Três tipos de etiqueta que você precisa conhecer
Etiquetas, rótulos ou selos, apenas algumas finalidades do material auto-adesivo que chamamos no Brasil de etiqueta, embora temos contato diário com esse material, nem imaginamos a tecnologia e a variedade de aplicações no nosso cotidiano.
As etiquetas são adesivos autocolantes, inventados na década de 1930 para informar, identificar, indicar temperatura entre outras finalidades.
As primeiras etiquetas apareceram no período da segunda guerra, na Inglaterra e durante o século XX e se espalharam para o mundo, se transformando e cada vez mais interagindo com os objetos do nosso dia a dia.
As etiqueta lacre de segurança, são muito utilizadas por empresas que produzem ou distribuem peças e que não podem arriscar que, a embalagem seja violada durante o transporte, antes de chegar ao seu destinatário.
Ela é muito utilizada pela indústria farmacêutica em seus produtos controlados, pela indústria informática e outros setores, que queiram uma maior segurança durante o transporte do produto.
É importante ressaltar que as etiquetas utilizadas em lojas auxiliam diretamente na identificação dos produtos, assim como ajuda quanto à especificação do produto, principalmente quando eles estão dispostos em uma arara para loja.
Etiquetas para gôndolas foram feitas para identificar e codificar o preço de produtos no supermercado.
Elas podem ser utilizadas em prateleiras, displays, contêineres, balcões, frigoríficos ou em qualquer outro lugar, que o comerciante tenha que expor essas informações para o público.
Elas podem ser adesivas ou não, normalmente confeccionadas em papel couché ou cartão. Podem ser confeccionadas pelos fornecedores ou personalizadas em impressoras destinadas ao consumidor final.
Um outro tipo de etiqueta são as etiquetas bordadas, utilizadas em roupas, em bolsas, malas, roupas de cama e uma infinidade de outros produtos.
Com o design do seu layout mais elaborado ela pode identificar a marca da grife, além de colocar outras informações como tamanho, composição do material, modo correto de se lavar o tecido, CNPJ, telefone e qualquer outra informação que seja pertinente ao cliente.
Etiquetas que você pode usar para identificar e garantir a integridade do seu produto
Quando se fala em etiquetas personalizadas, é possível imaginar praticamente qualquer coisa, que uma empresa especializada poderá atender a sua solicitação.
Através de novas tecnologias, as etiquetas podem ser impressas em uma gama de materiais e com os mais diversos aspectos.
Na indústria e no comércio, vemos elas em quase todos os produtos na forma de rótulos, lacres antifurto, etiquetas rastreadoras, etc. Veja abaixo alguns tipos de etiquetas e suas finalidades:
1.Etiqueta adesiva
Comumente utilizada para etiquetar, selar pacotes e identificar produtos, embora muito populares elas são frágeis e podem se molhar ou rasgar;
2. Etiquetas Tag
Feitas em papel ou cartão, elas são bastante usadas para identificar produtos e informar preços;
3. Etiquetas plásticas
São etiquetas com matéria-prima a base de plástico, utilizadas quando o papel não consegue atender as necessidades de etiquetagem;
4. Etiquetas removíveis
Feitas de acrílico ou borracha, aderem a uma variedade de superfícies, são utilizadas em cartões de crédito, garrafas retornáveis e aparelhos eletrônicos;
5. Etiquetas resistentes ao calor ou a baixas temperaturas
Utilizadas em alimentos congelados, elas resistem às baixas temperaturas, sem descolar das embalagens ou em motores que trabalham com temperaturas extremas;
6. Etiquetas para comércio e rotuladoras industriais
Utilizadas nas balanças das padarias ou na indústria, em rotuladoras de cerveja, indústria de cosmética, etc.;
Etiquetas especiais: são um tipo de etiqueta feitas especialmente para determinada finalidade, algumas como a “casca de ovo”, que se quebra em diversos pedaços, dificultando a remoção e as de segurança que podem ter tarjas holográficas ou até como rastreadoras.
As etiquetas no nosso dia a dia e as formas que a utilizamos
Como vimos anteriormente, os modelos de etiquetas são vários e para diversas finalidades, um modelo muito comum é a etiqueta auto-adesiva.
Elas estão presentes naquele adesivo da banda que você gosta, nas figurinhas de álbuns colecionáveis, para identificar objetos ou para lacrar uma embalagem.
Usamos as etiquetas para identificar nossos objetos pessoais e nossos livros. Elas podem ser personalizadas com o auxílio de uma impressora comum ligada ao computador.
Através do auxílio de um software de edição de imagem, podemos colocar qualquer tipo de informação que quisermos nas etiquetas para imprimir.
As etiquetas organizam, informam e identificam objetos nos auxiliando a encontrar rapidamente o que for necessário. para executar nossas tarefas diárias.