Tipos de materiais para embalagem e personalização
Todo empresário que possui desejo de crescer e aumentar suas vendas precisa, em determinado momento, investir em propaganda para o seu estabelecimento ou em personalização.
A quantidade de meios de comunicação existentes atualmente é imensa, abrangendo diversos tipos de marketing. Nesse sentido, a escolha de um item para personalização gera dúvidas, já que a oferta de acessórios comporta diferentes funções.
A comunicação visual é bastante importante para qualquer tipo de empresa. A escolha das cores, do logo, da decoração do estabelecimento e de outros detalhes é fundamental para alcançar o sucesso pretendido, pois o conjunto desses elementos acaba por formar toda a estrutura do empreendimento.
Nesse cenário, um dos itens que demanda maior cuidado na escolha é a embalagem de um produto.
Tipos de materiais para embalagens
A escolha das embalagens é um processo fundamental, já que pode ser feita com diversos tipos de materiais. É preciso levar em consideração alguns pontos importantes, tais como:
- Tamanho da embalagem;
- Tipo de material;
- O que será colocado na embalagem;
- Usos da embalagem.
O tamanho da embalagem deve ser encomendado de acordo com as dimensões do produto que será transportado, de modo a comportar de maneira adequada seu conteúdo.
O tipo de material também é muito importante. Os mais escolhidos são:
- Embalagens de plástico;
- Embalagens de papelão;
- Embalagens de isopor;
- Embalagens de papel reciclado;
- Embalagens de vidro;
- Outros tipos de materiais.
As embalagens de plástico possuem diferentes formatos, tais como as bombonas plásticas, as garrafas pet e outros tipos de recipientes. Esses reservatórios comportam de forma adequada o armazenamento de líquidos, seja para consumo humano ou seja para armazenamento de produtos químicos.
Além disso, as embalagens plásticas podem ser de outras espessuras e de diferentes tipos de plásticos, tal como uma sacola ou um saquinho de armazenamento.
O plástico também costuma ser uma opção bastante escolhida por ser um material reciclável, de baixo custo e de armazenamento fácil. Assim, tanto uma bombona quanto uma sacola são excelentes escolhas no segmento de produtos plásticos.
As embalagens de papelão costumam ser adquiridas em formato de caixas dos mais variados tamanhos, comportando uma infinidade de itens. O papelão pode ser escolhido de acordo com sua espessura, que precisa ser reforçada para o carregamento de objetos mais pesados.
Já as embalagens de isopor, que possuem valor de aquisição maior em relação aos outros materiais, geralmente são escolhidos para produtos que demandam armazenagem térmica.
É o caso dos alimentos, que podem ser quentes ou gelados. O isopor transporta com facilidade produtos como sorvetes ou latinhas de refrigerante e suco. Os copos de isopor são utilizados para bebidas quentes ou para sopas.
Pensando em termos de preservação do meio ambiente, algumas embalagens podem ser adquiridas em papel reciclado. É comum encontrar esse tipo de embalagem em lojas de roupas ou de produtos orgânicos, já que o transporte desses itens não demanda o uso de sacola reforçada.
As embalagens de vidro geralmente são utilizadas para produtos líquidos, sendo eles consumíveis como as cervejas e refrigerantes ou sendo eles produtos químicos, como um perfume. Por isso, o vidro pode ser utilizado para fabricação de embalagens para cosméticos ou produtos alimentícios.
Personalização de embalagens
Após a escolha do tipo de material mais adequado para a embalagem que será utilizada pelo estabelecimento, é possível realizar a personalização desses itens, como forma de comunicação visual bastante eficiente.
Assim, a impressão de informações nas embalagens pode ser feita com dados tais como:
- Nome da empresa;
- Logo;
- Telefones;
- Endereço;
- Horários e dias de funcionamento;
- Composição dos produtos;
- Data de fabricação;
- Data de validade;
- Tabela nutricional;
- Instruções de uso;
- Outros tipos de informações.
Em caso de produtos alimentícios, informações como a data de fabricação e a data de validade, elementos utilizados no preparo e a tabela nutricional são fundamentais para sua venda, sendo estabelecido por lei que a embalagem deve apresentar esses dados.
Já para outros tipos de embalagens, tais como as caixas de papelão ou sacos plasticos personalizados, as informações são opcionais.
Como a produção de grandes quantidades de embalagens personalizadas barateia seu custo final, acaba por ser um investimento realizado pela grande maioria dos estabelecimentos.
Além disso, itens que podem ser reutilizados, tal como as sacolas, fazem a propaganda do comércio de forma passiva, auxiliando nas possíveis formas de investimento no marketing.