Entenda o universo da comunicação visual e suas estratégias
As táticas de comunicação orientam como chamar atenção do público-alvo, direcionando os padrões de design, tom de voz, canais de marketing e argumentação comercial.
Por esse motivo é importante entender os níveis de divisão que separa anúncio (propaganda) do conteúdo (informação).
Visto que as especificidades das publicações em diferentes estratégias de comunicação são distintas, por isso, devem ser separadas.
Em outras palavras, as métricas, canais e os processos criativos são divergentes, portanto, é primordial entender sobre os tópicos a seguir.
Ter ciência de quem é realmente o público
Conhecer seu cliente e potencial consumidor é o mínimo para desenvolver qualquer estratégia de negócio.
No entanto, essa informação é muito mais valiosa quando se trata do relacionamento direto, seja de vendas ou suporte de quem efetivamente vai comprar o produto ou serviço da empresa.
Lembrando que é importante traçar o perfil de quem vai visualizar a campanha, tratando ele não como um mero espectador, mas sim como um negócio em potencial.
Por isso, saber detalhes, como:
- Preferência de lugares;
- Produtos consumidos;
- Disponibilidade financeira;
- O que o público procura.
Pode elevar o nível de comunicação, e facilitar a estruturação de táticas para manter seu foco no caminho certo.
Formatos principais da comunicação visual
Quem conhece o poder da comunicação sabe que até uma sacola de papel branca, pode ser a base de uma estratégia de sucesso.
Quando se reflete sobre comunicação visual, muitos pensam em grandes produções de formas extremamente complexas.
Isso não é um equívoco, pois a comunicação também está nessas obras, no entanto, existem outras tantas toneladas de tipos de conteúdo que fazem parte dessa vertente.
Alguns exemplos desses formatos de comunicação visual são os infográficos, fluxogramas, roadmaps, relatórios visuais, apresentações e mapas mentais.
As cores e seu poder
Pode não parecer, mas as cores são recursos indispensáveis para estabelecer uma comunicação visual.
Visto que elas evocam sensações e sentimentos diferentes nas pessoas, portanto, saber usar as cores para o marketing é o combustível para o sucesso.
Isso é realmente relevante para a seleção da paleta de cores da empresa, assim como sua aplicação em uma sacola de papel pardo que será oferecida como brinde, por exemplo.