Dicas para etiquetar roupas e produtos têxteis
As regras para produção e distribuição de roupas envolvem o processo de etiquetar as peças. A etiquetagem incorreta no setor têxtil e de vestuário está sujeita à multas.
A importância das etiquetas está no fato de que os consumidores precisam saber como cuidar corretamente das peças adquiridas.
Por isso, as confecções devem se preocupar em especificar instruções de lavagem e outros cuidados necessários, dependendo da qualidade e características especiais das peças.
Por outro lado, é bastante benéfico investir em etiquetas complementares com uma proposta grafica diferente e atraente. Elas contribuem para o marketing e melhoram a experiência dos clientes com os produtos.
Aos empreendedores do setor, cabe a compreensão sobre o assunto, principalmente com relação aos tipos de peças que devem ser etiquetados, informações obrigatórias, material utilizado e até como costurar as etiquetas de forma que não incomode os usuários.
O que deve ser etiquetado?
Embora grande parte dos vestuários sejam etiquetados, não são todos os produtos têxteis com essa demanda. Dentre produtos que precisam obrigatoriamente da impressão de bobina de etiqueta dentro das normas, é possível destacar:
- Fios e filamentos têxteis, como algodão, lã, poliéster ou poliuretano;
- Vestuários, como camisetas, calças, vestidos, roupas íntimas;
- Itens de cama, mesa e banho, como lençóis, toalhas, edredons;
- Tecidos, como o jeans, sarja, viscose, veludo ou tricoline.
Informações obrigatórias nas etiquetas
Nas etiquetas de roupas, é essencial colocar diversos dados sobre a peça e a empresa produtora. Dentre elas, o nome ou a razão social da empresa, que funciona como uma marca registrada, e a identificação fiscal, com CNPJ ou CPF do responsável.
No Brasil o tamanho pode ser indicado tanto com números quanto com letras, desde que a informação fique clara para o consumidor final.
Todas as fibras têxteis utilizadas no tecido devem ser indicadas, com porcentagem em massa. Uma dica é sempre preferir o nome genérico da fibra ao invés do comercial, optando por poliamida ao invés de nylon, por exemplo.
No caso de peças de roupas com partes diferenciadas, é preciso informar separadamente as fibras de cada uma, especialmente se as partes representarem mais que 30% do total das peças. Um exemplo em que a diferenciação é necessária é na confecção de vestidos com forro.
O país de origem também é fundamental, além dos cuidados de conservação, com símbolos e textos padronizados.
Material da etiqueta
Com relação aos materiais empregados, não podem ser adesivos, já que as normas de produção determinam que as etiquetas devem acompanhar as peças por toda a sua vida útil.
Recomenda-se a fabricação de etiquetas que não desbotem e nem se dissolvam e por isso as opções mais comuns são em poliamida resinada, cetim ou poliamida emborrachada.
Como costurar etiquetas em roupas
O incômodo com as etiquetas de roupas em contato com a pele é um problema bastante comum. Muitos consumidores chegam a cortar as etiquetas para evitar a coceira.
Por isso, a dica é procurar locais discretos e confortáveis para costurá-las nas peças, principalmente no caso de etiqueta bordada para roupas. Os lugares mais comuns são no colarinho e na costura interna, e o uso de tecidos mais macios ajuda a evitar o problema.
Etiquetas personalizadas para as roupas
Existem diversas maneiras de personalizar um produto e melhorar a experiência dos consumidores e uma delas é por meio de etiquetas personalizadas para as roupas.
O mercado da comunicação visual oferece hoje uma ampla gama de possibilidades, desde adesivos decorados até um lacre VOID personalizado.
A escolha deve ser feita com foco no objetivo da personalização, com atenção às estratégias de marketing da empresa. Para isso, os empreendedores devem se perguntar qual é o tipo de estratégia mais empregada para o tipo de roupa que vende. Uma etiqueta personalizada de moda praia dificilmente será igual à de moda social, por exemplo.
Também é preciso pensar que informações se deseja transmitir. É possível informar apenas os dados exigidos por lei e ainda divulgar a marca, com etiquetas personalizadas e de tipos diferentes.
Por fim, é essencial analisar o recurso disponível para o investimento em etiquetas, que também deve acompanhar o nível do produto.
De uma maneira geral, as empresas têxteis podem contar com uma ampla variedade de etiquetas, desde as mais simples e baratas até as mais elaboradas e descoladas. Entretanto, isso deve ser feito com planejamento e atenção às necessidades especiais das peças e dos usuários.