Materiais de papelaria estratégicos para o seu negócio
Atualmente a comunicação visual é um investimento essencial para qualquer negócio, visto que hoje a atenção do cliente é cada vez mais difícil de captar devido aos estímulos constantes e diários que as pessoas recebem. Se algo não agrada esteticamente, ele não será lembrado, pois nem será visto.
Apesar disso, os clientes estão recebendo tantos estímulos visuais que as empresas precisam ter bem definidas as estratégias e ações nesse setor para conquistar a atenção e ser lembrada pelos seus públicos.
Algo que sempre agradou e agrada nos dias de hoje é fazer o cliente se sentir especial e valorizado. Como? Investindo em brindes que são objetos personalizados.
Além de chamar a atenção essas ações também contribuem para um estreitamento no relacionamento entre a organização e seu público.
Brindes personalizados
O ramo que atua com a confecção de brindes e acessórios personalizados tem se expandido e oferecido aos seus clientes cada vez mais opções criativas e objetos possíveis de serem personalizados.
Por isso é importante ter a estratégia bem definida e alinhada, pois contribui para o foco e direcionamento correto do produto.
Empresas que atuam com eventos como festas de aniversários, casamentos e formaturas comumente realizam esses brindes personalizados para eternizar o momento, ou seja, elas se conectam emocionalmente com o cliente.
Os copos promocionais, por exemplo, além de incentivar o consumo sustentável, também permite que o participante leve consigo um objeto que o faça lembrar dos bons momentos vividos no evento.
Em eventos nos quais o foco é mais corporativo como palestras, feiras e workshops os brindes personalizados precisam ser uteis para a situação, ou seja, algo que a pessoa consiga usufruir naquele momento, como caneta e caderneta personalizada lembrancinha.
Assim, enquanto as pessoas assistem as apresentações elas conseguem realizar as anotações e, ao mesmo tempo, divulgar a marca da empresa gerando ainda mais mídia e desejo em outras pessoas de possuírem o mesmo recurso.
Mas há outras formas de proporcionar a conectividade que pode ocorrer pela relação de pertencimento de algum grupo e essa sensação pode ser gerada tanto para os seus clientes externos quanto para o seus clientes internos.
O uniforme também pode ser usado com essa estratégia, além desse recurso temos o cartão de visita que é utilizado tanto para apresentação/identificação como também mostrar as pessoas para qual organização atua ou qual empresa está presente em determinada situação.
Organizando a Empresa
Um outro recurso interessante que a comunicação visual proporciona a um estabelecimento é a sua identificação ou identidade visual, que pode ocorrer a partir do uso de algumas estratégias como a tipografia e as cores.
Em estabelecimentos comerciais a fachada e a vitrine são muito importantes e podem ser o diferencial para chamar a atenção.
Mas, quando o estabelecimento fica em um prédio comercial?
Sem problemas! Muitas empresas, principalmente as de serviço também precisam buscar formas de se destacarem no mercado e um recurso utilizado é o adesivo de parede, que pode, em alguns casos, ser instalados tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, chamando a atenção das pessoas que passam próximo ao estabelecimento.
Depois de tornar o ambiente identificado com os adesivos as empresas precisam também fornecer aos seus colaboradores recursos materiais para trabalharem. Assim, algo que na maioria das vezes os agrada e são utilizados com constância são papéis para realizarem anotações e recados.
Algo fácil de solicitar em qualquer gráfica é o bloco de notas que ao invés de serem apenas um aglomerado de pequenos papeis, podem ser utilizados como um recurso visual de identificação da marca, pois é possível imprimir com a logo em formato de marca d’água e ser diferenciado.
Já para os estabelecimentos comerciais que atuam com registro de pedidos, ou seja, as comandas, também é necessário chamar a atenção, dessa forma o bloco de pedido precisa ser identificado com a marca e mais algumas informações simples do estabelecimento como o cnpj e o endereço comercial.
Além dos recursos visuais citados acima, há muitos outros que as empresas podem investir e deixar a sua marca em destaque como:
- Camisetas;
- Sacolas ecológicas;
- Broches;
- Garrafas de água.
O importante é sempre ter uma boa estratégia de comunicação composta por um plano que precisa ser realizado tanto pela equipe de comunicação como pela diretoria da organização, para estreitar os relacionamentos da organização com os seus diversos públicos e também conquistar ainda mais o nicho de mercado que empresa atua.