O uso do papel na comunicação visual
O conceito de comunicar remete-se à transmissão de uma informação, sendo importante a comunicação da mensagem, de maneira clara, do transmissor para o receptor.
Isso pode ocorrer através de vários elementos, estando alguns deles citados abaixo:
- Texto;
- Oralidade;
- Desenhos;
- Farol de trânsito;
- Gráficos;
- Fotografias, entre outros.
A comunicação visual colabora na estratégia de marketing
Um dos materiais mais usados para a comunicação visual é o papel, pois é através dele que os clientes costumam julgar e a indústria vender algum produto, ou seja, o famoso “cartão de visita”.
O papel ajuda no diálogo entre produtor e consumidor
Um exemplo válido na confecção de panfletos,no qual é muito comum o uso do Papel sulfite.
Um dos mais baratos e geralmente utilizados na cor branca, fazendo com que o transmissor consiga usar a cor e a fonte de letra que preferir, sem interferências externas, entretanto ele também pode ser encontrado em colorido, como rosa, azul e amarelo.
Contudo, um dos problemas na confecção da propaganda através do sulfite comum é a falta de identidade visual, pois transmite o aspecto de muito comum, fazendo-se necessário alguma frase ou imagem que chame atenção.
Já, outro modelo, porém bastante incomum em propagandas é o uso do Papel laminado.
Isso ocorre devido a sua textura e brilho dificultando a impressão e compreensão da mensagem no caso da escrita ou imagem, porém o uso desse papel é muito comum em murais.
Sendo usado como plano de fundo de outras imagens confeccionadas por outro material, colocadas sobre ele, pois devido ao brilho e até mesmo um grau de reflexão, chama atenção do público.
No caso de grandes estabelecimentos, geralmente opta-se por adquirir a Bobina de papel, seja qual for o modelo, consiste em um cilindro com metros enrolados de um material específico.
Fazendo com que o material dure por mais tempo, outra vantagem também é no valor que acaba sendo mais barato quando se adquire produtos no atacado.
Para as lojas, uma boa parte da comunicação visual e marketing se dão também devido às sacolas oferecidas ao cliente depois de uma compra.
Essas sacolas podem até serem descartadas logo em seguida, no entanto, elas irão passar em diversos ambientes, fazendo com que chame a atenção das pessoas.
Por isso, além da estética é necessário também que as lojas optem por um material resistente, especialmente as alças, sendo uma ótima solução o uso da Alça de papel torcido.
Já para o material da sacola, uma boa escolha é a confecção em papel craft, pois é fabricado através da combinação de fibras de celulose gerando uma melhor resistência no material, por isso é recorrente que as indústrias produzam Bobinas de papel craft.
Além da propaganda aliada à utilidade, o papel ainda possui outra função na comunicação visual das lojas e outros comércios.
Essa atribuição é com o consumidor, através da nota fiscal, tem o intuito de estabelecer uma relação de garantia na segurança do consumidor.
Devido a esse fator, é extremamente necessário que se tenha estoque de Papel para plotter sulfite, garantindo agilidade, para que não acabe o material e não tenha como repor.