O papel de uma comunicação visual eficiente nos negócios
A popularidade de uma empresa ou marca é um fator importante para o sucesso e lucratividade. Os investimentos em produtos de qualidade, atendimento especial aos clientes e uma comunicação eficiente são fatores que podem ajudar no crescimento e expansão dos negócios.
Um planejamento com as mercadorias que serão comercializadas, as metas e objetivos para curto, médio e longo prazo são detalhes importantes para a organização do empreendimento.
Quanto mais organizado o empreendedor for, melhor será o gerenciamento da marca ou empresa.
A comunicação visual é uma ferramenta muito interessante que pode ajudar a melhorar a divulgação e ações de marketing do seu negócio.
O principal objetivo desta forma de comunicação é utilizar elementos que aguçam a visão e despertam o interesse das pessoas para conhecer mais sobre o trabalho das empresas, comércios e marcas.
Como a comunicação pode ajudar nos negócios
Uma comunicação eficiente facilita muito a rotina de trabalho, aumenta o engajamento dos funcionários, facilita a criação de novos projetos e melhor a imagem da empresa perante os clientes.
Isto posto, investir na contratação de profissionais da área de design é uma solução para ter uma identidade visual diferente e personalizada.
Uma logomarca e logotipo atraente aliado a um slogan fácil, permite memorizar a identidade e assim aumentar a possibilidade de marketing. A indicação, o famoso boca a boca que os indivíduos fazem tem um poder de potencializar os lucros da empresa.
No processo criativo, os designers costumam utilizar:
- Cores fortes;
- Desenhos;
- Formas geométricas;
- Tipografia diferenciada;
- Ilustrações;
- Efeitos 3D.
Estes são alguns exemplos de recursos que podem ser explorados para criar uma boa identidade visual. Utilizar uma linguagem simples e bem objetiva é um ponto muito importante, pois facilita a compreensão dos conceitos, ideias e mensagens que a empresa deseja transmitir para o seu público.
Elementos para a segurança das mercadorias
Utilizar materiais que protegem as embalagens e caixas são formas de evitar violações aos produtos. Manter a integridade das mercadorias, ou seja, evitar danos e consequentemente a insatisfação do cliente.
As etiquetas lacre são muito úteis em diversos setores do comércio e indústria, sendo uma excelente solução inviolável.
Ao utilizar este modelo de etiqueta é possível saber se a mercadoria foi ou não violada. Este fator é importante, pois influencia na originalidade do produto. Os tipos de etiquetas mais utilizadas são: holográficas, VOID, destrutível, casca de ovo, entre outros modelos.
O adesivo casca de ovo é considerado um lacre de segurança que ajuda. Este nome representa o nível de fragilidade desta etiqueta, ou seja, é possível saber se alguém mexeu no adesivo, por conta do rastro de partículas que deixa nas caixas e embalagens dos produtos.
É muito utilizado em equipamentos eletrônicos e na indústria farmacêutica, alimentícia e médica. Possui ótimo custo-benefício e alta qualidade.
Elementos que ajudam na comunicação visual na área externa
Usar recursos que consigam chamar a atenção das pessoas ao passarem no bairro onde o seu comércio ou empresa está é muito importante para a divulgação do trabalho.
Uma fachada bem elaborada, com itens diferentes é uma forma de destacar o seu espaço e se diferenciar perante os concorrentes.
A letra caixa fachada, por exemplo, deixa a parte externa do estabelecimento muito elegante, enriquece a fachada e cria um ar de seriedade e boa recepção.
Outro ponto interessante e que pode chamar a atenção dos empreendedores é o aumento das vendas e lucros, pois uma fachada moderna faz com que as pessoas entrem na loja.
Os benefícios da letra caixa se resume em:
- Durabilidade;
- Elegância;
- Versatilidade;
- Preço acessível;
- Instalação simples.
O banner com ilhos é outro recurso muito utilizado para a divulgação de produtos. A impressão do anúncio é feita em uma lona, fator que exige muito cuidado para não danificar o material.
Os pontos positivos deste material para marketing e divulgação consiste em: praticidade, pode ser reutilizável, custo baixo, aumenta a exposição da empresa ou marca, entre outros ganhos.
A importância das gráficas
As gráficas são estabelecimentos muito importantes para a criação de materiais para comunicação visual ou datas especiais. O panfleto pizzaria é um material impresso muito utilizado pelos comércios especializados em serviços de alimentação.
O objetivo é apresentar melhor o cardápio, ou seja, as opções de pizzas, bebidas e outros produtos, além das informações gerais como: formas de pagamento, nome do estabelecimento, endereço e telefone.
Inserir a identidade visual no panfleto é importante para uma divulgação de sucesso, pois as cores e o logo podem impactar positivamente o cliente.
Acontecimentos especiais e datas comemorativas são um pretexto para investir em um pequeno mimo para as visitas e convidados.
A lembrancinha maternidade menina é algo muito utilizado para agradar o visitante. Portanto, uma comunicação visual bem elaborada é o segredo para obter muitos lucros e sucesso.