Importância da comunicação visual para as empresas
Para que os seres humanos consigam interagir dentro da sociedade é muito importante a comunicação. A comunicação permite a emissão de uma mensagem e a compreensão dela.
Existem diversos tipos de linguagem como a verbal e a não verbal, e dentro das empresas é importante o uso da linguagem não verbal, conhecida também como comunicação visual.
Assim, a comunicação visual dentro do mundo corporativo consiste em toda e qualquer estratégia de marketing que utiliza inúmeros elementos não verbais como tags para roupas, uso de mídias tradicionais como pôsteres, jornais, revistas e meios digitais como:
- Posts nas redes sociais;
- Infográficos;
- Banners digitais;
- Vídeos.
Todos esses elementos são importantes para a criação de uma comunicação visual ativa e bastante eficiente. No decorrer desse artigo tentaremos entender melhor a comunicação visual e como fazer uma comunicação efetiva.
Entendendo melhor a comunicação visual
A comunicação visual tem diversos elementos que o compõe e atua em muitas etapas da identidade visual, assim, essas atividades podem ser usadas para criação de etiqueta tag para roupas, outdoors, vídeos e outros materiais de divulgação.
O uso desses elementos permite que a marca tenha posicionamento dentro do mercado e ocorra o aumento da visibilidade. A grande vantagem da comunicação visual é criar componentes para agregar valor a marca e torná-la inesquecível para os consumidores.
Assim, os consumidores ao realizarem a compra lembrarão da sua marca, das suas cores, e assim, influenciando diretamente nos lucros.
Por conta disso, o investimento na comunicação visual, em empresa de outdoor, agências de publicidade e consultorias de marketing são de grande valia para a estratégia de propaganda e vendas da sua marca.
A falta do investimento nesse setor da empresa faz com que os clientes tenham dúvidas e questionem sobre a qualidade e eficiência dos produtos. Assim, a identidade visual traz confiança e credibilidade para os negócios.
Abaixo falaremos sobre algumas dicas sobre como ter uma boa comunicação visual.
Dicas para uma boa comunicação visual
Para que uma boa comunicação visual seja feita é preciso antes de tudo, um plano. O planejamento pode ser feito com a ajuda de uma agência de marketing ou uma consultoria de comunicação visual.
Existem algumas dicas importantes para uma boa comunicação visual:
Dica 1:
Em todos os elementos visuais que são compostos precisam passar a missão, visão e valores da empresa, de modo que reflita quem realmente é a empresa.
Dica 2:
Ao criar os componentes da comunicação visual como outdoor preço, vídeos e outros é sempre necessário pensar no público de seu produto ou serviço.
Público mais jovens gostam de peças publicitárias mais arrojadas e conectadas com a realidade. Públicos mais velhos preferem peças mais sérias, com toques de humor sofisticado.
Assim, sempre leve em consideração ao público que a comunicação visual está se destinando.
Dica 3:
Crie um logotipo (ícone com letras estilizadas) ou uma logomarca (ícone composto por imagens e formas) única e inesquecível.
Essa logomarca ou logotipo será necessária para criar uma comunicação com o público.
Dica 4:
Crie um padrão para as peças digitais e para as impressas, isso garante uma uniformidade na identidade visual.
É muito importante que esses padrões existam, seja para embalagens na impressora de código de barras, seja para as mais diversas peças publicitárias.
Dica 5:
Escolha as cores corretas para as peças publicitárias. As cores transmitem emoção, sensações.
Assim, por exemplo, se sua empresa lida com o ramo alimentício é possível que escolha as cores vermelha e amarelo, pois essas cores estão associadas ao desejo de fome, e sua empresa se apresenta ali com a solução: a saciedade da fome.
O azul é mais sóbrio, indicado para escritórios e consultórios médicos que precisam passar imagem de profissionalismo e seriedade. Uma boa comunicação visual utiliza muito bem as cores.
Dica 6:
Construa também uma identidade visual no espaço físico da sua empresa.
Assim como as embalagens precisam passar pela impressora codigo de barras para irem aos supermercados, a comunicação física no ambiente é essencial. Invista em fachadas e placas bem feitas e pensadas em como atrair o público.
Desse modo vimos que a comunicação visual é essencial para que uma empresa consiga expandir seus negócios e aumentar a visibilidade dentro do mercado.
O investimento em comunicação visual também é essencial para que a sua marca e seu produto se posicione como uma marca que traz soluções com confiabilidade e segurança.