Confira a forma correta de inaugurar seu novo produto
Se o mercado sempre foi marcado pela concorrência acirrada, com a crise tal situação se agravou ainda mais. Saiba como inaugurar o seu produto.
O motivo por trás disso é o fato de que o apuro financeiro faz com que os consumidores fiquem menos propensos a gastar, o que, por sua vez, obriga os estabelecimentos a oferecer cada mais atrativos para conquistar novos clientes.
Por mais que haja diversas maneiras para se destacar perante a concorrência, há uma que, em tempos de crise, costuma se destacar: o lançamento de novos produtos.
Apesar de isso parecer paradoxal, a estratégia está longe de sê-lo: em boa parte das vezes, as marcas criam produtos que têm como objetivo se alinhar com as novas preferências dos consumidores, que passam a valorizar mais a relação custo-benefício.
Entretanto, é preciso ter em mente que, para que o lançamento de um produto traga todo o retorno planejado para a marca, é fundamental que ele seja realizado de modo planejado, para que atinja o público pretendido.
Confira algumas dicas para isso a seguir:
Planeje uma estratégia de divulgação
Não importa se o produto em questão é uma tela de projeção com tripé ou um cosmético: seu lançamento deve ser planejado.
Isso significa que, enquanto o produto em questão ainda é elaborado, é preciso que o fabricante defina como ele será anunciado ao público. Normalmente, esse planejamento inclui informações como:
Público-alvo ou persona;
Meios de comunicação consumidos pelo público;
Diferenciais do produto;
Orçamento para a divulgação.
Assim, toda a equipe envolvida no projeto pode saber quais são os objetos a serem atingidos com a divulgação, bem como qual é o valor que pode ser gasto em todas as ações.
Normalmente, é interessante tomar atitudes como realizar eventos ou ações de live marketing diretamente no ponto de venda.
Nesses casos, pode-se investir em um telão ou em promoters que interajam com os presentes e expliquem os diferenciais do produto.
Quando o orçamento for mais restrito, recomenda-se investir pesadamente em ações nas redes sociais, que têm um custo inferior e um impacto igualmente significativo.
Nesse caso, o custo se limita a profissionais e à verba necessária para impulsionar anúncios – que, por sinal, costuma ser mais baixa que o valor referente à contratação de um fornecedor de display, por exemplo.
Por fim, quando o valor a ser investido é limitado, também pode haver a opção de contratar microinfluenciadores.
Como o próprio nome dá a entender, trata-se de influencers que, apesar de trabalharem com um público mais limitado, costumam interagir mais com ele. Assim, as ações realizadas junto a tais profissionais costumam ser mais efetivas.
Crie uma embalagem impressionante
Pesquisas revelam que o produto, por si só, não é o suficiente para que um consumidor tome uma decisão de compra: é preciso investir em uma embalagem atrativa.
Assim, é altamente recomendado investir na contratação de designers e outros profissionais qualificados para se responsabilizarem pela tarefa.
Vale ressaltar que, no caso do lançamento, é interessante criar uma versão diferenciada da embalagem, seja com um papel de seda personalizado ou com um formato distinto e mais marcante.
Deste modo, oferece-se uma espécie de recompensa a quem comprar a mercadoria logo no lançamento.
Isso, contudo, não significa que, passada a febre da novidade, a embalagem escolhida possa deixar a desejar: é preciso que ela seja bem projetada, além de periodicamente atualizada, conforme as tendências do mercado.
Afinal, uma simples sacola de papel passa uma impressão de amadorismo, prejudicando a imagem da marca junto a ele.
Considere criar uma edição limitada
Como o próprio nome diz, edições limitadas são versões de produtos diferentes das normais, que são vendidas durante um período definido, e, geralmente, curto.
Seu caráter único e o fato de elas não existirem em livre demanda fazem com que os consumidores fiquem curiosos, e, consequentemente, mais propensos a comprar o item em questão.
Tudo isso torna esse recurso uma excelente maneira de se promover um novo produto, que ainda tem que conquistar o seu espaço no mercado.
Da mesma maneira, é interessante dar um trato diferenciado ao consumidor que opta por comprar a mercadoria recém-chegada às prateleiras.
É possível, por exemplo, incluir um brinde na embalagem, ou até mesmo incluir etiquetas personalizadas nela, dando um toque pessoal inconfundível ao item.