Dicas de comunicação para sua empresa
Muitos setores são importantes e contribuem para a consolidação e o desenvolvimento de uma empresa. Entre estes setores, é importante destacar o setor de comunicação de uma empresa, sobretudo, a comunicação visual.
O setor de comunicação, de modo geral, precisa trabalhar com a produção de notícias e releases sobre a empresa, assim como notas oficiais, contato com a imprensa e sociedade, além de pensar em estratégias de comunicação interna voltada aos colaboradores de uma empresa.
Porém, no caso da comunicação visual, o grande objetivo é criar diversas peças voltadas ao ramo da publicidade e propaganda, design e elementos visuais que consigam transmitir um recado para o público-alvo da empresa.
Este recurso pode ser divulgado em redes sociais, sites, televisão, revistas ou até mesmo por meio de mídia externa, com o uso do outdoor, adesivação de veículos e até mesmo um expositor display, que permite a inserção de um cartaz ou folheto.
Este recurso pode transmitir informações sobre um produto que a empresa está lançando, um novo serviço oferecido ou simplesmente ser feito com o objetivo de reforçar a importância da marca. Dessa forma, investir neste setor para o ambiente empresarial é essencial.
Além disso, é por meio da comunicação visual que é possível desenvolver estratégias que ajudem a marcar o local da empresa no mundo dos negócios, por meio de campanhas que favoreçam o reconhecimento da marca. Este é um passo essencial, visto que existem milhares de empresas no mercado.
Diante da importância deste segmento, é essencial entender sobre alguns itens que compõem o segmento da comunicação visual e como eles podem ser importantes para sua empresa.
Alguns itens importantes
Dentro da comunicação visual, existem diversas formas de chamar a atenção do cliente e de criar novas possibilidades. Entre elas, podemos ressaltar alguns itens como:
- Fachadas;
- Flyers;
- Folders;
- Outdoors;
- Adesivos.
Além destes elementos, também é possível utilizar um banner para eventos preço acessível. O banner é um material que pode ser confeccionado em vários tamanhos, sendo instalado em eventos ou em ambientes da empresa.
Seu uso é importante por sua versatilidade, assim como pelo fato de chamar a atenção dos clientes e conseguir consolidar informações importantes.
O uso do totem em ACM (Material de AlumínIo Composto) também merece destaque, pelo fato de ser um material que pode ser instalado na fachada da empresa.
Feito com chapas de alumínio e polietileno, este material pode ser personalizado com cores e formatos, além de apresentar elevada resistência e durabilidade.
Sua empresa mais ambiental
Uma das estratégias de grande importância dentro de um ambiente empresarial, é a responsabilidade ambiental que uma empresa deve ter.
Essa responsabilidade implica desde o início da obra da construção civil da empresa, onde é necessário verificar e minimizar todos os danos ambientais.
Além disso, uma empresa também pode exercer essa preocupação ambiental por meio da conscientização de pessoas sobre o assunto. Uma das formas interessantes em fazer isso, é por meio da entrega de brindes, como a sacola ecologica.
Este tipo de sacola, em alguns locais, também é conhecida como ecobag. Seu objetivo é reduzir o consumo de sacolas plásticas, que demoram muito tempo para se decompor na natureza e são itens responsáveis também pela poluição ambiental.
Ou seja, esta é uma forma de conscientizar os clientes e os colaboradores sobre o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso da sacola ecológica, que pode ser reutilizada diversas vezes.
Kits e brindes aos clientes e colaboradores
É importante refletirmos também sobre a entrega de brindes que podem ser distribuídos aos clientes ou entregues por meio de sorteios.
Estes brindes são importantes pois contribuem para demonstrar uma preocupação ou interesse em agradar o cliente por parte da empresa.
Estes brindes podem ser diversos, mas é importante que eles proporcionem uma conscientização a respeito da preservação do meio ambiente. Os brindes podem direcionar também para produtos da loja, atraindo ainda mais novos clientes.
Para o ambiente de trabalho, também é possível investir em brindes corporativos diferenciados, voltados para o público interno, ou seja, os colaboradores de uma empresa, que são parte essencial para o funcionamento de um negócio, e por isso, devem ser valorizados.
Entre os brindes que podem ser oferecidos para os colaboradores, podemos destacar:
- Kit de vinho com bebida, taças e petiscos;
- Kit viagem com mochila, almofada e toalha;
- Kit home office com suporte para notebook, mouse pad e caneca;
- Kit festa com bebidas, petiscos e enfeites.
Um kit executivo personalizado também pode ser um ótimo brinde, contendo materiais que podem variar desde canetas, agendas e garrafas até alimentos e bebidas, como vinhos e frutas.