Estratégias de comunicação visual
As comunicações visuais são cada vez mais importantes e necessárias para que as empresas se consolidem dentro do mercado e frente aos concorrentes. Falamos de comunicações visuais no plural, pois ela se destaca em seus formatos e o visual da atuação.
Para a composição dessas comunicações é preciso o investimento na chamada identidade visual, que são aplicadas nas mais diferentes peças publicitárias, dos brindes com canecas personalizadas, até mesmo na produção de vídeos dentro das redes sociais, cada vez mais em ascensão.
Neste artigo abordaremos sobre os mais variados pontos relacionados a comunicação visual, como os seus mais variados formatos, tanto na forma material como na forma digital.
Confira abaixo sobre esses aspectos.
A estratégia dos brindes nas empresas
A identidade visual consiste nas características que permitem que os clientes saibam que sua marca é aquela e que vende determinado produto.
Muitas vezes, as empresas, sejam elas do setor de impressora a jato, de informática e até mesmo supermercados fazem eventos e ações para expandir sua marca.
E para que o evento traga resultados uma das formas de conquistar novos clientes é a entrega de brindes. Esses brindes são muito variados que passam por:
- Canetas;
- Blocos de anotações;
- Canecas;
- Chaveiros.
Os brindes permitem o desenvolvimento do que chamamos de lembrança da marca. Afinal, quando você entrega um brinde, seja uma caneta, um bloco de anotação, tal elemento estará presente no cotidiano do cliente, de modo, que quando for preciso o cliente recorrerá a sua marca.
Portanto, os brindes personalizados entregues pelas empresas ajudam na composição da linguagem visual e da identidade da empresa. Abaixo falaremos sobre três tipos de brindes mais usados e entregues pelas empresas.
1. Canetas personalizadas
São um dos objetos mais entregues devido a sua utilidade. Mesmo com a tecnologia e os blocos de notas virtuais, as canetas ainda são muito utilizadas.
Assim, adote canetas personalizadas com o logotipo da empresa, e será um grande sucesso.
2. Calendário
Os calendários são outro tipo de brinde muito usado, que pode ser feito em impressora offset.
Apesar das agendas virtuais estarem em alta, escritórios e até casas usam um calendário físico para acesso de todos, sendo fundamental na organização das tarefas cotidianas.
3. Garrafinhas de água
As garrafinhas, conhecidas como squeezes são um brinde muito famoso e também uma opção muito popular e que estimula a promoção dos hábitos saudáveis.
Em eventos mais sofisticados e com orçamentos mais alargados, a empresa pode investir em garrafas térmicas.
Esses três tipos de brindes são muito utilizados, porém, existem muitos outros tipos como ecobags, blocos de notas personalizados a jato de tinta, porta-copos entre muitos outros.
No tópico abaixo falaremos sobre alguns aspectos com relação a estratégia virtual que as empresas podem investir e conseguir um grande retorno e o sucesso.
A estratégia virtual das empresas
A tecnologia invadiu o nosso espaço, principalmente, com o uso cotidiano dos smartphones e das chamadas redes sociais. Por estarmos cada vez mais conectados nas redes, esse se tornou um espaço em disputa pelas empresas.
Com isso muitas empresas reformularam suas identidades visuais para a internet, de modo a falar a linguagem dos internautas, que de um primeiro momento era jovem, mas que hoje, tem uma grande heterogeneidade de idade e acesso.
Deste modo, assim como as etiquetas personalizadas, permitem criar uma forma única de ver determinado ponto, a comunicação visual para a internet tem muitos formatos, que podem ser vídeos, imagens, gifs, e muitos outros pontos.
Um grande diferencial das redes foi o uso da imagem dos chamados influencers digitais. Essas pessoas são as que conseguiram grande audiência dentro da internet e se tornam garotos ou garotas propagandas com um toque mais “informal” e que atinge outros públicos.
Assim, entendemos que a internet se tornou um espaço muito diferenciado e que permitiu que as empresas inovações em suas comunicações, principalmente, focando no engajamento do público, como a escolha de novos sabores pelo público, sorteios, e também promoções bastante divertidas.
Uma empresa que investe de forma contínua na presença das redes sociais consegue garantir um aumento do público e consequentemente do seu faturamento.
Entendemos portanto que os processos de comunicação visual é fundamental para que a marca se posicione no mercado de forma única, forte e que ajude a aumentar os faturamentos.