O uso de tecidos e outros materiais
O universo gráfico comporta uma série de serviços e produtos, por exemplo os tecidos, que fazem parte da rotina de muitas empresas e pessoas. Ele oferece diferentes alternativas para a realização de ações promocionais dentro de um negócio e também para a personalização dos itens de uma empresa, tornando sua atuação mais profissionalizada.
Grande parte do serviço das gráficas é realizado por meio de uma impressora ou de diferentes tipos de máquinas específicas, para execução de alguns procedimentos técnicos do setor.
Além dos equipamentos, é preciso levar em consideração a disponibilidade de suprimentos, que precisam estar sempre em estoque para que a operação de uma gráfica não seja interrompida.
A personalização de itens corresponde a uma grande parcela dos serviços prestados no setor, pois a maioria das empresas hoje percebe a necessidade de investimento na comunicação visual do seu negócio, tornando sua marca mais conhecida e fortalecida dentro do mercado.
Por isso, o número de serviços oferecidos por uma gráfica é bastante grande, além de que novas possibilidades sempre surgem nesse cenário.
Abaixo, serão mencionados alguns dos serviços oferecidos pelas gráficas, que tornam possíveis a personalização de diferentes itens para promoção de uma marca.
Personalização de etiquetas
As etiquetas são os produtos mais comuns da rotina de vários negócios, pois se tratam de pequenos itens utilizados na disponibilização de informações básicas e importantes sobre um determinado produto.
As etiquetas podem ser de vários tipos, tais como:
- Etiqueta TAG;
- Etiqueta térmica;
- Etiqueta de papel;
- Etiqueta de duplo uso;
- Entre outros tipos.
A etiqueta TAG é aquela fixada a um item por meio de um lacre ou corda, o que facilita a sua visualização em meio a um grande número de produtos. Esse é o tipo mais comum utilizado na indústria têxtil, que traz informações sobre o tamanho, nome e preço de uma peça de roupa, por exemplo.
A etiqueta térmica é aquela utilizada em supermercados ou estabelecimentos que precisem da sua emissão personalizada.
Ou seja, é obtida por meio de impressora termica que emite um código de barras contendo informações específicas sobre peso e validade de um produto, por exemplo, de acordo com os dados cadastrados no sistema da loja.
A etiqueta térmica é muito comum em locais que vendam produtos por peso, e por isso cada etiqueta é personalizada de acordo com o volume solicitado. A impressão da etiqueta é feita em ribbon de resina, de cera ou misto, sendo esse o principal suprimento da impressora térmica.
A etiqueta de papel é a de tipo mais comum, pois comporta diferentes tipos de impressão e pode ser produzida em impressora convencional. Normalmente, é utilizada para rótulos ou mesmo para fornecer informações gerais de um estabelecimento, sendo fixadas na superfície de uma embalagem ou produto com facilidade.
A etiqueta de uso duplo é o modelo mais utilizado por lojas ou empresas de entrega, pois ela pode ser aplicada em uma superfície e ser removida para que seja aplicada em outro local.
É comum que ao entregar um produto, o destinatário assine a etiqueta para comprovar seu recebimento, e então ela é removida e colada no relatório de entregas da empresa responsável.
As etiquetas são parte fundamental da rotina de um negócio, responsáveis por fornecer informações importantes de maneira rápida e acessível.
Personalização de embalagens
Tão importante quanto as etiquetas, são as embalagens utilizadas em estabelecimentos. As embalagens também podem ser personalizadas, por meio de:
- Rótulos adesivos;
- Serviço de tampografia;
- Impressão direta em diferentes materiais;
- Carimbos específicos;
- Entre outros.
As embalagens são grandes responsáveis por tornar uma marca mais conhecida, além de oferecerem mais sustentação durante o transporte de um item, por isso é muito comum que as empresas invistam cada vez mais em sua confecção.
Os tipos de embalagens mais comuns são as sacolas plásticas ou de papel, caixas de papelão, e ainda alguns modelos mais específicos como o plástico filme gofrado, que possui maior resistência à umidade, poeira e luz, provendo maior proteção a um produto.
Por isso, é importante que o estabelecimento busque conhecer os diferentes tipos de embalagens disponíveis no mercado e encontre o modelo mais adequado para o seu negócio, podendo ainda escolher características específicas como a cor e tamanho.
Como grande parte dos materiais comporta a impressão dos dados e do logo de uma marca, a embalagem pode ser uma ferramenta muito interessante de comunicação visual, sendo um item de importante funcionalidade dentro de um negócio.