Placas que podem fazer a diferença em uma empresa
A comunicação visual pode ser decisiva para o dia a dia de uma empresa e entre as diversas opções que podem ser aplicadas, estão as placas sinalização interna.
Para compreender a importância desses itens, é preciso considerar que uma orientação adequada é capaz de evitar diversos transtornos, tanto para os funcionários quanto para os clientes.
Essas placas são muito visadas, tanto para atender às normas vigentes relacionadas à segurança quanto para contribuir com a identidade visual.
Sendo assim, a empresa pode utilizar para atender a finalidades variadas, como a sinalização promocional, arquitetônica e a de segurança.
O primeiro grupo é fundamental para a divulgação de serviços e produtos, como displays em acrílico, placas em pvc para parede, adesivos e banners. Já as placas arquitetônicas englobam opções cruciais para orientar as pessoas, com indicações como as seguintes:
- Determinadas áreas;
- Preços;
- Escadas;
- Elevadores;
- Atendimento ao cliente;
- Saída.
Os exemplos abordados são muito comuns em comércios, porém, em diversas edificações a sinalização arquitetônica é aplicada para orientar as pessoas, principalmente relacionada às escadas e aos elevadores.
Nesses últimos casos, há grande relação com a segurança, assim como placas que indicam interdições, equipamentos contra incêndio, saídas de emergência, áreas restritas, piso molhado, entre outras possibilidades.
Por essa razão, as placas são importantes para a autonomia das pessoas, desde situações simples como encontrar o preço ou o elevador até mais complexas como em emergências. Dessa forma, não importa o tipo de empresa, com as placas certas é possível otimizar significativamente o espaço.
Como garantir uma sinalização interna eficiente?
Primeiramente, é preciso dar ênfase ao fato de que a comunicação deve ser eficaz por meio das placas, em especial, pelo fato da visualização ser rápida. Por esse motivo, comumente há poucos elementos textuais ou nenhum acompanhando figuras que devem ser legíveis.
Para assegurar a eficiência, a atenção também precisa estar voltada aos materiais aplicados nas placas. Por exemplo, as placas em PVC personalizadas apresentam como diferencial a sua leveza e por isso podem atender a diversas finalidades onde o peso é um dos pontos decisivos, como é o caso de placas suspensas.
Ainda mais, também é possível encontrar a placa em PVC adesivada, que pode proporcionar maior praticidade na instalação.
Já na procura por placa PS preço o que se destaca é a versatilidade do material, sendo muito utilizado para sinalização interna em empresas, indicações de locais e avisos específicos. Há também as placas em acrílico, que são predominantemente usadas onde a estética é mais valorizada.
Além de garantir que as placas sejam claras, é necessário que exista cautela com o posicionamento adequado.
Para alguns itens, como os que são relacionados aos equipamentos contra incêndio, há normas vigentes que devem ser atendidas, porém, em relação as outras placas, é preciso buscar um equilíbrio para que o visual não fique poluído e as pessoas tenham as informações que necessitam.
A importância das placas em braille
Os recursos que contribuem para a acessibilidade são variados e as placas em braille estão inseridas nesse cenário, pois contribuem com a inclusão e independência de pessoas que possuem algum tipo de limitação na visão ou não enxergam.
A sinalização por braille corresponde às marcações em alto-relevo constituídas por seis pontos e conforme o posicionamento, representa números e letras.
Há uma série de critérios técnicos que devem ser atendidos para placas desse tipo, que estão relacionadas ao diâmetro dos pontos, largura, espaçamento, entre outros aspectos.
Nesse contexto, é de grande importância abordar que as empresas que não atendem aos parâmetros de acessibilidade podem ser penalizadas, por exemplo, com multas. Dependendo do caso, a quantia pode ser duplicada se houver reincidência.
É imprescindível procurar por corporações que forneçam essas placas de forma adequada, de preferência que estejam relacionadas à ABNT, com os devidos certificados.
É uma forma de garantir que o processo de fabricação atende às normas necessárias, pois os procedimentos inadequados podem resultar em placas com vida útil reduzida, inclusive com pouca resistência mecânica.
Com as informações relatadas, pode-se perceber que as placas, de forma geral, são de grande importância, porém, alguns casos exigem atenção redobrada, como para a segurança e acessibilidade.
Na dúvida, é crucial sempre recorrer aos serviços de profissionais especializados, não só no caso da sinalização em braille, mas em todos.