Saiba as vantagens de uma loja personalizada
O comércio é o setor que tem evoluído no quesito importância dentro do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Se entre 1996 e 2002 seu aporte ficou na casa dos 8%, em 2014 a cifra chegou a 13,6%. Devido aos números animadores, muitas pessoas que sonham em abrir o seu próprio negócio cogitam começar uma loja em um dos diversos ramos existentes no mercado.
Apesar disso, é preciso ter em mente que o peso do segmento, por si só, não é o suficiente para garantir que a empreitada terá sucesso: assim como qualquer outro negócio, sua abertura deve ser devidamente planejada, de modo a aumentar as chances de que tudo dê certo.
Felizmente, por mais que a tarefa seja árdua, ela está longe de ser impossível: a adoção de algumas boas práticas é o suficiente para que sua loja tenha mais possibilidades de ser um êxito.
Uma delas é investir em um espaço personalizado no local em que ela funcionará. Longe de ser um luxo, essa é uma medida que pode ser de grande ajuda para o sucesso do negócio.
Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo este artigo e confira algumas vantagens de se investir nesse recurso.
Decoração baseada em sua identidade visual
Todo e qualquer estabelecimento comercial precisa ter uma identidade visual. Trata-se de um conjunto de elementos gráficos que ajudam a identificar o estabelecimento, mesmo que todos os elementos verbais estejam ausentes. Entre eles, estão:
Cores;
Tipologias;
Formas geométricas;
Desenhos e adornos gráficos em geral.
Quando você opta por decorar seu estabelecimento de forma totalmente personalizada, é possível procurar empresas que façam balcões e prateleiras para lojas nesses moldes para que eles fabriquem artigos que o design seja inspirado na identidade visual da sua loja.
Móveis específicos para o seu nicho
Um estabelecimento comercial pode vender praticamente qualquer coisa, de roupas a peças automotivas, passando por artigos para casa e decoração.
Assim, é de se imaginar que cada tipo de negócio precise de móveis diferenciados para organizar suas mercadorias e melhor atender seus clientes.
Enquanto isso pode não ser possível no caso de quem opta por trabalhar em um ponto comercial standard, quem opta por personalizá-lo pode contar com peças que atendam exatamente suas necessidades.
Por exemplo: enquanto que em um comércio de roupas o balcão para loja serve quase que exclusivamente para apoiar os equipamentos necessários para fechar as compras, um estabelecimento que comercializa peças automotivas pode necessitar que ele também armazene algumas mercadorias.
Melhor aproveitamento do espaço
Assim como as residências, pontos comerciais estão cada vez menores e mais apertados. Por conta disso, o investimento em uma loja personalizada pode ser exatamente o que você precisa para aproveitá-lo melhor, tornando-o, assim, mais organizado.
É possível, por exemplo, contar com uma prateleira fixa na parede para organizar determinados itens e armários para manter outros objetos em ordem.
Vale ressaltar que, em alguns ramos do comércio, isso é mais importante do que boa parte das pessoas imagina. É o caso, por exemplo, de uma loja de roupas: caso não haja espaço o suficiente para provar as peças, a experiência do cliente ficará comprometida.
Valorização do seu produto
Independentemente de um estabelecimento ser uma fabrica de etiquetas adesivas ou uma loja de peças automotivas, há um fator crucial para que o negócio seja um sucesso: a valorização do produto.
Afinal, caso o cliente não consiga visualizá-lo ou mesmo verificar quais são as vantagens que ele obterá ao utilizá-lo, será difícil fazer com que a compra se concretize.
Esse, por sua vez, é outro motivo que torna a elaboração de uma loja personalizada algo vantajoso para o estabelecimento.
Quando essa é a opção de escolha do empreendedor, ele poderá encontrar maneiras de valorizar a sua mercadoria, o que, por sua vez, tende a aumentar as vendas.
Melhor funcionamento de equipamentos
No caso de alguns negócios, eles não são apenas lojas: também há a possibilidade de que as mercadorias vendidas sejam produzidas no mesmo local.
É o caso, por exemplo, de uma gráfica, que tende a receber clientes e produzir itens como as etiquetas adesivas personalizadas para alimentos dentro do mesmo espaço.
Nessas situações, a elaboração de uma loja personalizada também pode fazer com que os equipamentos necessários para a fabricação das mercadorias tenham um espaço adequado ao seu funcionamento, independentemente de aquilo que é produzido serem rotulos ou peças de metal.