Serviços de impressão na comunicação visual
A comunicação visual está presente em todos os locais de uma empresa, não apenas criando propagandas e elementos para chamar a atenção de novos clientes, ou promover a venda de produtos.
A comunicação visual pode estar presente desde uma placa de acrílico personalizada que o empreendedor instala em sua fachada de loja, até a entrega de brindes para os clientes e na confecção de peças impressas.
Dessa forma, a comunicação visual pode estar presente de forma mais visual em banners e faixas que identificam a empresa ou um segmento, assim como produtos, realizando uma busca pela faixa em lona preço acessível, ou por meio de etiquetas e adesivos.
Com isso, a equipe de comunicação visual precisa pensar de forma estratégica, não somente em relação ao tipo de peça a ser produzida, mas o público, o impacto disto, a forma de impressão, ou se essa comunicação será em um evento onde é necessário comprar pulseiras para eventos ou por meio da transmissão de uma mensagem no mural da empresa.
O processo de impressão de um produto de comunicação visual
Com a delimitação das peças de comunicação visual que sua empresa realizará, é necessário conhecer o processo de impressão, pois isso afeta o valor final do orçamento disponibilizado pela empresa, assim como a qualidade do material.
Existem vários modelos de impressoras e formas de impressão, entre eles, a ribbon impressora. A impressora ribbon é uma impressora térmica, ou seja, com fitas térmicas que conseguem, por meio de calor, realizar o procedimento da impressão.
Além disso, esse material possui películas de plástico que conseguem ser revestidas com a pintura a partir do aquecimento interno da máquina.
De modo geral, os procedimentos que envolvem o uso de uma impressora térmica ou em ribbon, dizem respeito ao processo de impressão de códigos de barra, etiqueta ribbon e até mesmo, adesivos.
Este tipo de impressão é requisitada pois apresenta características como:
- Versatilidade na utilização;
- Baixo custo para o cliente e a gráfica;
- Três tipos de ribbon;
- A máquina não precisa de manutenção constante;
- Qualidade no procedimento de impressão;
- Pode ser automatizada, aumentando a eficiência na impressão.
Por isso, como existem três tipos de impressão em ribbon, é fundamental adquirir conhecimentos sobre ele quando se trabalha com peças de comunicação visual.
O ribbon de resina é o primeiro modelo que apresentaremos neste artigo. Seu uso é indicado em produtos que vão sofrer variações na temperatura, assim como produtos ácidos e de limpeza que serão congelados. Com isso, já dá para perceber que esse tipo de etiqueta será altamente resistente e durável.
No caso do ribbon misto, ocorre uma mescla entre a cera e a resina, também apresentando elevado tempo de durabilidade. Seu uso é recomendado em cargas e em produtos que serão expostos em supermercados, estantes, gôndolas e até mesmo na indústria automobilística.
O último modelo é o de ribbon de cera, que é utilizado de forma mais comum e predominante nas etiquetas. Seu processo de impressão apresenta menor complexidade e esse material é menos resistente diante da exposição a temperaturas elevadas.
Diante disso, é fundamental que a empresa tenha uma critério no momento da escolha de seus produtos, levando em conta também a forma de impressão.
Outsourcing de impressão
A impressão dos produtos de uma empresa pode ser feita a partir de uma busca por uma gráfica especializada ou pelo serviço de outsourcing de impressão valor.
Este tipo de termo se refere à terceirização, ou seja, quando uma empresa contrata outra pessoa para realização de uma atividade. Os serviços de impressão e cópias são essenciais para uma empresa, sobretudo, tratando-se de peças da comunicação visual.
Por isso, esse serviço pode ser terceirizado e apresenta como vantagens:
- A redução dos gastos;
- Controle dos custos pela empresa;
- Aumento da produtividade;
- Maior concentração nas atividades básicas que são responsabilidade da empresa.
Com isso, uma empresa terceirizada presta o serviço de alugar impressoras dos mais variados modelos, desde as multifuncionais até os modelos de plotters.
Com isso, a empresa que contratou não precisa ter dores de cabeça em relação à manutenção do equipamento, assim como com sua compra, suprimentos ou para a troca das peças. Todo esse suporte é concedido pela empresa que está prestando o serviço.
O mais interessante é que várias empresas podem apostar neste tipo de serviço, tanto as de pequeno como as de grande porte, pois além de proporcionar economia, é uma ótima oportunidade de divulgação.