyer é tipo de um panfleto, que contém informações sobre um produto, empresa, profissional (nesse caso o dentista), dentre outros. Suas características são:
- Consolidar informações;
- Ser atrativo para o cliente;
- Apresentar uma linguagem fácil;
- Integrar texto com imagem.
Esse material também apresenta versatilidade, podendo ser utilizado para apresentação a missão, visão e valores de uma empresa.
Seu uso também está presente em diversos locais, desde eventos corporativos (sendo entregue como um material complementar), clínicas e consultórios, recepções de empresas, dentre outros.
Muitas pessoas não sabem, mas o uso do crachá e do porta crachá vertical transparente (contendo a personalização da empresa), também pode servir como uma mídia externa.
Esse elemento serve além do que somente identificar um funcionário. Ele representa personalização, identificação e divulgação da sua empresa por onde o seu funcionário for.
Além disso, o uso do crachá agrega uma ideia de pertencimento, aumentando o sentimento de fidelização por parte do colaborador.
Indo para o digital
E lembre-se que não somente de mídia externa vive o setor de comunicação visual. Nesse cenário tecnológico, boa parte do público-alvo das empresas estão no digital.
As pessoas ao consultarem informações sobre uma empresa, buscam na internet esses dados. Por isso, é fundamental estar em redes sociais e sites.
As peças digitais, como o cartão de visita digital é fundamental para agregar informações breves e objetivas sobre uma marca ou produto. O recurso visual é fundamental nas redes, com fotos e artes bem elaboradas. Isso aumenta o engajamento da empresa com o público.
Respeitando a identidade visual da marca
Estamos falando sobre comunicação visual, mas é fundamental ressaltar que sem respeitar a identidade visual não existe uma comunicação bem feita entre cliente e empresa.
Para que uma peça seja criada, ela precisa respeitar as cores da empresa, o logotipo, o nome, o tipo de letra e as características que facilitam esse reconhecimento da marca.
Pense o seguinte: o cliente está exposto diariamente a várias informações, produtos, objetos e marcas. Ele precisa reconhecer a sua, lembrar-se.
Por isso, sua comunicação visual precisa respeitar a identidade visual da empresa, criando uma personalização dos materiais que serão entregues ao cliente.
Nesse processo, uma estratégia interessante é apostar no uso de brindes personalizados, com o objetivo de conquistar e fidelizar seu público-alvo.
Por exemplo, é possível criar estratégias em cima disso, exemplo: um cliente que comprou um valor x em produtos, receber um brinde de sua empresa.
Isso estimula o cliente a comprar e adquirir novos produtos, ele sai na vantagem também e sua empresa conquista a clientela.
A personalização precisa estar em tudo
Desde a fachada da loja, uniforme dos funcionários, nas sacolas que serão entregues para abrigar os produtos, assim como nos brindes que serão entregues.
Nesse processo de decoração da fachada da loja e de pontos específicos, é possível apostar na confecção de adesivos personalizados, que são fáceis de instalar, versáteis em seu uso, além de serem economicamente acessíveis para a empresa.
Os adesivos conseguem chamar a atenção do seu público, servindo como uma excelente mídia externa.