Saia do tradicional! Veja como você pode dar um “up” na sua loja!
Com a forte incerteza a respeito do futuro do país, o varejo brasileiro tem operado de forma cautelosa, visando evitar prejuízos em loja.
E, mesmo assim, os estabelecimentos não têm conseguido crescer: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, entre maio e junho, o setor teve um crescimento negativo, e encolheu 0,3%.
Neste contexto difícil, apenas os melhores sobrevivem. Isso significa que todos os estabelecimentos têm que buscar maneiras de se diferenciar da concorrência.
Conquistando uma clientela cativa, que mantenha o negócio rentável. Felizmente, não é preciso promover medidas faraônicas para tal.
Alguns detalhes, por mais discretos que pareçam, podem fazer com que seu negócio se destaque perante os demais. Confira algumas dicas para isso:
Inove nas etiquetas
Normalmente, lojas usam as etiquetas em bopp apenas para identificar o preço de um produto, seu código no estoque e, quando necessário, a validade.
Porém, é possível investir em etiquetas que reforcem a proposta de valor do seu estabelecimento.
Por exemplo: no caso de itens de moda, é possível que a etiqueta tenha alguma mensagem direcionada a que vai provar o artigo.
Como “ótima escolha!”, ou “isso vai ficar ótimo em você!”. É um pequeno mimo que valoriza o cliente e mostra que o estabelecimento realmente se preocupa com ele.
Já no caso de revendas de acessórios, é comum que os dados a respeito do produto constam na respectiva cartela.
Contudo, nada impede que o negócio conte com cartelas para bijuterias personalizadas, com a logomarca do estabelecimento e seu endereço de contato. Elas podem acabar servindo, até mesmo, como veículo de divulgação da loja.
Caso uma pessoa receba um item do estabelecimento de presente, saberá onde ele foi comprado. E, se gostar do produto, pode vistar o negócio para ver o que mais ele vende.
Use o papel apropriado para materiais impressos
Materiais gráficos, como folhetos e folders, são muito úteis para praticamente todo tipo de negócio. Neles, podem constar informações importantes, tais como:
- Localização;
- Canais de contato para o cliente;
- Ofertas especiais;
- Principais produtos;
- Cupons de desconto.
Por mais que esses dados, por si só, já sejam eficazes para atrair novos clientes, é importante que o material seja de qualidade.
Isso significa que é necessário contratar um designer profissional, para elaborar o projeto gráfico e uma empresa especializada para fazer a impressão.
Do mesmo modo, é preciso que o material de impressão seja de qualidade. É importante evitar folhas de sulfite, por exemplo e dar preferência a tipos mais resistentes.
O papel couche é uma excelente opção: seu acabamento envernizado, dá uma aparência mais profissional ao material.
Use elementos diferenciados na decoração da loja
Muitas vezes, a decoração do ponto é um dos principais fatores para atrair ou repelir clientes. Portanto, ela deve ser elaborada com cuidado, e, de preferência, com um profissional, como um arquiteto ou um designer de interiores.
Outra dica interessante, é usar elementos inusitados na decoração do local. Por exemplo: em época de oferta, é possível usar folhas de papel kraft na vitrine.
Anunciando as ofertas de forma mais chamativa e, consequentemente, atraindo mais clientes. Dependendo do estilo do estabelecimento, também é possível investir em elementos como graffiti nas paredes, pinturas, espelhos e muito mais.
Dê pequenos mimos aos clientes da loja
Para que um cliente se torne fiel a seu estabelecimento, sua experiência tem que ser impecável do início ao fim.
Isso significa que ele deve ser recebido com um sorriso, além de receber toda a ajuda necessária no processo decisório que leva à compra.
Por fim, as condições de pagamento devem ser vantajosas, de modo que ele se sinta motivado a comprar mais.
Melhorando o tíquete médio do estabelecimento. Porém, vale a pena ir além disso e proporcionar um pós-venda memorável.
Por exemplo: é possível fornecer brindes aos clientes quando eles fecham uma compra. Como adesivos personalizados ou até mesmo uma carta de agradecimento do estabelecimento.
Vale ressaltar que, por mais que todo e qualquer cliente seja importante para o negócio, aqueles mais assíduos, devem receber uma atenção especial por parte dele.
Isso pode significar o envio de ofertas especiais antes do resto do público, condições de pagamento ainda mais flexíveis e vantajosas ou, até mesmo, brindes mais generosos.
Uma loja de bijuterias atacado poderia presentear o público mais assíduo, com produtos gratuitos, por exemplo.