Por que investir em etiquetas?
Você sabe o que é comunicação visual e qual a importância disso para a sua empresa? Esse setor é composto por profissionais formados em variadas áreas da comunicação, como design, jornalismo, publicidade e marketing. E muitas empresas investem em etiquetas para auxiliar na comunicação visual.
A principal função do setor é divulgar a marca e fortalecer a imagem da empresa diante da concorrência do mercado e dos clientes.
A comunicação visual é tudo aquilo que pode ser visto sobre uma empresa, no que se refere a um banner, folder, anúncio em televisão, artes em redes sociais, outdoor, entre outros.
Esses elementos são fundamentais, porque a empresa consegue ser vista por um grande número de clientes, que consegue associar alguns elementos e objetos a determinada marca.
Cada vez mais, os setores estão em competição e obter diferencial de mercado é fundamental. Por isso, a comunicação visual torna-se indispensável dentro de uma empresa que busca um diferencial.
Como citamos, vários elementos podem servir para a comunicação visual, mas um elemento muito importante é o uso de etiquetas.
Etiquetas: qual a função e importância?
Etiquetas são itens instalados em uma peça da empresa que chegará ao cliente. Geralmente, a etiqueta contém informações sobre a peça, modo de uso, país de origem, como usar, tamanho, dentre outras funções. Um dos exemplos mais conhecidos de etiquetas é no setor têxtil, da produção de roupas.
É obrigatório por lei que as peças tenham as Etiquetas de composição para roupas. Elas possuem todas as informações sobre a peça e sobre sua durabilidade.
Ou seja, aparece o tamanho da peça, a forma de lavagem, pode-se passar ferro ou não, onde a peça foi fabricada, do que ela é composta, como, por exemplo, algodão ou poliéster, dentre outros.
Isso é importante, porque serve como um informativo para o cliente sobre o material que ele está adquirindo. Além disso, a marca da empresa vem anexada junto à roupa.
A etiqueta além de informação, traz mais segurança ao cliente sobre o produto que ele está utilizando, sendo seu uso indispensável.
Geralmente, o material dessas etiquetas é de nylon, sendo resistentes a altas temperaturas e lavagens. Ou seja, a informação necessária para o cliente fica na roupa por um bom tempo.
Além das roupas, outros materiais também podem ter etiquetas informativas, como, por exemplo, bolsas e móveis. Outro detalhe é que a etiqueta vem também com a marca da empresa que está vendendo o produto, ajudando na divulgação da marca e na garantia da qualidade do produto.
Mas, além desse tipo de etiqueta mais convencional e utilizado em móveis, existem outros modelos.
Os variados modelos de etiquetas
Existem diversos Fabricantes de etiquetas, que produzem produtos variados, com composição de materiais variados. Cada tipo de etiqueta possui uma função, que não necessariamente será sempre informar sobre as características do produto.
Ela pode servir exclusivamente para divulgar uma marca, por exemplo. Existem vários modelos de etiquetas, com materiais variados, a depender da necessidade do cliente. Os principais modelos são:
- Etiqueta de papel;
- Etiqueta em nylon;
- Etiqueta térmica;
- Etiqueta em tag;
- Etiqueta em polietileno;
- Etiqueta em duplo uso;
- Etiqueta em vinil.
A etiqueta tag merece destaque, porque apresenta um material mais trabalhado e decorado, podendo ter mais espaço para criatividade do fabricante.
A marca pode ser totalmente personalizada, sendo um dos modelos mais indicados para divulgação. Outro modelo interessante é o uso das Etiquetas VOID.
A etiqueta não representa somente divulgação do produto, mas reforça a credibilidade e segurança deste. Esse tipo de etiqueta serve como um lacre de segurança que mostra se o produto foi violado ou não. Esse é um material extremamente resistente e confiável, sendo muito utilizado principalmente na indústria alimentícia.
O cliente se sente mais seguro e protegido ao comprar um alimento que esteja lacrado, a um medicamento, por exemplo, ou substância. Ou seja, a utilização dessa etiqueta é fundamental e até exigida por normas de segurança e regulamentação de alimentos.
A empresa que segue esse procedimento garante segurança em seus produtos, segue a lei e ainda conquista a admiração dos seus clientes.
A utilização de etiquetas personalizadas
Uma das estratégias da empresa para divulgar sua marca é utilizar as etiquetas personalizadas. A personalização reforça a identidade da empresa, aumenta a credibilidade diante do público e ainda ajuda na divulgação da marca.
As empresas, para otimizar os custos e a depender da quantidade de impressão de etiquetas, podem comprar ou alugar uma Etiquetadora.