Saiba como montar uma boa comunicação visual
Comunicar é muito importante para as sociedades. A capacidade de comunicação permitiu que os seres humanos se desenvolvesse de forma rápida e efetiva.
Com o passar do tempo muitas formas de comunicação foram surgindo sendo as principais a verbal e a não verbal. Esta última se desenvolveu muito no decorrer dos séculos, principalmente no século XXI.
A comunicação não verbal é muito importante dentro das empresas, de modo que são chamadas de comunicação visual. O setor de comunicação visual é dentro do setor corporativo estratégias de marketing utilizando-se de mídias tradicionais como:
- Propaganda em outdoor;
- Pôsteres;
- Jornais;
- Revistas.
O uso de mídias digitais, que vem crescendo, como:
- Posts nas redes sociais;
- Infográficos;
- Banners;
- Vídeos promocionais.
Os usos desses elementos tem como objetivo a transmissão de uma mensagem para o consumidor, de que seu produto é confiável e que atende todas as demandas do seu público.
No decorrer desse artigo falaremos mais sobre como montar uma boa comunicação visual e elementos usados na comunicação visual para lojas e outros comércios.
Dicas para montar uma boa comunicação visual
Uma boa comunicação visual garante que uma marca tenha um bom posicionamento dentro do mercado de modo a conquistar a confiança do cliente.
Dessa forma, as estratégias publicitárias tentam agregar valor ao negócio criando diferenciações entre os concorrentes.
Existem algumas dicas que podem ser levados em consideração para uma boa comunicação visual.
Dica 1
Todas as peças publicitárias que serão montadas como adesivos para carros personalizados, totens, banners e outros componentes precisam passar a missão, a visão e os valores da empresa como uma forma de gerar confiabilidade.
Dica 2
Ao pensar nas peças publicitárias é importante pensar no público para criar as estratégias corretas.
Assim, um público mais jovem precisa de peças mais arrojadas e tecnológicas, e um público mais velho precisa de peças mais sérias e mais profissionais, seja em um outdoor propaganda ou outros.
Dica 3
Crie um padrão para as mais diversas peças publicitárias como as impressas e as digitais. Isso garante uma uniformidade e confiabilidade para o público.
Dica 4
Usem as cores certas para o desenvolvimento de emoções que despertem os clientes. Um exemplo é o uso das cores vermelhas e amarelas para o setor alimentício.
Essas cores despertam fome, e sua empresa utilizando essas cores promove essa sensação, fazendo com que seu estabelecimento seja a resposta para a fome do público.
Cores mais sóbrias como o azul promovem o sentimento de seriedade e profissionalismo, sendo usado em consultórios médicos e empresas de contabilidade e administração.
Elementos para comunicação visual
Além das dicas que falamos a comunicação visual utiliza diversos elementos para que essas dicas sejam cumpridas e atendidas.
Então, além dos vídeos, banners, é possível o uso de display de acrilico em lojas e outros comércios.
Abaixo falaremos sobre os totens publicitários que são muito usados em feiras comerciais e mercados.
O que é um totem?
O totem é um tipo de divulgação de negócio que tem como objetivo a exploração das características físicas e de localização do ambiente.
A origem dos totens estão nas tribos indígenas norte-americanas que usavam totens para marcar territórios e identificar certos lugares.
O totem publicitário tem por objetivo essa lógica, a de fazer visível as marcas e os produtos.
Os objetivos dessa estratégia de comunicação visual é o aumento da visualização da marca em lugares estratégicas e a demarcação de território, em que é possível a identificação e a atração da clientela para o local da venda.
Existem vários tipos disponíveis de totem publicitário no mercado. Falaremos com mais detalhes sobre alguns desses modelos.
1. Totem com acabamento leitoso
Esse totem tem uma estrutura de alumínio e todo seu acabamento é leitoso feito com chapas de poliestireno. O totem é material básico de propaganda e são ideais para quem quer começar investir nesse tipo de estratégia.
Os totens são adesivados frente e verso.
2. Totem em tecido
O totem em tecido é um modelo mais fácil de usar. Sua estrutura é de alumínio e funciona como um painel móvel, sem necessitar de furos e instalações fixas.
São usados de forma luminosa ou não, assim como o totem com acabamento leitoso. Esse totem é uma boa opção para divulgação perfeita.
Desse modo vimos que a comunicação visual é de grande importância para que as empresas consigam manter sua visibilidade e aumentar sua confiança com o público.