Organizando sua empresa com pequenas placas pelo ambiente
As placas personalizadas são boas alternativas para fazer a sinalização dos ambientes internos de uma empresa, deixando-a mais organizada.
Além disso, o uso dessas placas mostra que o dono do negócio se preocupa com as pessoas e colaboradores que transitam na empresa, identificando cada local.
No caso dos supermercados, por exemplo, as placas nos corredores indicam como estão distribuídos cada item.
Dessa forma, o consumidor consegue encontrá-los de maneira mais rápida.
As placas personalizadas para empresas informam a divisão de ambientes no local de trabalho, com indicações sobre a localização das salas, a cozinha, a sala de reunião, a diretoria, entre outros.
Um outro objetivo das placas sinalizadas é oferecer mais segurança aos funcionários, clientes e visitantes, pois existem determinadas áreas que não podem ser acessadas por ele, sendo indicadas na placa.
Em hospitais, por exemplo, algumas entradas são restritas aos funcionários, ou seja, os pacientes não devem ter acesso e, para comunicar isso, a administração do hospital utiliza as placas.
Para a comunicação externa da empresa, também é possível utilizar essas placas decorativas, além de paineis de informação ou placas que identificam a marca.
Normalmente, as placas são feitas de materiais como:
- Aço;
- Acrílico;
- Latão;
- Prata.
A escolha vai depender do critério do cliente. As placas são confeccionadas de forma personalizada, de acordo com a necessidade de uso.
Hoje em dia, as placas de sinalização são encontradas em todos os escritórios, lojas, hospitais, bares e restaurantes ou outros estabelecimentos comerciais.
Elas servem como indicativos das saídas de emergência, em quais locais se localizam os extintores de incêndio, as escadas e elevadores. Em algumas situações, em que há grande fluxo de pessoas, o uso delas se torna obrigatório.
Como escolher a placa de sinalização
Como as placas podem ser feitas em diversos materiais e formatos, é preciso levar em consideração algumas questões para fazer a escolha adequadas.
Analisar se a placa vai ser instalada em ambiente interno ou externo é um ponto a se pensar, pois, no caso de ambientes externos, ela pode ficar sujeita à exposição de chuva e raios solares, o que vai influenciar diretamente na escolha do material.
Além disso, é preciso dimensionar qual vai ser o tamanho da placa e se ela vai ser fixada na parede ou se vai ser pendurada.
As placas ou paineis usados na área externa, normalmente, compõem a fachada ou indicam alguma promoção ou evento em específico.
No caso de estabelecimentos residenciais, o uso de placas também pode acontecer.
Elas podem indicar a garagem, informando que é proibido estacionar na frente do portão. Em outras casas, é possível ver placas que indicam que há cães, como forma de alerta para as pessoas que, porventura, vão entrar no local.
O uso de cerca elétrica ou de sistema de câmeras de monitoramento, às vezes, também é informado por meio de placas ou de um adesivo personalizado, pois eles podem contribuir para evitar acidentes.
No caso de estabelecimentos comerciais, é comum o uso de placas também para sinalizar que tem wi-fi no local, um serviço a mais oferecido aos seus clientes.
Como fazer o uso correto das placas de sinalização
A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, é o órgão responsável por fazer a padronização das placas de sinalização, já que é o responsável por padronizar sinais e regras específicas para cada produto ou serviço que são oferecidos para um grande público.
Por meio dessa padronização, qualquer pessoa consegue entender o significado de uma placa assim que a vê. Além disso, para que o uso das placas seja feito de forma correta, elas devem ser colocadas nos lugares mais movimentados, à vista das pessoas que circulam por ele.
Elas devem ser posicionadas na altura dos olhos para facilitar na visualização. Em alguns casos, as placas precisam ser dimensionadas de forma padrão.
Um dos principais objetivos do uso das placas de sinalização é informar e orientar como as pessoas devem agir ao enfrentar uma situação de emergência.
Sendo assim, elas indicam setores ou rotas de fuga em casos de incêndio ou de qualquer outro acontecimento inesperado.
Dessa forma, em uma empresa comercial, as placas de sinalização são usadas não apenas como forma de orientar os empregados, mas também orientam os clientes sobre informações importantes que envolvem o ambiente.
No caso de fachadas, uma lona front light pode ser uma boa opção para chamar a atenção de possíveis clientes.