O que são placas de sinalização? Para que elas servem?
Provavelmente, você já se perguntou o que são essas placas nas estradas ou que ficam dentro de um restaurante, hospitais, edifícios ou escolas.
Caso não saiba o termo correto para elas é placas de sinalização, e é uma, das diversas formas, que o ser humano encontrou para se comunicar visualmente com os outros.
Quais os tipos e funções das placas de sinalização?
O que mais existe hoje em dia são placas, você sempre achará uma que se adeque ao local em que pretende colocá-las.
Elas têm vários tamanhos e cores, mesmo com o conteúdo sendo desenhado em estilo diferente, elas continuam tendo o mesmo significado.
Fique atento a cada sinalização, pois nunca se sabe os perigos que ela pode estar te alertando.
Para cada ambiente existe a placa sinalizadora adequada, como em ambientes escuros, por exemplo, você utilizará a sinalização fotoluminescente, ou seja, suas placas brilharão no escuro para que sejam vistas, independente da quantidade de luz disponível.
Geralmente, são encontradas em ambientes com pouca luz, como as baladas ou em estradas.
Também funcionam bem caso haja uma queda de energia, então é recomendado que mesmo que o local seja iluminado se coloquem elas. As placas são tão importantes que são capazes até de evitar acidentes.
Existem atividades em que você só é aprovado se conhecer a maior parte delas, que é o que pode ocorrer quando vai tirar a carteira de motorista – na hora do exame teórico-técnico pode ser que caiam imagens de placas de trânsito e você tenha que dizer o que cada uma está comunicando, se não souber, não se esqueça de estudar mais a respeito delas, pois são essenciais no dia a dia.
Caso você pretenda abrir qualquer tipo de comércio ou empresa, não se esqueça de colocar as sinalizações corretas.
As sinalizações de trânsito são as que mais vemos no cotidiano, pois servem para orientar cada motorista que percorre as ruas de uma cidade.
Estão sempre dizendo onde há lombadas, qual a velocidade adequada para aquela via, quando se deve parar ou onde não se pode entrar ou manobrar.
As sinalizações podem ser de vários tipos, como de segurança, emergência ou sinalização de indicação.
As de indicação têm como objetivo identificar as vias, os destinos e os locais que sejam do interesse do condutor, também servem para orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, tendo também como função a educação do usuário.
Em suas mensagens há apenas conteúdo que dê informações ou educação, nada de ordens.
Outra sinalização existente é a sinalização de segurança, estas também devem ter como foco deixar os trabalhadores e visitadores em alerta, no local, sobre os riscos que há ali, assim como equipamentos de proteção e outros conhecimentos que não podem deixar despercebidos para segurança de todos.
Onde empregar a sinalização?
O universo da sinalização é muito amplo, e dentre os tipos de placas há uma classificação, visando facilitar a escolha destas por parte do consumidor. Elas são classificadas como:
- Sinais de obrigação: que procura sempre evitar acidentes de trabalho, causando danos morais e financeiros à empresa e ao trabalhador acidentado;
- Sinais de aviso: que evita acidentes de trabalho e consequências graves (qualquer tipo de lei do local, atitude proibida ou perigosa é alertada por essa sinalização);
- Sinais de perigo: que busca alertar o trabalhador, de modo que ele tenha controle e cuidado sobre tudo o que esteja fazendo e não prejudique ninguém, muito menos a ele mesmo;
- Placas de sinalização de emergência: elas são utilizadas para apontar o risco de incêndio, saídas de emergências e assegurar que todas as ações adequadas à situação de risco sejam realizadas.
Trazem a facilidade de localização dos equipamentos e das rotas de saída da edificação, de forma segura. Por isso, a sinalização de emergência tem seu diferencial através do uso de símbolos, mensagens e cores.
Mesmo em transportes públicos vemos a presença das sinalizações, essas que são de grande importância para deficientes auditivos e visuais.
Infelizmente, ainda, esses tipos de sinalização no país são mais difíceis de se encontrar, as de ciclista e pedestres também.
Por conta da falta de sinalização, muitos ciclistas morrem atropelados, por andarem nas faixas de carro e por escassez de ciclovias também.
Procure sempre evitar acidentes e prestar atenção nas placas de sinalização. Uma curva em uma área proibida pode te trazer uma “dor de cabeça” terrível.
Estejam atentos às placas, elas existem e estão posicionadas por algum motivo.