Entenda a importância de embalagens personalizadas
O investimento em embalagens personalizadas é uma estratégia utilizada para impulsionar as vendas de todos os tipos de produtos. O pacote diferenciado ajuda a destacar os produtos nas prateleiras, porque atrai a atenção dos consumidores, instigando a curiosidade e o encantamento com o produto.
A embalagem muitas vezes é o primeiro contato do cliente com a marca ou produto. Por isso, um design inovador e que represente bem a marca e o produto podem resultar em inúmeros benefícios para a empresa.
Vantagens de investir nas embalagens personalizadas
Uma embalagem plástica ou etiquetas personalizadas podem aumentar a visibilidade da marca e do produto em questão, contribuindo para impulsionar as vendas.
Além disso, também é um fator bastante considerado para a fidelização dos consumidores. Isso ocorre por meio de:
- Fortalecimento da marca e do produto;
- Incentivo às compras por impulso;
- Melhoria na experiência do cliente;
- Valorização do serviço por delivery.
1. Fortalecimento da marca e do produto
Ao investir em uma embalagem marcante, o empreendedor ajuda a fixar o nome da marca, já que o estímulo visual das embalagens ou presentes personalizados ajuda na lembrança, aumentando as chances de que o consumidor volte a procurar pelo mesmo produto.
O fortalecimento da marca ocorre na medida que produto e a marca se popularizam entre o público-alvo.
2. Incentivo às compras por impulso
A embalagem é um dos principais elementos utilizados para instigar as compras por impulso. Isso ocorre porque a embalagem pode instigar a curiosidade e até as expectativas sobre os produtos. Assim, são capazes até mesmo de influenciar nos comportamentos de compra dos clientes.
Além disso, a embalagem também é uma forma de passar confiança, com material resistente e design diferenciado, impulsionando consumidores a experimentarem os produtos pela primeira vez.
3. Melhoria na experiência do cliente
Os consumidores gostam de embalagens diferentes, com laços de fita, adesivos, etiquetas, lacres e outros itens que diversifiquem os produtos, sem adicionar custo a eles.
Quando aprovam e gostam das embalagens, são maiores as chances de que eles voltem a adquirir os produtos. Isso ocorre porque o produto acaba deixando boas lembranças, que acabam instigando novas compras.
4. Valorização do serviço por delivery
As embalagens personalizadas são fundamentais nas atividades que envolvem a entrega de produtos por delivery. A entrega é bastante comum na venda de alimentos e também de outros tipos de produtos.
Além de valorizar a apresentação, comprar caixa de papelão personalizada valorizam o marketing do empreendimento, colaborando para o fortalecimento de marca. As caixas também garantem a integridade dos produtos, independente do que eles enfrentarem no caminho até o consumidor.
Dicas para acertar na personalização das embalagens
Após compreender a importância das embalagens personalizadas para a venda de produtos, algumas dicas podem ajudar os empreendimentos que estão começando.
Desta forma, é possível garantir um resultado positivo com o investimento, por meio de algumas técnicas, como: o investimento em um design único; a escolha de soluções sustentáveis; e a realização de testes com o público-alvo.
A confecção de fita personalizada para embalagem, por exemplo, deve ter um visual atraente, de acordo com as cores e identidade visual da marca ou do produto.
Para isso, a dica é a contratação de profissionais para a elaboração do design de produto.
Nesse sentido, os empreendedores precisam pensar que o design é fundamental para que o investimento em embalagens não seja em vão.
As soluções sustentáveis podem ajudar a impulsionar as vendas, devido ao fato de não representarem um impacto negativo no meio ambiente. As embalagens ecológicas agregam simplicidade e elegância ao visual dos produtos, contribuindo para a sua valorização no mercado.
Por fim, é por meio dos testes com o público-alvo que a marca vai entender se a embalagem teve uma boa aceitação entre os consumidores.
Em caso de problemas, os testes também apontam aspectos para melhorar, com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e impulsionar as vendas.
Para isso, ou protótipo do produto pode ser apresentado a um grupo de potenciais clientes, coletando as suas observações sobre a mercadoria. Isso pode ajudar a empresa a fazer as adaptações necessárias, orientada pelo desejo dos próprios consumidores.
O investimento nas embalagens personalizadas é uma
estratégia de marketing e vendas muito utilizada para agregar valor aos produtos e à marca. Por isso, corresponde a uma excelente forma de promover o empreendimento e estimular a compra.