Estratégias de comunicação visual
A comunicação visual é um setor muito importante por contribuir para a criação da identidade visual da marca, logotipo, assim como campanhas corporativas tanto para os clientes como para os colaboradores.
O objetivo deste setor, – que pode ser composto por profissionais de Design, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) – é compor a imagem de uma marca/empresa diante do público, trazendo visibilidade e, consequentemente, o aumento na lucratividade empresarial.
Por isso, no ramo corporativo, a comunicação visual se torna fundamental para conquistar os clientes. Cada vez mais, os mercados estão acirrados e competitivos, e a empresa que consegue um diferencial visual já tem vantagem.
Isso está relacionado ao ditado popular do “quem não é visto, não é lembrado”, ou seja, estar em um outdoor, um banner, em um anúncio na televisão ou em revista é fundamental para a imagem da empresa.
Além disto, existem outros elementos e estratégias que a empresa pode utilizar, junto ao setor da Comunicação, para atrair esta visibilidade e conquistar a confiança do cliente.
Estratégias: a atuação do setor da comunicação visual
A equipe de comunicação dentro da empresa, irá trabalhar em cima de cores, fontes, grafismo, ilustrações e imagens que formem um logotipo da empresa. O logotipo é como um símbolo que é utilizado para que o cliente consiga lembrar, de forma facilitada, da marca.
Além disto, a equipe realiza um estudo do público-alvo da campanha ou dos produtos da empresa, com o objetivo de realizar um bom direcionamento, de forma assertiva.
Após a definição do logotipo, missão, visão e valores de uma empresa, a equipe trabalha agora na divulgação da empresa por meio dos elementos gráficos.
A equipe irá transmitir uma informação ao público, por meio da comunicação visual, buscando atrair o cliente. Confira algumas estratégias que são utilizadas para isso.
Adesivo: a circulação da sua marca
O adesivo perfurado para carros é um ótimo elemento para atrair visibilidade, pois ele é de fácil instalação e pode ser confeccionado em diversos modelos e formatos.
Ele pode ser utilizado em diversos locais, inclusive nos veículos tanto da empresa, como entrega de brinde ao cliente, caso ele tenha interesse em adesivar seu carro também.
Esta é uma estratégia muito interessante, pois no trânsito e cotidiano, o veículo estará circulando, divulgando a marca. Geralmente, estes anúncios vêm com o nome da empresa, telefone, endereço, o logotipo e a foto de um produto ou do próprio local físico da empresa.
É interessante utilizar também os adesivos quando a empresa tiver realizando campanhas, promoções, ofertas, pois isso atrai maior visibilidade.
Além disso, é possível confeccionar adesivos menores para serem entregues ao cliente. Ele pode grudar na geladeira, automóvel ou na bolsa, por exemplo.
O uso de etiquetas
Também é interessante confeccionar uma Etiqueta Adesiva Personalizada. As etiquetas geralmente trazem alguma informação sobre o produto, no que se refere ao nome, local de produção, do que ele é composto e modos de utilização.
Mas, a etiqueta adesiva pode ser uma ótima alternativa para divulgar a marca. Existem vários modelos de etiquetas que podem ser utilizados em seus produtos. Confira alguns:
- Etiqueta de cetim;
- Etiqueta de tecido;
- Etiqueta de papel;
- Etiqueta tipo tag (feita com material diferenciado, mais resistente e com menos informação);
- Etiqueta para camisetas (pode ser utilizada pelos funcionários ou nos produtos vendidos pela empresa).
Outro material interessante, ainda na temática dos adesivos é o adesivo de parede. Toda sua loja pode ser personalizada com sua marca, deixando bem visual.
Vale ressaltar que este trabalho deve ser feito em conjunto com a equipe de comunicação, que possui a estratégia correta sobre quais locais instalar o adesivo e onde é mais interessante ter este tipo de divulgação.
A entrega de brindes corporativos
Ser presenteado traz sensações muito positivas. Demonstra que a empresa ou instituição está preocupada em agradar ao cliente, e não somente ele, mas também o funcionário. Os brindes podem vir com o nome e o logotipo da empresa, o que garante maior visibilidade da marca.
E, existem vários tipos de brindes que podem ser entregues, como: Copos, Cadernos, canecas, Camiseta personalizada, bloco de notas, Chaveiro, Pendrive personalizado, caneta, entre outros.
Além desses, é possível entregar alguns Brindes corporativos diferenciados, como uma viagem, um dia em algum local especial, um hidratante ou, até mesmo, um cartão de visita.
Para definir o brinde, vale a pena apostar na criatividade e consolidar uma imagem de confiança entre a empresa e o cliente.