Empreendedorismo em comunicação visual
Empreender na comunicação visual de uma empresa é trabalhar em cima da marca para fazer uma divulgação o mais abrangente possível da marca, trabalhando em pontos que aumentam a sua visibilidade.
É uma junção de ideias que exprimem uma mensagem, ideia e informação que o público entende e já relaciona com empresa.
Se o empreendedorismo em comunicação visual for feito de forma exímia promove os seguintes aspectos:
- Aumenta o valor do cliente;
- Alinhamento entre público e marca;
- Gera confiança e solidez;
- Incentiva outras pessoas a irem no mesmo caminho.
Entretanto, caso aconteça o oposto, o interesse por parte dos envolvidos, público, de conhecer mais a marca e o trabalho da empresa desaparecem. A comunicação visual trabalha como se fosse um cartão de visita.
É importante trabalhar uma identidade visual bem-apresentada, pois pode impactar, ou não, os clientes à primeira vista e gerar sensações por meio da marca.
Por exemplo, a cor escolhida para ser colocada no logotipo precisa ser pensada e harmoniosa com o conceito que a empresa quer passar, porque isso influenciará nos próximos passos da comunicação visual.
Lembre-se que tudo precisa estar relacionado e com coerência.
Outro aspecto a ser trabalhado e de grande importância é a implantação de letreiros, placas de sinalização, brindes personalizados, como Chinelo lembrancinha frozen — aqui o brinde precisa estar em harmonia com o conceito do tema.
Trabalhando essas questões visuais aumenta a visibilidade do empreendimento.
Uma dica, quando um cliente estiver em dúvida sobre que marca comprar, ele, certamente, escolherá a que transmite valores mais profissionais e que passe confiança por intermédio da comunicação visual da marca.
Portanto, invista em uma comunicação não-verbal bem feita.
Cuidado com o planejamento da identidade visual, pois se mal esboçada pode transmitir amadorismo e despreparação, resultado em um retrocesso ou até fracasso da marca.
Ideias de brindes para reforçar a marca
Na divulgação e consolidação de uma marca no mercado, uma das ferramentas da comunicação visual de uma empresa é trabalhar para prender a atenção do seu público.
Uma dessas maneiras é distribuir brindes personalizados para reforçar as ideologias da marca.
Confira, no decorrer dos próximos parágrafos, algumas ideias.
Uma Necessaire personalizada promocional, por exemplo, é um acessório útil, possui charme e pode combinar com variados eventos. É um produto unissex, pois tem versões masculina e feminina.
Esse produto pode ser um diferencial para os homens, porque pode-se utilizar para ir a academia e viagens. Mas é necessário a empresa escolher o formato do item, pois precisa ser um modelo que satisfaça ao público em geral.
As canecas personalizadas também agradam ao público, pois se trata de um objeto que está muito presente no dia a dia, seja em casa ou no trabalho.
Muitas pessoas têm sua própria caneca/copo no trabalho, pois ajudam a minimizar o uso de copos plásticos e ajudam o meio ambiente.
Com isso, a marca e seus princípios são lembradas diariamente pelo consumidor. Esse método também é aplicável a outros objetos, como chinelos decorados.
Os blocos de notas são úteis no cotidiano das pessoas e podem ser usados em distintas situações. Tem versões de plástico resistente ou material reciclável.
Nos três produtos acima, pode-se ver certa utilidade do item na vida do público, ou seja, invista em brindes que possam ter serventia e que possam ser manuseados sempre, assim, a marca e valores da empresa serão sempre lembrados.
Dicas para melhorar a comunicação visual de sua empresa
A comunicação visual, se bem sucedida, é ótima para prospectar novos clientes e reforçar a marca no mercado onde está inserida. Veja algumas dicas,a seguir.
A primeira delas é desenvolver uma identidade visual forte e traçar algumas estratégias — se necessário anote-as em um papel e deixe-as expostas em um display acrílico a4 ou em algum lugar visível.
Estude a missão, visão, valores e objetivos da empresa, assim como o do público-alvo.
Ao terminar o planejamento e estratégia, será mais fácil lembrar, visualizar e projetar os elementos que farão sua marca ser singular no mercado.
Não dependa apenas dos cartões de visitas como identidade visual, desenvolva logo, personalize em placa de acrilico e coloque nos ambientes da empresa, saia do convencional e busque mostrar algo diferente.
Reforce sua mensagem por meio da comunicação em seus serviços, garantindo que o cliente não compre somente o produto e, sim, a marca.
Também utilize métodos em que a marca fique na cabeça do consumidor.
A última dica é ficar atento aos detalhes que envolvem todo o processo de divulgação, escolha bem o que se pode fazer e inove, pois, processos repetitivos podem cansar o consumidor.
A comunicação pode ser simples, a princípio, mas envolve vários processos os quais podem afetar um todo, caso um não for implementado de forma assertiva. Fique atento aos passos!