Quais as diferenças das placas de PVC e poliuretano?
O PVC, também conhecido como cloreto de vinila, e o poliuretano são substâncias denominadas polímeros, que são obtidas através de reações químicas.
Basicamente, os polímeros são compostos de unidades de moléculas em repetição, formando macromoléculas. Podem ser considerados tipos de plástico, cuja matéria-prima para a composição é o petróleo.
Os dois materiais possuem diversas aplicações e têm contribuição significativa para a economia. No entanto, há diferenças importantes para serem levadas em conta.
A distinção mais notória diz respeito às características físicas das duas substâncias. Os objetos de PVC costumam apresentar rigidez, podendo ser moldados, quando aquecidos. Já o poliuretano é marcado pela flexibilidade.
As demais diferenças consistem nas moléculas de repetição, o processo ao qual são submetidos na fabricação, e a resistência.
A utilização abrange um vasto mercado. A aplicação em tubulações é bastante conhecida. Além disso, uma quantidade considerável de objetos é formada a partir das duas substâncias: mobílias, colchões, esponjas, escovas, brinquedos, máquinas, etc.
O ramo da comunicação visual utiliza esses materiais com frequência na circulação de suas peças de propaganda. Como sabemos, o marketing opera em larga escala no mundo das vendas, sendo uma das partes principais do processo.
A finalidade pode variar entre simples informação entre funcionários de uma empresa a intuitos publicitários maiores. Vamos ver alguns modelos que se enquadram na área.
Entenda a utilização das placas de PVC
Neste setor, a placa de pvc é uma constante devido às vantagens que o material oferece, embora seja mais custoso do que outros componentes. Entre os benefícios podem ser numerados:
- Fácil manuseio;
- Resistência
- Durabilidade;
- Facilidade de corte e perfuração;
- Costumam ser leves;
- Versatilidade de criação;
- Isolante térmico e elétrico;
- Impermeabilidade de gases e líquidos;
- Não propaga chamas.
Além disso, a placa conta com boa adesão às superfícies sem absorção de umidades.
O cliente pode adquirir placas pvc personalizadas de acordo com suas necessidades. As transformações de formato ocorrem com o manuseio da temperatura e o visual desejado é alcançado com facilidade.
O PVC possibilita técnicas de impressão que garantem soluções bem acabadas, precisas e diferenciadas, como a serigrafia, que é um processo no qual a tinta atinge uma superfície intermediada por uma tela preparada.
Outro uso comum do PVC são as placas de sinalização, materializadas em avisos, orientações, identificação de locais, etc. Ficam alocadas em ambientes de trabalho, ruas, painéis variados, entre outros lugares.
Quanto à limpeza, não é preciso ter muita preocupação. As peças derivadas do cloreto de vinila exigem pouco esforço na conservação.
Uma higienização rápida e leve deve bastar. Mas deve-se tomar cuidado com a exposição a temperaturas elevadas e também evitar impactos com outros objetos, sobretudo pontiagudos.
As placas produzidas com esse material são atóxicas, permitindo a aplicação em ambientes hospitalares.
Conheça as placas de poliuretano
As Placas de poliuretano também possuem uma grande versatilidade e muitas vezes surgem como alternativa à borracha e demais plásticos. Algumas de suas características são:
- Resistência ao rasgo;
- Cores diferentes;
- Moldes baratos;
- Peças volumosas.
As aplicações variam entre impressões, vedações, maquinários, indústria de eletrônicos e outros segmentos. A ampla possibilidade de uso está associada à capacidade do material de cortes, dobras e outros tipos de manipulação.
Em comparação a outros materiais, como os plásticos e metálicos, fornecem alguns benefícios, como a baixa emissão de ruídos na operação.
Não rasgam ou entortam e podem absorver vibrações e impactos. No entanto, exige o mesmo cuidado com altas temperaturas que o PVC, admitindo até 150ºC.
Em relação à placa pvc, o poliuretano tem mais resistência, mesmo aos impactos intensos e aos materiais duros.
Resiste também aos atritos e raspagens com outras superfícies. Além disso, possuem algo chamado de memória elástica. Isso significa que consegue retornar ao formato original ainda que seja tensionado.
São isolantes térmicos e acústicos exemplares. Com uma instalação em telhas das edificações, a placa de poliuretano pode isolar temperaturas entre -40ºC e 120ºC.
Esse tipo de aplicação pode ocasionar, por consequência, a redução do consumo de energia. As placas são capazes de absorver o som, abrangendo um número elevado de frequências emitidas.
Nos dois casos de utilização recomenda-se a consulta aos profissionais das áreas.
A placa de poliuretano tem alta durabilidade. Mas, no caso de descartes, oferece prejuízo ao meio ambiente, pois leva muito tempo para decomposição.
Além disso, o manuseio deve ser cuidadoso: tanto lixar, quanto queimar, libera algumas substâncias tóxicas presentes nas matérias-primas do poliuretano.