Exposição de produtos contribui para aumento de vendas
A disposição de produtos, aos olhos dos clientes, é um fator que ajuda muito nas vendas de um comércio. As lojas que possuem vitrines de vidro, que deixam seus produtos expostos, do lado externo, tem um faturamento superior às lojas que não possuem um local específico para mostrar aos potenciais clientes o que o comerciante tem a oferecer.
O tamanho, as disposições dos produtos, a iluminação e até mesmo a precificação dos produtos pode ajudar, em efeito de comparação, com lojas concorrentes.
Os clientes preferem saber o quanto vai gastar, ao invés de perder tempo sendo atendido por um balconista, que muitas vezes está ocupado e não pode atender de maneira satisfatória o propenso comprador.
Por isso, é preciso dar a devida atenção a este espaço tão nobre em uma loja.
Clientes precisam olhar para os produtos
Mesmo que as lojas tenham um expositor interno, especifico para determinados produtos, como pontos de venda de marcas mais atraentes para os clientes, o comerciante precisa deixar todos os produtos organizados, de maneira que possa oferecer ao cliente diferentes alternativas quanto a marcas, cores, modelos, formatos e preços.
Muitos lugares preferem ignorar a exposição que as vitrines atraem e disponibilizam os produtos apenas internamente, com corredores de prateleira devidamente alinhadas e os produtos divididos de maneira que o cliente possa seguir uma linha lógica de compra, facilitando a visualização por todo o espaço, de alto a baixo, para melhor aproveitamento de tempo.
Em lojas de nicho, com o mercado voltado para produtos específicos, os comerciantes deixam à disposição diferentes modelos de produtos, no qual o expositor de raçao para pet shop oferece uma variedade de comida voltada para as raças de cães e gatos, que são os animais de estimação mais comuns.
É possível ainda, encontrar serviços veterinários nestes espaços, que atendem furões, peixinhos de aquário, coelhos, pássaros e tartarugas.
Por trás dos balcões, os atendentes costumam ter ao alcance produtos mais específicos, que podem ser visualizados pelos clientes, mas que precisam de mais cuidado no manuseio.
Como muitos não podem ficar em exposição em uma vitrine, o local ideal é em uma estante de aço inoxidável, que tem as características próprias para suportar produtos com pesos maiores.
Desta forma, o cliente pode solicitar para olhar mais de perto, verificar os detalhes e até mesmo o funcionamento de um equipamento, ou então os ingredientes de uma ração especial.
Já nas compras regulares, que ocorrem no dia a dia, para consumo próprio, os clientes procuram armazéns, quitandas e mercados.
Como é possível dividir por categorias, os expositores para supermercados são facilitadores de compras para os consumidores, que organizam os produtos de maneira prática e segura, como itens para limpeza, padaria, açougue, entre outros.
Em locais que a reposição é permanente, os produtos seguem padrões de qualidade, favorecendo o cliente a encontrar produtos de época, entre outras vantagens, como:
- Variedade de marcas e sabores;
- Organização de laticínios;
- Destaque para promoções;
- Produtos refrigerados.
Diferença na cor pode confundir cliente
Um espaço que precisa ser chamativo, com luzes e cores agradáveis, é em uma loja de automóveis.
Os veículos novos possuem uma cera especial, que destaca, sob a luz específica, detalhes que chamam a atenção, principalmente a cor.
No caso de carros zero quilômetro, com o lançamento de uma nova linha no mercado, é comum encontrar vários modelos enfileirados, um ao lado do outro, para que se destaquem dos demais veículos em exposição.
Para chegar com todos os carros ao mercado, as cores empregadas para a lataria foram estudadas, seguindo pesquisas de mercado e também a tendência da moda.
Quando há uma diferença em veículos de mesmas cores e de modo a não confundir o cliente, os carros com pintura defeituosa retornam para a fábrica e passam pela cabine de luz para controle visual de cores.
Nestes casos, verifica-se a metameria, que se dá quando cores iguais tornam-se diferentes. Sob determinados aspectos da luz. os padrões se alternam e é preciso corrigir, para não haver mais falhas na linha de produção.
Esta correção acontece em laboratórios especializados, que determinam as alterações no procedimento de aplicação e nas equações químicas que são formuladas na preparação.
Após todos os testes realizados, o novo componente é disponibilizado e distribuído para entrar na linha de produção, novamente.