Promoções podem ser divulgadas com ferramentas simples
Os empreendedores e comerciantes devem estar atentos quanto às ferramentas de comunicação que estão utilizando para se conectar a seu público-alvo.
Muitas mídias estão à disposição dos profissionais de publicidade, mas nem sempre o público-alvo está atento aos sinais ou não possuem contato com ferramentas básicas, como as mídias sociais, muito comuns, mas que não atendem a todos.
Apostar em ferramentas básicas, que estão ao alcance dos lojistas, é uma maneira de acertar sem muito custo ou investimento em planejamentos mirabolantes e que não atingem de maneira satisfatória a um público-alvo específico.
Local e disponibilidade de produtos essenciais
Antes de tudo, é preciso verificar se o estabelecimento comercial está devidamente localizado. Isso é muito importante, pois vários fatores são determinantes para atender a uma clientela exigente e consumista.
Acertar o ponto de venda é o primeiro passo para o sucesso de um empreendimento empresarial, independente de qual seja o produto oferecido.
Uma pesquisa na região em questão determinará as necessidades da população, qual a possibilidade de atingir um público-alvo adequado, além do reconhecimento de campo quanto à concorrência presente na área.
Com todos os dados em mãos, o empreendedor deve começar os trabalhos de implementação do estabelecimento, identificando o local com uma marca própria e nome chamativo e atraente.
Criando uma expectativa na população, com uma divulgação básica, que pode ser realizada por meio de meios de comunicação, como jornais, revistas, outdoors, rádio e TV, além das mídias sociais.
O uso da tecnologia é uma forma de baratear os custos, pois é possível alcançar um público de geração mais nova, que repassa as informações para aqueles que não possuem habilidades tecnológicas.
Até mesmo a fachada de loja se torna uma ferramenta de comunicação, com a presença de sinais reconhecidos pelo grande público, como marcas de corporações e fornecedores que estarão à disposição no estabelecimento comercial.
As cores aplicadas nas paredes devem ser convidativas, marcantes e que sejam relacionadas aos produtos que estão a disposição nas prateleiras e balcões, a partir da abertura do local.
Fidelização de clientela com promoções
Desde o princípio, é preciso oferecer um tratamento cordial aos clientes, com atendentes treinados e preparados para agradar a todos da melhor forma possível.
Os produtos podem ficar à disposição em prateleiras e balcões, seguindo as normas de segurança de um ambiente comercial.
Um banner promocional pode ficar em destaque na área externa da loja, com ofertas imperdíveis e que chamem a atenção do público-alvo.
Este material pode ser produzido com material resistente, como lona, e ficar fixado na fachada da loja, resistindo às alterações climáticas. O importante é divulgar as marcas e produtos, criando uma rede de clientes que será importante para o crescimento do comércio.
O tamanho também deve ser suficiente para ser destaque onde está presente. Um banner personalizado 2×2 é eficaz, permite fácil visualização, respeitando leis municipais referentes à poluição visual, principalmente, nos grandes centros urbanos.
Empresas especializadas produzem material atraente
Os materiais de divulgação devem ser produzidos por empresas especializadas, utilizando maquinário apropriado e matéria-prima específica para cada ação de comunicação. Para isso, as gráficas rápidas podem apresentar soluções com custo baixo, com diversos benefícios inclusos.
Máquinas de impressão e recorte de adesivos podem produzir uma grande quantidade de material de divulgação, podendo ser distribuído entre os próprios clientes, para uma propaganda natural e orgânica, atingindo localidades diferenciadas.
A atração de novos clientes dependerá das promoções oferecidas para o mercado consumidor, além das novidades em mercadorias, principalmente em períodos sazonais e datas comemorativas.
Esse tipo de ferramenta é muito importante em datas específicas, como:
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Festas de fim de ano.
A disponibilidade de produtos variados e ausentes nos estabelecimentos comerciais da concorrência, unindo preço atrativo e qualidade, além de um atendimento personalizado, são ferramentas que podem ser o diferencial para aumentar as vendas.
Para garantir o reconhecimento e marcar o território, a disponibilidade de um porta cartaz A4 na vitrine, destacando produtos em promoção ou que são novidade no mercado funcionam em diversos lojas e magazines.
Não só um, mas vários porta-cartazes, pois é preciso oferecer variedade de marcas, tamanhos, cores e formatos, dependendo da mercadoria comercializada.
Todas essas ferramentas de comunicação são aparentemente simples, que podem funcionar de maneira adequada para a divulgação de um empreendimento comercial.
Tudo dependerá da criatividade e da parceria com empresas e profissionais capacitados, elevando o potencial de vendas e participação nos lucros, com investimento baixo e bom planejamento estratégico.