Conheça 4 tipos de etiquetas
Compras no mercado, instruções para lavar uma peça de roupa e, até mesmo, montagem de uma embalagem para presente. Essas são apenas algumas das situações cotidianas nas quais usamos etiquetas.
Ainda assim, boa parte das pessoas não sabe muito sobre como elas são feitas, as normas que têm que ser seguidas no processo ou mesmo quais são os modelos disponíveis no mercado – que, por sinal, são diversos.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos muitos tipos de etiquetas para imprimir disponíveis no mercado, como costumam ser usadas e quais são as suas vantagens.
Etiquetas básicas para roupas
Toda e qualquer peça de roupa comprada em solo brasileiro deve ter uma etiqueta fixada a ela. O motivo por trás disso é o fato de que a legislação brasileira obriga os fabricantes de produtos têxteis comercializados no país a incluírem uma série de informações na peça, de modo que sejam acessíveis aos consumidores.
Na prática, isso significa que etiquetas para confecção devem apresentar:
Um tamanho ou medida;
País de origem, cujo nome deve estar em português;
Materiais usados, com seus devidos percentuais;
Instruções de lavagem e cuidados;
Nome ou razão social da empresa, bem como CNPJ.
Normalmente, essas peças também são confeccionadas em tecido. O motivo por trás disso é o fato de que, se forem feitas de papel ou de plástico, podem causar um incômodo quando a peça for usada.
Etiquetas personalizadas para roupas
Por mais que apenas o modelo básico seja obrigatório para os fabricantes e comerciantes de artigos de moda, cada vez mais empresas da área têm investido na elaboração de etiquetas personalizadas para roupas.
Normalmente, sua finalidade é destacar informações como o diferencial da peça em questão, mostrando ao consumidor que ele fez uma boa escolha.
Como, nesse caso, há mais liberdade para definir tanto o design quanto as informações que serão incluídas no item, recomenda-se contratar um designer profissional para se ocupar do projeto.
Via de regra, ele elabora um desenho que seja coerente com a identidade visual do estabelecimento, e que, ao mesmo tempo, seja profissional, bonito e repasse as informações pretendidas de forma eficiente.
Além disso, há mais liberdade para escolher a matéria-prima usada no processo de fabricação, já que a etiqueta normalmente é retirada quando a peça é usada.
Etiquetas adesivas
Em muitos casos, os comerciantes usam etiquetas que têm informações como códigos de barras e códigos de identificação do produto.
Normalmente, a finalidade disso é controlar as entradas e saídas de estoque, o que, por sua vez, ajuda a facilitar a gestão do negócio.
Normalmente, usa-se a impressão em adesivo para se fazer isso. Como o seu próprio nome diz, as informações são impressas em um material que adere à embalagem da mercadoria, evitando que ela se solte.
Nesse caso, é fundamental contar com uma impressora de qualidade, que faça a impressão dos dados em questão de um maneira clara, facilitando sua detecção pelos leitores eletrônicos.
Já no caso do material que receberá a impressão, há diversas opções no mercado. As etiquetas em rolo, por sua vez, estão entre as mais populares, já que o seu custo é baixo e elas são fáceis de se encontrar junto ao comércio especializado.
Etiquetas do tipo tag
Apesar de as etiquetas sejam muito usadas como ferramenta para facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais, nada impede que elas sejam obrigadas com outra finalidade.
No caso de embalagens de presentes, por exemplo, é comum usar a impressão de adesivos personalizados para deixá-las mais bonitas e atrativas.
Além disso, há um tipo de etiqueta, em específico, que costuma ser muito usado com essa finalidade: as do tipo tag.
Elas normalmente são feitas com um material mais rígido, como o papelão, e são amarradas na embalagem com a ajuda de uma fita de tecido ou mesmo barbante.
Por conta de suas características, essas etiquetas permitem que quem dá o presente escreva algumas informações, como uma dedicatória.
Além disso, as tags também podem ser usadas por estabelecimentos comerciais, de modo a valorizar os seus produtos.
Por exemplo: lojas de roupas podem usá-las de modo complementar às etiquetas básicas, que contêm as instruções obrigatórias.
Esses itens também podem ser incluídas nas embalagens para presente oferecidas pelas próprias lojas, tornando-a mais bonita.