Itens relevantes para condomínios
Morar em prédio e condomínios têm sido uma das melhores alternativas para as pessoas que querem viver com um pouco mais de tranquilidade.
Isso porque essas pequenas comunidades são cercadas por muros, oferecendo muito mais segurança para quem vive em seu interior.
Além disso, o serviço de porteiros, câmeras e portões garantem que o acesso para dentro dos condomínios seja feito apenas pelas pessoas autorizadas, de forma que as invasões se tornam bem menos comum.
Outro benefício é que são formadas pequenas comunidades, nas quais todos os vizinhos se conhecem e podem conviver e desfrutar das áreas de lazer juntos.
Para as crianças, existe a vantagem de poder brincar nas áreas comuns do prédio e ao ar livre, sem que os pais precisem se preocupar se os filhos estão na rua correndo perigo.
Existem alguns itens que podem passar por despercebido pelos síndicos e responsáveis pelos prédios, mas que são capazes de melhorar ainda mais a convivência das pessoas em seu interior.
Não deixe de usar placas
É quase impossível avisar todos os condôminos pessoalmente sobre os problemas que o prédio enfrenta no momento, então não se esqueça de preparar maneiras de informá-los nas áreas de circulação comuns.
Prepare alguns informativos e pendure-os nos elevadores. Assim, todos terão a oportunidade de entender a situação e, se restar alguma dúvida, eles poderão falar com o porteiro, com o síndico ou com o zelador.
No caso de prédios que não contam com o serviço de elevador, pendure placas informativas nas portas das escadas e saídas do local.
No caso de haver alguma área que não pode ser utilizada, seja por pintura, reforma, ou outro tipo de problema, não se esqueça de colocar uma placa de interdição.
Essa ação é importante para que eles saibam que não podem transitar por aquela região.
Porém, se for uma parte pela qual certos moradores precisam passar, converse com eles individualmente e explique a situação, informando exatamente o que aconteceu e abra uma exceção, caso necessário.
De qualquer forma, existem algumas placas de sinalização para condominios que são obrigatórias nas áreas comuns.
Elas vão garantir que todas as regras de comportamento do local estejam de fácil acesso, ou seja, que todos estarão avisados sobre o que se pode e não se pode fazer.
A maioria delas dizem respeito sobre:
Circulação nas garagens;
Entrada e saída de animais de estimação;
Recado aos visitantes;
Regras no uso de piscina;
Avisos em partes elétricas;
Questões de portões;
Permissão de fumar ou não.
Para as garagens deve haver uma sinalização que diz respeito à velocidade máxima permitida para a circulação de carros e motos em seu interior.
Outros avisos, como a obrigatoriedade do crachá ou o sentido da direção dos veículos também podem aparecer, além de alguns outros que são características de cada condomínio.
Já para os animais, pode haver algumas regras quanto a sua entrada e saída. É bem provável que eles tenham que entrar ou pela área do garagem, ou na área comum, desde que estando no colo de seus donos.
Para os visitantes, os avisos dizem respeito sobre a sua identificação que deve ser feita ao porteiro.
As recomendações para a piscina podem variar, mas, em geral, elas dizem que não são permitidos animais, crianças desacompanhadas, consumo de alimentos e bebidas alcoólicas no local.
Outras regras gerais também podem ser citadas, como: não se aproximar de fiações e cercas, pois elas podem dar choque e causar danos à saúde daquele que entrar em contato com elas.
Não fumar nas áreas internas ou comuns, dependendo de qual é o regramento do prédio, e fechar os portões corretamente para que o porteiro não precise sair da portaria para fechá-lo.
Usando caixas organizadoras
A caixa organizadora pode ser um bom utensílio para ajudar na organização do prédio. É possível armazenar dentro delas alguns dos papéis de documentação que precisam estar no local para uso do síndico ou zelador.
Também é possível fazer uma seção de achados e perdidos no condomínio, de forma que os condôminos que encontrarem algo podem levá-lo ao porteiro com facilidade.
As caixas poderão ser utilizadas para guardar estes objetos, de forma que, quando alguém notar que perdeu algo, poderá ir até essa caixa e buscar o seu objeto.