Meios de sinalização e comunicação com o cliente
Etiquetas e adesivos
É importante que o cliente saiba o que está comprando e por quanto está comprando.
Essas informações são obrigatórias e todas as empresas de fabricação de produtos precisam cumpri-las.
Os modos mais comuns de divulgar esse tipo de informação são os adesivos e as etiquetas.
Os adesivos são muito comuns para a indicação de preço, sobretudo em estabelecimentos menores.
Geralmente, os adesivos são feitos de vinil ou de papel. Basta que sejam colocados sobre a superfície do produto a ser vendido, o que é feito facilmente com um rolo de adesivos.
A dica é buscar personalizar esses itens, mesmo que pareçam muito simples.
O processo é rápido e barato e leva credibilidade à marca, além de ajudar o cliente a se lembrar do lugar no qual adquiriu determinado apetrecho.
Mas há certos estabelecimentos nos quais a única opção viável é a etiqueta de preço e não o adesivo.
Para comércios de grande porte, pode acabar sendo difícil registrar as vendas e administrar a loja com os simples adesivos.
As etiquetas podem conter o código de barras dos produtos, além de informar dados sobre o item.
Também é muito comum que elas sirvam como comprovante para a troca do produto.
Falando mais especificamente do segmento têxtil (que abranja vestimentas, bichos de pelúcia, roupas de cama, luvas e muito mais) é necessário que haja outra etiqueta além daquela que informa o preço.
Presa ao produto em si, é obrigatório existir uma etiqueta apresentando a composição e outros dados sobre o produto.
A etiqueta roupa de composição precisa conter algumas informações obrigatórias, estabelecidas pelos órgãos reguladores.
Essas informações são:
- Nome ou razão social;
- Número do CNPJ;
- País de origem;
- Material, com composição percentual;
- Tratamento e cuidados de conservação;
- Indicação de tamanho.
Sendo que o nome do país de origem deve estar escrito sempre na língua do país de consumo e os tratamentos e cuidados de conservação podem ser colocados em palavras, símbolos ou ambos.
Geralmente, o material escolhido é a Etiqueta nylon resinado, pois é um material que pode ser costurado, passar por lavagens industriais e possui uma ótima superfície de impressão.
Com o preço baixo e a resistência ao rasgo, é raro que se escolha outro material para essas etiquetas.