Tipos de etiquetas e sua utilização em produtos
As etiquetas são pequenos adereços essenciais que, por vezes, para os empresários é um detalhe que passa despercebido, mas que não deveria, visto que elas são muito úteis para os seus consumidores, pois por meio delas é possível ter acesso a diferentes e diversos tipos de informações, desde as mais simples até as mais essenciais, como o preço.
Obrigatórias e presentes em todos os tipos de produtos, as etiquetas também são excelentes acessórios para promoção da marca, pois elas podem transmitir a imagem da organização e seus valores, além de impedir que os produtos sejam violados, estragados ou furtados.
Devido à sua extensa aplicação em todos os tipos de produtos, há vários tipos de etiquetas que podem ser desenvolvidas e utilizadas nos objetos comercializados.
Compreender quais são os principais tipos de etiquetas e suas aplicabilidades e benefícios, contribui para que as vendas, bem como os lucros sejam otimizados e maximizados.
Etiquetas personalizadas
As etiquetas estão em constante mudança para atender às demandas do mercado com mais qualidade e precisão, nesse meio dinâmico, de um tipo de etiqueta que vêm sendo utilizada com mais frequência e destaque, as etiquetas personalizadas, pois cada produto e marca são únicos, para destacar essa exclusividade as etiquetas podem ser aplicadas também como um diferencial de cores, tamanhos e dimensões.
As principais vantagens desse modelo são:
- Identidade visual;
- Construção da imagem;
- Economia;
- Autenticidade.
Fazendo parte dos materiais gráficos da empresa e sua forma de se apresentar ao mercado, as etiquetas são essenciais e a personalização permite que o processo construtivo seja mais eficiente e satisfatório para a instituição, contribuindo para uma apresentação sólida, coerente e consistente.
Presentes em todos os mercados, a personalização pode ser realizada em qualquer modelo de etiqueta, como na indústria têxtil com as etiquetas bordadas para roupas, que é possível escolher o tipo de linha, bordados, cores e imagem que será bordada, agregando valor à peça e à empresa.
Etiquetas especiais
As etiquetas especiais são aquelas que possuem alguns sistemas de segurança que identificam a violação do produto antes dele ser entregue ou consumido regularmente pelos clientes. Com os avanços da tecnologia há diversos modelos de etiquetas de segurança que são aplicados no mercado, como:
- Picotes especiais;
- Tintas reagentes;
- Tarjas holográficas;
- Sistema void.
Com isso o lacre de segurança adesivo passou a ser reforçado, facilitando a identificação da violação e, ao mesmo tempo, dificultado esse processo.
O controle de segurança é aplicado em diferentes situações e contextos, desde os produtos expostos nos mercados e estabelecimentos comerciais, até o sistema de entrega dos produtos.
Etiquetas plásticas
As etiquetas plásticas foram desenvolvidas devido à necessidade de conferir mais resistência a altas e baixas temperaturas, resistindo à umidade e aos rasgos que podem ser realizados com as de papel.
Devido aos seus benefícios esses modelos passaram a ser adotados com mais frequência, tanto para produtos congelados quanto para os que ficam em temperatura ambiente.
A impressão desse modelo, pode ser realizada com a impressora termica com ribbon que consegue imprimir os modelos mais resistentes a água e rasgos, além de criar etiquetas em qualquer tamanho.
Ou seja, os modelos personalizados também estão inclusos nesse tipo de impressão e imprime a quantidade necessária, sem precisar preencher toda uma folha, visto que imprime até um modelo de etiqueta por vez.
Como funciona o ribbon?
O ribbon é um filme entintado utilizado na impressão por termotransferência, em outras palavras é o rolo que contém a tinta da impressão térmica.
A impressora funciona com um cabeçote aquecido que transfere a tinta para a etiqueta ribbon. Desse modo, a quantidade de papel comprada é a mesma do ribbon. Os ribbons não são todos iguais, disponíveis em diferentes configurações, para diferentes fins eles possuem:
- Medidas;
- Cores;
- Tipos de tinta;
- Entintamento externo ou interno.
Todas as variações interferem na qualidade da impressão e por vezes, nem sempre a impressão é viável caso esses itens não sejam respeitados.
Escolhendo a etiqueta
Antes de enviar as etiquetas para imprimir é necessário verificar se todos os processos foram desenvolvidos corretamente, ou seja, se o conteúdo da comunicação visual está correto, bem como as informações essenciais e obrigatórias para o consumidor e se o arquivo enviado está no padrão para impressão.
Caso o processo de imprimir seja realizado pela empresa é preciso conferir se todas as configurações da impressora estão adequadas.
Atentando-se a todos os detalhes, as etiquetas passam a compor o visual gráfico da empresa e agrega a construção da imagem e reforço da identidade visual da instituição.