Relacionamento entre empresa e cliente faz parte de rede maior
A presença de uma empresa no mercado depende de diversos fatores, como uma comunicação visual devidamente produzida, um local de atendimento para os clientes e funcionários devidamente uniformizados e treinados.
A criação de uma agenda anual para estar ainda mais próximo do público-alvo também é uma solução eficiente. As datas podem seguir um calendário de feriados que atendem toda a população, como:
- Carnaval;
- Dia das Mães e dos Pais;
- Férias de Julho;
- Celebrações de Natal e Ano Novo.
Essas datas sempre possibilitam a aproximação de famílias em um mesmo local, permitindo que a divulgação de uma marca e dos produtos oferecidos possam ser apresentados com um planejamento adequado, utilizando ferramentas apropriadas aos temas propostos.
A comemoração de aniversário da empresa também é um motivo em que é possível criar uma campanha publicitária, convidando a clientela e aqueles que ainda não fazem parte do dia a dia.
Aproximação com cliente facilita serviços
Entender o que o consumidor quer ou precisa pode ser complicado para os empreendedores que trabalham, por exemplo, em um mercado amplo como o comércio, com disponibilidade de um ponto de venda.
Para melhorar o marketing de relacionamento, é preciso aproximar o público-alvo por meio de pesquisas de mercado, ouvindo o que os clientes precisam e pelo que anseiam.
Buscar as necessidades de rotina e entender os problemas que podem ser solucionados pelo estabelecimento comercial da melhor forma possível.
Os fornecedores também fazem parte do processo dentro de todo o relacionamento que uma empresa possui.
Convidar para que faça parte dos eventos esporádicos como forma de divulgar produtos específicos com datas comemorativas fortalece a parceria empresarial entre dois pontos importantes para o mercado, de uma forma geral.
Esse trabalho também pode se estender para os próprios funcionários, que podem apresentar sugestões de melhorias e críticas construtivas que podem agilizar os processos de atendimento ao cliente.
A aplicação de uma identidade visual presente na fachada do estabelecimento comercial, no uniforme dos funcionários e em elementos que facilitam a vida dos clientes, como embalagens e sacolas para transporte de produtos, reforça a presença da marca em diferentes cenários.
Ferramentas de comunicação estão por toda parte
É impossível ser onipresente e estar o tempo todo dentro da cabeça dos clientes, sendo lembrado como uma marca essencial para a vivência da sociedade.
Ainda assim, é possível utilizar a comunicação visual e sensorial por meio de propagandas criativas e que permitem o estabelecimento de um vínculo pontual junto ao consumidor.
O uso de uma marca deve ter um significado para a empresa, e que será primordial para o reconhecimento em diferentes situações para os clientes.
As cores empregadas no estabelecimento comercial e no logo funcionam no campo visual, mas há outras ferramentas de comunicação que podem ser aproveitadas.
A música de um comercial no rádio ou na TV pode ser tornar pegajosa, quando o ritmo é contagiante e a letra destaca os pontos positivos de uma empresa.
Até mesmo o uso da sacola kraft lisa de uma padaria pode ser preenchida com uma propaganda inteligente. Se não pelo comércio, por empresas parceiras, como a fornecedora de trigo ou o representante do pó de café.
Elementos personalizados na rotina do cliente
As agências de propaganda e comunicação visual sempre propõem diferentes materiais para a divulgação de uma marca e seus produtos. Mas, a identificação dos funcionários também é importante para um atendimento personalizado.
É possível facilitar a vida do cliente solicitando a uma gráfica com impressora de carteirinhas PVC a criação de crachás de identificação, com foto, nome, função e marca da empresa, para que os clientes possam chamar os atendentes de maneira adequada em um estabelecimento comercial.
A criatividade deve estar presente em todos os momentos, surpreendendo todos que participam de uma rede invisível, mas que existe e é muito necessária para a longevidade de uma empresa, qualquer que seja seu ramo de atuação.
A impressão de calendário de mesa e distribuição em um evento no início ou final de ano vai marcar por um longo período a vida daqueles que vão utilizar esse objeto.
Por isso, é preciso implementar de um planejamento de comunicação adequado, com um logo reconhecido como referência em qualidade e bom atendimento.
Tudo isso vai refletir em maior satisfação dos clientes, que vão comprar mais e servir como propagador dos bons serviços prestados.
O investimento em eventos esporádicos pode ser programado por um longo prazo, já que as datas comemorativas são fixas, podendo se adaptar ao calendário para atender às expectativas dos clientes.