Materiais que você pode precisar para um evento
A organização de um evento requer muito cuidado e atenção principalmente nos detalhes. Por isso, normalmente as empresas contam com um profissional para cuidar dessa área ou contratam uma empresa especializada.
Em alguns segmentos ou empresas de pequeno porte, porém, sabemos que a realidade é outra.
Grande parte delas não contam com orçamento para investir em uma empresa de eventos ou em um profissional que cuide apenas disso.
O que acontece é que um funcionário de outro cargo acabe tendo que assumir essa responsabilidade.
Por mais que a internet tenha ajudado no avanço da publicidade, permitindo que eventos fossem divulgados de modo online, os materiais impressos ainda têm a sua importância.
Panfletos, cartazes, folders e outros formatos promocionais conseguem alcançar, em alguns casos, uma maior variedade de públicos.
Mesmo que para a divulgação do seu evento, os materiais impressos sejam úteis, é importante avaliar quais modelos são mais eficientes. Para fazer propaganda, é possível utilizar artifícios como
cartazes
panfletos
folhetos
outdoors
faixas
Na hora de escolher o canal adequado, é preciso avaliar quem é o público alvo e o que pode surtir o efeito desejado.
Bobina de papel
Bobinas de papel personalizadas com o logo da marca ou do evento são uma ótima opção para a produção de material de divulgação e até mesmo para uso durante o evento em si.
A aplicação da bobina de papel pode ser feita em diversos tipos de impressoras, incluindo os equipamentos para impressão em modo de sublimação, plotter, modelagem e corte automático (papel furado e filme plástico).
Outra vantagem da bobina de papel está na sua facilidade de manuseio, sendo de fácil instalação, com praticidade de aplicação e uso.
Disponível em diversos tamanhos que variam de acordo com a finalidade, a bobina de papel pode ser usada para registro de informações.
Seu uso também é comum em pontos eletrônicos (como comprovante de registro do horário de chegada/saída do trabalhador), maquininhas de cartão de crédito/débito, cupom fiscal em estabelecimentos comerciais, entre outros.
Para garantir variados usos e aplicações, os principais modelos de bobina de papel estão para: papel sublimático, papel officeplotter e kraftplotter, papel kraft molde, papel branco e kraft aerado e papel intercalar.
Todos estes papéis estão ofertados em diversos tamanhos para atender ao mercado têxtil, de embalagens e de impressão, entre outros.
Cola branca PVA
A maioria das empresas utilizam cola branca mais conhecida como cola branca PVA. para colar e dar acabamento na maioria dos itens pois além de ficar transparente após a secagem é resistente o suficiente para segurar o material durante o evento, antes e depois.
A cola PVA é um liquido branco, vendido na maioria das vezes em garrafas plásticas. Seu uso é recomendado para materiais porosos, como, por exemplo, madeira, papel, tecido, cerâmica porosa e a junção não estrutural de madeira com madeira.
Para que a colagem tenha efeito, é importante pressionar as duas superfícies durante 30 minutos a 1h de forma que ela fique firme. No total, o tempo de secagem varia de 18 a 24h.
Barata e não-inflamável, ela fica clara quando seca, mas não é resistente à água, sendo necessário tomar cuidado.
Para obter maiores vantagens, o ideal é comprar a cola branca PVA 50 kg, pois o valor sai bem mais em conta.
Placas de sinalização de emergência
Além do material de divulgação, atentar-se às necessidades durante o evento também é importante.
Independentemente da área de atuação da empresa, a utilização de símbolos que facilitam a organização do trabalho e a circulação dos funcionários é uma ação que ajuda a manter a qualidade do trabalho e a reduzir a ocorrência de acidentes.
As placas de sinalização de emergência são um dos itens mais importantes para a qualidade do ambiente profissional, proteção dos funcionários e prevenção de acidentes.
A sinalização é uma forma de fazer com que os trabalhadores e visitantes sejam devidamente comunicados a respeito das condições da área em que irão atuar.
Tomem conhecimento das áreas em que o acesso é restrito e dos locais em que é obrigatório o uso de determinado Equipamento de Proteção Individual (EPI).
As principais placas de sinalização de segurança contêm mensagens claras, que utilizam símbolos universais e cores padronizadas para alertar sobre os perigos do local ou dar informações adicionais sobre ele.
Há ainda sinais luminosos e alarmes sonoros, mas sempre com a ideia de que sejam dispositivos que chamem a atenção e sejam entendidas por qualquer pessoa que circule no local.