Melhores materiais para fazer artesanato
O artesanato é uma das mais antigas formas de arte do mundo. O ser humano foi aos poucos percebendo que poderia utilizar matérias-primas da natureza e transformar em elementos decorativos e funcionais.
Para isso, desenvolveu técnicas de montagem e até mesmo ferramentas para construção destes objetos, daí surge o artesanato.
Com o tempo, tanto o ser humano, quanto os materiais disponíveis foram evoluindo, e hoje são muitas opções para esse tipo de arte.
Além dos materiais disponíveis no mercado e em lojas especializadas que são base para desenvolver uma peça, como a caixa de madeira, é possível reutilizar ou reaproveitar materiais do nosso dia a dia.
Repensando o uso de embalagens
Você já parou para pensar que uma caixa mdf pode muito bem ser feita com o restante de uma outra peça? Ou então, que o revestimento de uma de suas peças pode ser feito de envelope plastico para cd?
Se olharmos com olhos atentos, todos os materiais que jogamos fora e que poderiam ser reutilizados, iremos nos surpreender. Veja abaixo alguns deles que vão para o lixo, mas que poderiam se tornar arte:
- Caixa de leite;
- Potes de requeijão;
- Papéis de presente;
- Pedaços de tecido proveniente da reforma de roupas;
- Rolinho de papel higiênico;
- Borra de café;
- Sementes de frutas e legumes
É surpreendente, não? Todas essas coisas podem ser repensadas e aplicadas no desenvolvimento de peças. É possível, por exemplo, montar uma cartela personalizada para bijuterias usando a caixa de leite.
Os papéis de presente poderiam revestir a caixa, o rolinho de papel higiênico poderia ser recortado e transformado em divisões para as bijuterias.
E as sementes poderiam ser coladas como decoração ou como fechos envoltos por fios de nylon.
Sem limites de criatividade para o artesanato
Tendo em mãos tantos elementos, e todos eles de fácil acesso, fica fácil colocar a criatividade em prática.
Uma boa opção para produção, é misturar elementos reaproveitados em casa com peças prontas, que facilitem a produção. Para fazer um artesanato em madeira, a caixa de madeira pronta pode facilitar a construção da peça.
Em lojas de artesanato é possível encontrar muitas variações de tamanho, preço e qualidade. A caixa mdf é, normalmente, a mais em conta.
Depois de comprada, é hora de decorar. Como falamos lá em cima, a borra de café é um material que pode ser reaproveitado para essa decoração.
Quando aplicada em papel, madeira ou mdf, deixa manchas amareladas que podem dar um tom boêmio e envelhecido à peça.
O uso de embalagens de papelão e do rolinho de papel higiênico também é interessante para essa peça, pois os tons se aproximam e harmonizam a composição de cores do seu produto.
Opções e substituições
Segue abaixo algumas opções de peças básicas para o início da produção. É importante ir se adequando a cada tipo de material, pois há variação de aceitação de colas ou tintas entre eles.
- Madeira;
- Estêncil – placas plásticas para impressão manual de imagens, letras e formatos;
- MDF – placa com fibra de madeira, mais maleável.
O artesanato é muito variado e trabalha com diferentes materiais. Na hora de escolhê-los é importante levar em consideração o que você procura.
Caso queira uma peça que dure muito tempo, seja resistente e fique exposta ao tempo, por exemplo, procure materiais mais duros e de composição original. Eles podem ser mais caros, mas atenderão à sua demanda.
Caso esteja iniciando no mundo do artesanato, opte por materiais mais baratos, explore bastante aquilo que você tem dentro de casa e faça testes.
Entenda com qual tipo de tecido, cola, tinta ou outro material você trabalha melhor, pois isso contribuirá para a produção de uma peça harmoniosa.
Se a sua vontade é inovar, explore a internet! Hoje em dia há um número enorme de blogs e vídeos tutoriais com técnicas de artesanato.
Desde a produção de peças de roupa, passando pela produção de embalagens personalizadas, por objetos de decoração, por objetos funcionais, crochê, tricô e muitos outros.
Além disso, há aqueles que fizeram experimentos que deram certo e compartilham a sua experiência, há aqueles que descobriram novos materiais e ensinam como usá-los. Aproveite e aprenda também.
Se em meio a essas experiências você for o novo descobridor de técnicas e matérias, compartilhe e ensine, assim o artesanato se renova e evolui, como foi desde o começo.