Entenda a comunicação visual e seus elementos
A comunicação visual é considerada uma troca de informações, portanto comunicar-se é informar e transmitir algo, normalmente, uma mensagem ou objetivo.
Como o próprio nome diz, comunicação é a transmissão de elementos, sejam eles verbais, sejam eles visuais.
Comunicação visual: O que é e como é criada?
A comunicação verbal pode ser transformada em comunicação visual, por meio da criação de uma linguagem grafica e elementos interativos.
Afinal, através da comunicação verbal, cria-se todo o conteúdo que será utilizado de forma visual, em um processo criativo de pesquisa e elaboração.
O tempo todo as pessoas recebem mensagens e informações, seja através da escrita, da fala e de elementos visuais, como etiquetas, por exemplo.
Porém, os elementos visuais têm ganhado mais visibilidade, pois acessam com mais facilidade as pessoas, que por si só, são muito visuais.
Elaboração de elementos visuais
Os elementos visuais podem ser elaborados e transmitidos por meio de várias formas de comunicação.
Quando se fala de comunicação, é importante lembrar que ela sempre envolve dois lados: O lado da pessoa que emite e o lado da pessoa que recebe.
Com os elementos visuais, é possível emitir uma mensagem que milhares de pessoas podem acessar.
A comunicação visual é utilizada em demasia, principalmente na atualidade, onde milhares de empresas buscam formas de se diferenciar no mercado. Com a comunicação visual, essa diferenciação é possível, sendo encontrada em diversos meios, como:
- Internet;
- Televisão;
- Outdoors;
- Adesivos;
- Fachadas;
- Banners e outros.
Através da ajuda de profissionais de comunicação e design, cria-se em conjunto com a empresa contratante, elementos, símbolos que contenham um objetivo definido em relação à proposta empresarial.
Através dessas criações, as pessoas conseguem associar os símbolos a empresa, que passa a se diferenciar dentro do mercado consumidor.
Os elementos visuais carregam objetivos empresariais
Através desse meio de comunicação, é possível criar diversos elementos visuais para compor a missão e história da empresa, por exemplo, Etiquetas e Rótulos Adesivos. Eles também podem ser elaborados em forma de fotografias, ilustrações, gráficos, símbolos e outros.
Quando se transmite informações, o ideal é que sejam acompanhadas de elementos visuais. O visual é mais atrativo para o público, que se sente motivado a interagir com o que está sendo oferecido.
Através da linguagem visual, é possível informar e persuadir as pessoas, sendo um procedimento considerado mais eficiente do que os outros meios de diálogos.
Estratégia e profissionalismo
É possível que os elementos visuais de uma empresa sejam criados na junção de elementos escritos. Ou então é possível criar somente os elementos visuais, como é o caso da Etiqueta lacre de segurança, que é elaborada através de estratégias para serem suficientes, causando impactos.
A linguagem visual é considerada impactante, pois atinge mais facilmente o receptor. No ramo empresarial, recomenda-se a utilização da comunicação visual, principalmente como meio de expansão da empresa.
Os elementos devem ser criados por profissionais experientes em linguagem visual, que vai elaborar todo um trabalho baseado no briefing realizado pela empresa.
Assim, as mensagens serão transmitidas para os elementos visuais se forma assertiva ao público. Recomenda-se ter parcerias com bons fornecedores, por exemplo com Fabrica de etiquetas adesivas ou empresas de papel.
Linguagem visual e impacto social
Através dos mais variados elementos visuais, é possível causar sensações e diferentes percepções aos receptores. Afinal, a partir de um elemento, sempre existem diferentes interpretações sobre um mesmo assunto.
Mas no caso dos elementos visuais elaborados de forma profissional, os receptores conseguem captar todos as mesmas percepções.
Através das representações de ideias, que dão origem aos elementos visuais, a comunicação tem papel fundamental.
Todos os itens elaborados no processo criativo de comunicação visual, são pensados e desenvolvidos estrategicamente, contendo informações essenciais, criados de uma forma que todo o público consiga acessar e absorver o que está sendo transmitido.
Associação e identificação automática
A percepção é atrelada ao psicológico e pode ocorrer de forma rápida e automática. Ou seja, a partir do momento que uma pessoa nota um elemento visual, o cérebro dela faz uma associação simultânea com alguma informação, gerando associação e identificação.
A mesma coisa ocorre no processo visual. Quando o público se depara com um trabalho de comunicação visual, imediatamente passa a associá-lo a uma marca ou empresa.
Pode-se concluir que esse é um processo muito positivo, pois impulsiona o reconhecimento e a diferenciação das marcas dentro do mercado.
Cria-se uma identidade visual, que é cultivada pelo próprio público e passada para frente, fazendo com que cada vez mais as pessoas conheçam a empresa e seus objetivos e missões.
Por isso, fica evidente a eficácia da comunicação visual e da criação de seus elementos.