Enviando roupas pelo correio
O eCommerce é um setor que está em franca expansão em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas realizadas o faturamento do setor em 2017 foi de quase R$ 48 bilhões de reais, representando um aumento de 7,5% em comparação a 2016.
Os motivos por trás disso incluem praticidade, preços mais baixos e condições de pagamento mais favoráveis.
Entre todos os produtos que podem ser comprados via internet, as roupas estão entre os mais populares. Além de encontrar mais marcas e modelos em um só lugar, há a opção de fazer uma devolução ou troca caso a peça não corresponda às expectativas.
Por conta disso, cada vez mais empreendedores têm voltado sua atenção a esse nicho.
Apesar disso, é preciso ter em mente que ele requer uma série de cuidados. Um deles é firmar uma parceria com uma fábrica de caixas de papelão de confiança, de modo que a mercadoria chegue de forma eficiente e segura a seu destinatário.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas essenciais para fazer o envio de roupas da maneira correta.
Conte com uma embalagem adequada
Como mencionado anteriormente, o primeiro passo para garantir que o frete transcorrerá sem maiores problemas é contar com uma embalagem adequada à mercadoria.
Felizmente, como roupas não são artigos frágeis, isso é mais simples: basta contratar uma fábrica de embalagens de papelão para fornecer as caixas usadas no processo.
Apesar disso, é preciso ter em mente que, quanto maiores as dimensões da embalagem, maior será o valor cobrado pelas empresas de entrega privadas.
Deste modo, é preciso analisar cada pedido com cuidado, de modo a enviá-lo na embalagem mais compacta possível.
Vale ressaltar que modelos mais incrementados, como a caixa colmeia só serão necessárias em encomendas de um maior números de peças ou em casos de objetos de tamanho médio mais delicados.
Não abra mão do plástico interno
Apesar de boa parte das pessoas terem a impressão de que uma caixa de papelão correios é o suficiente para que o envio de uma peça de roupa transcorra sem maiores problemas, isso não é verdade.
O motivo por trás disso é o fato de que esse material não é resistente à umidade, o que, por sua vez, significa que em caso de contato com a água, a peça ficará molhada.
Felizmente, evitar que isso aconteça é uma tarefa extremamente simples: basta colocar a roupa dentro de uma embalagem impermeável, como aquelas feitas com plástico, antes de depositá-la na caixa.
Assim, a mercadoria estará devidamente protegida durante todo o trajeto ao contar com uma caixa de papelão correios e a embalagem plástica.
Coloque um lacre de segurança antes do envio
Por mais que haja uma série de medidas de segurança colocadas em prática para evitar que isso aconteça, a violação de embalagens ainda é uma realidade no universo dos transportes.
Apesar de ela não ser de culpa do eCommerce, essas ocorrências costumam gerar um desgaste considerável da imagem da marca.
Felizmente, existe uma maneira simples de evitar que isso aconteça: basta aplicar uma etiqueta lacre de segurança no momento de fechar a caixa.
O motivo por trás disso é que ela terá que ser violada para que a embalagem seja aberta, fazendo com que quem costuma abrir encomendas sem ser autorizado para tal pense duas vezes antes de fazer isso, já que a violação será notada rapidamente.
Além disso, isso dá uma sensação de segurança ao cliente, o que, por sua vez, pode ser de grande ajuda para fidelizá-lo.
Inclua um mimo para o cliente na caixa
Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que, ao fazer uma compra, o cliente atual não está apenas em busca de uma boa relação custo-benefício: o consumidor busca, acima de tudo, uma ótima experiência.
Por conta disso, um eCommerce não deve medir esforços para encantar o cliente, desde a escolha do produto até o pós venda.
Na etapa da entrega, a melhor maneira de se fazer isso é fornecendo algum brinde ou mimo para o cliente na mesma embalagem que o produto comprado por ele.
Por exemplo: Caso a empresa tenha algum diferencial, como a confecção das mercadorias a mão, ela pode criar etiquetas de composição para roupas mais trabalhadas que as básicas, de modo a ressaltá-los perante os clientes.
Da mesma maneira, é possível dar brindes, como outras mercadorias da loja, aos consumidores mais fiéis e/ou que atingirem um valor mínimo de compra.