Etiquetas garantem informações e segurança de produtos
Oferecer produtos de qualidade, com segurança e praticidade, para os clientes, é uma maneira de atender bem, por parte dos comerciantes. As informações devem ser passadas de maneira clara, sucinta, e que não permita nenhuma margem para dúvidas.
Mesmo assim, é importante deixar um canal aberto, para poder esclarecer dúvidas, quando estas surgirem.
Informação ideal ao consumidor
No setor de venda de produtos têxteis, como roupas, produtos de cama, mesa e banho, e brinquedos de pelúcia, as informações da confecção, e os materiais utilizados, devem ser informados, para que os consumidores possam usar, sem se preocupar com produtos alergênicos.
Pessoas costumam ter rinites e sinusites alérgicas, e por isso, devem evitar certos tipos de tecido. Por isso, é muito importante que elas sejam informadas quais as composições dos produtos expostos, que são oferecidos em lojas e magazines.
Seguindo normas regulamentadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, as fábricas de produtos têxteis devem seguir alguns padrões para a aplicação de etiquetas para roupas, como:
- A constituição e demais propriedades do produto;
- Fabricante, marca, nome fantasia e razão social;
- Diferenciação de tamanho, conforme especificações técnicas;
- Simbologia para cuidados com a peças.
As roupas, em todas as suas variantes, como camisas, camisetas, calças, bermudas, saias e vestidos possuem um tipo de material em sua constituição, e muitas vezes, por conta da sensibilidade da pele do usuário, pode causar algum tipo de alergia ou irritação.
Isto justifica o uso de uma etiqueta de composição nas peças, indicando a presença de poliéster, algodão ou seda, por exemplo.
Para casos de reclamação, é importante ter disponível a marca e o nome do fabricante, assim como a razão social, que vai permitir ao consumidor o fácil acesso em casos de necessidade de um contato direto com a empresa responsável pela disponibilidade das peças no mercado.
A indicação de tamanho tem como objetivo não gerar qualquer tipo de dúvida ao cliente, em caso de compras em pacotes fechados, como roupas íntimas, e que não podem ser testadas nas lojas e magazines.
E as informações realizadas por meio de simbologias garantem os cuidados que devem ser tomados com as peças, no momento da lavagem e do uso do ferro de passar.
Para algumas peças, como as destinadas a cama, mesa e banho, os cuidados são os mesmos quanto à informação ao cliente, mas podem ser feitas com uma rotuladora automática dentro das lojas que vendem este tipo de produto, especificamente, podendo atrelar a marca da loja ao produto oferecido ao público consumidor.
Estas informações podem estar à disposição em informativos distribuídos aos clientes, ou em pacotes que são utilizados como embalagens, para proteger os produtos contra poeira, fungos e bactérias, enquanto expostos nas prateleiras.
Segurança comercial para o empresário
Os comerciantes também precisam contar com etiquetas lacres de segurança, para impedir roubos e falcatruas dentro de seus estabelecimentos.
Com isto, a segurança se torna mais eficiente, e também garante produtos e serviços de qualidade para os consumidores, que procuram um estabelecimento que trabalha com materiais de qualidade.
Este tipo de material pode ser inserido nas peças, sem comprometer a qualidade ou as informações contidas nas etiquetas.
A remoção deve ser feita após o pagamento no caixa, sendo realizado por um funcionário, com o uso de uma máquina especial, que é desenvolvida para este tipo de serviço.
Para empresas que vislumbram a expansão da marca, é possível solicitar a criação de etiquetas personalizadas, que só podem ser utilizadas em peças exclusivas, e vendidas em lojas e magazines exclusivos, agregando mais valor às peças.
Com produtos de qualidade e bens duráveis, que refletem o compromisso em oferecer o que há de melhor no mercado, para o mercado consumidor.
Como a comercialização de produtos tem como uma das características principais a competição, é preciso se diferenciar dentre os concorrentes, das mais diferentes formas.
Para o mercado esportivo, muitas empresas disponibilizam etiquetas adesivas, com o logo e o nome da marca, para que possam ser coladas em cadernos, bicicletas, skates, pranchas de surf, motocicletas e carros, e assim, disponibilizar a marca em diferentes locais, alcançando o público alvo de diferentes formas.
Empresas de outros setores também se beneficiam desta jogada de marketing, utilizando etiquetas, permitindo que a marca esteja em diferentes estabelecimentos comerciais, como shopping centers, hipermercados, farmácias e drogarias. Tudo para garantir estar próximo ao cliente.