Estratégias de marketing que podem auxiliar nas vendas do seu quiosque
As estratégias de marketing nada mais são do que estratégias de venda e possuem quatro fases: encontrar seus potenciais clientes, conquistá-los, fazer com que estes consumidores se mantenham fiéis à marca e aumentar as vendas com os clientes fidelizados.
Essa é uma dificuldade encontrada para quem possui um quiosque para shopping, por exemplo.
Para atrair os clientes a este tipo de negócio, é recomendável utilizar bastante propagandas visuais, como anúncios em jornais, revistas e em meios digitais.
Hoje em dia, as propagandas inseridas nas redes sociais estão cada vez mais ganhando força e consumidores, mas os materiais impressos de comunicação, como panfletos, banners, folders e placas de sinalização dentro do shopping ainda são bastante eficientes.
Mas, para que a atenção do seu target seja atraída, você precisa conhecer seus clientes. Faça uma pesquisa de mercado e tenha em mente para quem você deseja vender seus produtos ou serviços.
Qual a faixa etária desse público? Será para ambos os sexos? A qual classe social ele pertence? Qual o comportamento desse público? O que o atrai mais: anúncios em redes sociais, sites de notícia, rádio, revistas?
Depois de respondidas as perguntas, arregace as mangas! Sua empresa vai precisar de uma forte comunicação visual, que chame a atenção das pessoas.
Entender o seu público e saber um pouco do comportamento dele, o que ele gosta ou não já é um ponto positivo para alcançar seu objetivo.
Uma comunicação visual efetiva é capaz de:
- Passar credibilidade;
- Atrair novos clientes;
- Fortalecer sua marca;
- Destacar sua empresa das concorrentes;
- Fazer sua marca ser lembrada;
- Tornar a marca referência no mercado.
E o tal do marketing promocional?
Existe ainda outra ferramenta estratégica para alavancar as vendas do seu negócio: o marketing promocional. Trata-se de uma operação que se baseia em ações de promoção de vendas, ou seja, a interação da marca com seu público. Aqui, podem-se destacar os sorteios, merchandising, descontos e brindes.
O brinde é uma ferramenta muito importante para quem quer elevar suas vendas por meio do marketing promocional. A grande sacada do brinde é que ele deve oferecer utilidade ao seu cliente, como, por exemplo, os copos personalizados.
O copo é algo que todo mundo usa. Imagina um cliente em sua casa, tomando água e precisando de algum produto ou serviço que a sua empresa oferece? Quem ele vai lembrar?
Fora que só o ato de ganhar um brinde já leva o consumidor a pesquisar sobre a empresa, saber mais sobre seus produtos e serviços, mesmo que não esteja precisando naquele momento.
Por isso, é importante sempre colocar pelo menos um site, redes sociais, endereço do seu negócio no objeto. Desta forma, quando o cliente precisar dos seus produtos ou serviços, ele já saberá onde procurar.
Outra estratégia é criar uma ligação entre o brinde e a sua empresa. Pensar em algo criativo e novo também atrai mais olhares dos consumidores. Por exemplo, um quiosque de madeira que vende vinhos.
Em uma ação promocional, o cliente pode participar de uma degustação do produto e ganhar uma taça personalizada com a marca. Logicamente que o vinho seria servido nesta taça.
O simples ato de dar um brinde ao cliente já chama a atenção, pois representa carinho, fazendo com que ele se sinta especial e valorizado.
Feiras e eventos como marketing promocional
A participação do seu negócio em feiras e eventos do mercado também valoriza a marca e ajuda na reputação e imagem dela perante os consumidores e concorrentes.
Durante estes eventos é possível mostrar, com exclusividade, algum produto ou serviço, as tendências do próximo ciclo, além do que já é ofertado.
Além disso, é possível realizar promoções de última hora, entrega de brindes, vouchers ou cupons de desconto, entre outras ações.
Que a verdade seja dita: a maioria das pessoas nestes eventos vão mesmo para saber as novidades e ganhar mimos.
A necessaire para brinde em feira promocional é um exemplo do que sua marca pode distribuir para todos que visitarem o estande ou participarem de alguma ação. Além de ser útil, é um objeto que todos usam, homens e mulheres.
De qualquer forma, a sua empresa deve olhar para essas ações como forma de investimento e não como gastos desnecessários.
É preciso investir nos clientes para torná-los fiéis e também para atrair os novos consumidores, além de garantir uma boa reputação e posicionamento da sua marca no mercado.