Identidade e comunicação visual: recursos para empresas
O ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado” se encaixa perfeitamente ao meio mercadológico. Os produtos são consumidos e as marcas passam a ser conhecidas quando um investimento estratégico em comunicação visual para promoção da marca é realizado, fazendo com que as pessoas saibam quem ela é, o que faz e o que almeja.
Atualmente com a crescente utilização da internet, chamar a atenção do consumidor é um desafio para os profissionais da área e por esse motivo todos os recursos visuais e seus meios de promoção são explorados e valorizados ao máximo.
Independentemente na área de atuação a marca precisa se promover. Um comunicação assertiva contribui para:
- Aumento das vendas;
- Prospecção de clientes;
- Fidelização dos públicos;
- Bom posicionamento no mercado;
- Aumento do lucro.
Além disso, na organização interna a comunicação visual traz mais união, sentimento de pertencimento, valorização dos funcionários e um clima organizacional mais leve e produtivo.
Norteada pela identidade visual, composta por slogan, marca, cores e tipografia, a comunicação visual agrega valor à imagem que o mercado produz de cada organização, por isso sua aplicação precisa ser priorizada, planejada e então, executada.
Em quais meios aplicar a comunicação visual?
Há uma variedade de locais que podem ser explorados, desde os itens obrigatórios, como as etiquetas e rótulos informativos, até os meios virtuais. Um espaço que pode e deve ser explorado é a fachada da loja, que serve como uma apresentação e cartão de visita para os clientes.
Atualmente shoppings e grandes lojas investem em um tipo de fachada dinâmica, personalizada e econômica, permitindo que até mesmo pequenos estabelecimentos invistam nesse mesmo estilo. As fachadas em ACM – material de alumínio composto, são leves, moldáveis e originais.
Fazendo uso das cores e intensidade corretas a fachada é transformada, impactando e surpreendendo positivamente os clientes. Além da fachada há as embalagens, redes sociais, sites e materiais gráficos produzidos pelas empresas.
Aplicações internas
Dentro das empresas e estabelecimentos comerciais, os recursos visuais também são aplicados nos processos, seja para otimizar, aprimorar ou valorizar as produções.
O banner de aniversário é um deles, pois ao desenvolver para datas especiais eles podem ser aplicados em locais internos ou externos, variando no tamanho e nos modelos, pode ser uma ação de valorização dos funcionários ou clientes, de acordo com a estratégia aplicada.
Para atividades mais simples, que podem ser desenvolvidas internamente sem o apoio das gráficas, é necessário investir em alguns equipamentos que permitam que os processos sejam otimizados e realizados.
O carimbo de data serve para deixar as documentações mais organizadas e padronizadas. Com ajuste automático eles, em poucos segundos, datam e arquivam corretamente as documentações.
Devido ao desenvolvimento das tecnologias há modelos atualizados e mais eficientes, de praticamente todos os recursos que são utilizados nos meios de trabalho e pessoais, com isso os modelos de carimbos automáticos já foram desenvolvidos e são aplicados aos documentos com mais praticidade e precisão.
Outro acessório muito importante é a impressora, utilizada tanto para impressão de projetos visuais quanto documentos, contratos e processos importantes que precisam ser validados e arquivados na organização.
Dentre os modelos presentes no mercado, o mais comum é a impressora a jato, facilmente manuseada, essa impressora está disponível no mercado para compra ou locação em diferentes tamanhos e modelos.
Imprimindo em preto e branco ou colorido, as impressoras a jato possuem cartuchos com as tintas que precisam ser substituídos sempre que acabam ou passam da data de validade.
Uma tendência é a locação desse equipamento, pois a substituição dos cartuchos, os suprimentos para impressora e a manutenção são subsidiados pela empresa que fornece o equipamento resultando em uma grande economia para os escritórios e espaços comerciais.
É importante ressaltar que as impressoras dentro dos escritórios servem para impressão de trabalhos mais simples, quando os projetos gráficos forem mais complexos será necessário o investimento de uma impressão profissional executada com as máquinas e materiais adequados para que a qualidade seja atendida.
Com isso, as empresas conseguem promover um desenvolvimento sólido e exponencial, sendo conhecidas, consumidas e valorizadas pelos clientes cada vez mais, fazendo uso de todos os recursos visuais disponíveis para fixar a identidade e alcançar a construção de uma imagem que seja respeitada e valorizada no mercado, aumentando e reforçando sempre o seu diferencial competitivo.