Identidade visual deve ser empregada em toda oportunidade
A identidade visual de uma empresa é muito importante para que ela seja reconhecida por meio de marcas e logos exclusivos, em diferentes situações e oportunidades de divulgação e publicidade.
Os produtos e serviços propostos pelas empresas levam um selo de qualidade, que pode facilitar a escolha do consumidor em uma prateleira repleta de marcas que disputam o mercado de maneira acirrada pela atenção de determinados públicos.
Para isso, é preciso desenvolver uma identidade visual para que todos os materiais estejam na mesma sintonia, com projetos de comunicação interligados. Isso deve ocorrer tanto no ambiente interno de uma empresa, quanto em centros de distribuição e pontos de vendas.
Folheteria alterna entre o tradicional e o moderno
As ferramentas utilizadas podem ser variadas, empregando processos tradicionais ou modernos, desde que estejam ao alcance do público-alvo. O avanço no mercado ocorre de diversas formas, sempre com a identificação visual sendo implementada de acordo com as possibilidades de divulgação.
Diante disso, a papelaria de uma empresa pode ser o primeiro passo para a divulgação de uma marca, com diversos materiais impressos que podem ser distribuídos em pontos de venda e locais estratégicos. Entre esses materiais, podemos destacar:
- Folders;
- Papel timbrado;
- Cartão de visitas;
- Bloco de anotações.
Todo o trabalho de arte deve ser realizado por profissionais que trabalham na área da publicidade, para que possam usar a criatividade e empregar o logo corporativo em destaque visual. A criação de um folder em papel couchê 80g serve para divulgar os produtos oferecidos, com o tamanho adequado para ampla divulgação em feiras e eventos.
A documentação relacionada a parte burocrática pode ser impressa sobre o papel timbrado, para que seja reconhecida como oficial. O cartão de visitas deve ser destinado aos profissionais que representam a empresa, como o nome, cargo, telefone e e-mail para contato.
O bloco de anotações pode ser distribuído entre funcionários, colaboradores, empresas terceirizadas e clientes, como forma de brinde. É um agrado que permite que a marca esteja presente no dia a dia das pessoas, evitando que a marca caia no esquecimento.
Com a evolução tecnológica presente diariamente na sociedade, o papel físico recebe a companhia do flyer digital, um produto que pode ser visualizado por meio de computadores, tablets e celulares.
Utilizando um aplicativo disponível nas lojas virtuais, esse modelo de ferramenta deve ser divulgado para o público que está familiarizado com a tecnologia. Através dele, é possível fazer apresentações específicas, como apresentação virtual dos produtos, e até mesmo uma visita interativa pela planta fabril.
Ferramenta permite divulgação de contato
A tecnologia ainda não substituiu a conversa presencial, que muitas pessoas fazem questão de que aconteça. Dessa forma, a papelaria é importante quando se trata de ferramentas que podem proporcionar o início de diálogo entre duas ou mais pessoas.
Por isso, a apresentação de um cartão de visitas engenheiro civil logo identifica a profissão da pessoa, direcionando a pauta para o assunto de interesse de ambos. Esse papel tem uma importância que justifica o investimento, quando se trata de produção de folheteria de uma empresa.
Outros profissionais e empresas podem utilizar esse item para atrair clientes e chamar a atenção para uma promoção ou desconto programado. A oferta de um cartao fidelidade manicure pode ser oferecido dentro de um salão de beleza, induzindo a clientela a retornar na primeira oportunidade.
Os restaurantes também se aproveitam desse modelo de divulgação, fidelizando os clientes e estimulando a comercialização em um local específico. Dessa forma, ganha o empreendedor e o consumidor, de todas as formas.
A simples menção sobre um cartão de fidelidade de uma empresa desperta o interesse do público-alvo, unindo o útil ao agradável.
Impressoras especiais para serviços exclusivos
A marca de uma empresa deve estar estampada, sempre que possível, nos mais diferentes elementos de divulgação, como brindes, materias de papelaria e uniformes.
Até mesmo o ato de fazer um pagamento no caixa de um estabelecimento comercial permite a emissão de um cupom fiscal, ou comprovante de compra, impresso em uma bobina 80×40 mm com os dados da empresa, e o mais importante, a marca corporativa.
No caso de empresas que trabalham com produtos tipo exportação precisam identificar as cargas de maneira adequada, com o uso de código de barras de reconhecimento internacional. Como o transporte durante todo o trajeto pode sofrer as mais diferentes adversidades, é preciso utilizar uma impressora adequada para a emissão de etiquetas legíveis e duráveis.
Com isso, é possível a impressão térmica de etiquetas utilizando o ribbon 110×74 mm, que é um tamanho adequado para a fácil leitura e identificação dos produtos em portos, aeroportos e aduanas.
Portanto, todo o momento que é possível empregar a identidade visual da empresa deve ser aproveitado. Desse modo, a marca alcança espaços de maneira natural, dentro do planejamento estratégico de comunicação visual.