Saiba como tornar a sua rede de mercado mais lucrativa
A indústria de alimentação é fundamental para que toda sociedade fique alimentada e capaz de realizar todas as atividades ao decorrer do dia.
Desse modo ao setor que produz os alimentos e os deixa pronto para serem preparado, como as indústrias. Os que comercializam, como os supermercados e redes de distribuição, e os que preparam e comercializam as refeições, como os bares e restaurantes.
O mercado é composto por uma grande quantidade de empresas acirrando a competitividade entre elas.
Para se descartar é preciso inovar e também investir para a promoção da marca, expandindo o alcance dos públicos, aumentando o consumo e consequentemente os lucros do empreendimento.
Focando no setor de comercialização dos alimentos, ou seja nas redes de mercado, o investimento em publicidade contribui para que o sucesso seja facilmente alcançado.
Por que utilizar a comunicação visual?
A comunicação visual é um dos meios mais fáceis e rápidos de convencer o consumidor a adquirir o produto, pois as imagens promovem sentimentos, lembranças e desejo, para uma mercados que vendem alimentos a expressão “comer com os olhos” se encaixa perfeitamente.
Além disso, o visual contribui na composição da imagem e no processos de fidelização dos consumidores.
Aplicada tanto para promover quanto para construir uma imagem, a comunicação visual é versátil, flexível e pode ser aplicada em conjunto com demais recursos, construindo uma empresa organizada e com uma identidade sólida, tendo um posicionamento estável e seguro no mercado.
Quais pontos a comunicação visual é aplicada?
Um dos pontos que o visual é estratégico e agrega valor é quanto ao processo de decoração e composição do ambiente. Por vender uma grande variedade de produtos de diferentes marcas, o mercado é um estabelecimento cheio de informações.
Para que o cliente se sinta confortável é necessário construir um ambiente organizado e coerente, além de não ser muito poluído visualmente, pois o excesso possui efeito contrário, ou seja, os clientes ficam cansados e desconfortáveis, optando por saírem do local rapidamente.
Assim, a decoração de vitrine tanto externa quanto interna, nas sessões de padaria e açougue precisam ser visualmente agradáveis e fáceis de visualizar os produtos em destaque.
A principal vantagem das vitrines é que esse recurso pode ser alterado constantemente, variando os produtos destacados bem como as promoções e campanhas de publicidade adotada pelo estabelecimento.
As placas de preço são comuns aos mercados, utilizadas em diferentes tamanhos e modelos elas são obrigatórias em cada produto. A fim de chamar a atenção do consumidor a modelos maiores aplicados aos produtos que estão com os preços reduzidos.
Neste momento é oportuno criar um material que além da divulgação do preço reforce a marca e estética do estabelecimento, por meio da impressão da marca e também fazendo uso das cores padrões do empreendimento, saindo dos modelos convencionais.
Além das placas esses locais também tem, nas prateleiras o porta preço e etiqueta em acrílico usado para precificar todos os produtos expostos nas prateleiras, o objetivo é conservar as etiquetas de preço e facilitar o processo de troca sempre que necessário.
Com esses recursos o mercado passa a ficar mais:
- Organizado;
- Estético;
- Confortável;
- Informado.
Facilitando o processo de procura de produtos, bem como o processo de aquisição de todos os itens necessários aos preparos das refeições.
Comunicação externa
O visual externo de qualquer ponto de venda é usado para sua apresentação, causando a primeira impressão aos clientes.
Dessa forma a fachada precisa transparecer todas as principais características do local, por isso precisam ser bonitas, chamativas, sofisticadas e acessíveis. Além disso, elas precisam se destacar entre os demais comércios da região que está localizada.
Um dos recursos que pode ser utilizado é a sinalização vertical de indicação reforçando que aquele local é o melhor mercado para o consumidor e reforçando, ao mesmo tempo o tipo de estabelecimento e sua funcionalidade aos clientes.
A sinalização pode ser realizada com placas, faixas ou banners. Produzidas por empresas especializadas, elas dialogam com a fachada e os demais recursos visuais presentes, além de ter qualidade e transpassar mais profissionalismo e seriedade ao consumidor.
Para completar a composição externa o totem fachada é outro sinalizador que serve na localização e identificação mais rápida do mercado.
Disponíveis em diferentes tamanhos, dimensões e formatos, os totens são personalizados e podem ser compostos com as cores e a marca do estabelecimento, o sistema de luz o torna destaque durante o período do entardecer e das noites, sendo útil 24 horas por dia na promoção do mercado.