Confira agora técnicas, modelos e estilos de fachada para o seu negócio
A fachada de um negócio é uma das principais atrações que se pode ter em um estabelecimento comercial. Dentre as várias coisas em um comércio, que podem chamar a atenção do consumidor, a fachada é uma das que mais se destaca, por uma série de fatores. Por exemplo, o fato de a fachada estar exposta para o público e ser a comunicação entre o produto e os pedestres, pode atrair, até mesmo, pessoas que não tenham conhecimento da existência da sua loja, restaurante ou outro tipo de negócio. Vamos, portanto, discutir a seguir alguns modelos ideais de fachadas para que você possa utilizá-los.
Uma técnica essencial para embelezar sua fachada
Um modelo de fachada muito famoso hoje em dia é a fachada com letra caixa (ou letra bloco, alto-relevo, caixa alta). Nela, o logotipo de sua loja é exposto de maneira tridimensional na fachada, com um acabamento suave e elegante. Passa a impressão de um estabelecimento moderno, que se preocupa com os detalhes de uma boa decoração. Um design sofisticado de fachada, como esse, acaba sendo essencial, pois é a primeira impressão que o estabelecimento vai passar para seus clientes, ou futuros clientes. Como a fachada com letra caixa é tendência, pode-se perceber que comunica uma mensagem positiva ao público, que se sente induzido a conhecer o interior daquela loja, por exemplo. Caso a fachada não passe essa boa impressão, dificilmente convencerá as pessoas a entrar.
Iluminação é carro chefe para garantir destaque!
Um dos acessórios indispensáveis para a fachada de estabelecimentos, principalmente aqueles que funcionam na maior parte do tempo à noite, é o painel luminoso fachada. Sem dúvida, a iluminação é uma técnica consagrada para chamar a atenção do público. É só observar os maiores exemplos mundiais: as enormes, luminosas e brilhantes fachadas em Nova Iorque, Tóquio e Las Vegas. No caso do estabelecimento funcionar no período da noite, é ainda mais importante que a fachada luminosa tenha uma boa visibilidade, pois chamará mais atenção e, obviamente, por estar iluminada, mais pessoas também, além de oferecer mais segurança. Pensando nisso, é possível combinar as características da estética da letra caixa e da iluminação.
E essa combinação de características, pode acontecer de várias maneiras! Uma delas, a que combina tecnologia e elegância, é a fachada de letra caixa com led. Mencionando exemplos consagrados já citados, Tóquio e Nova Iorque são os expoentes no uso dessa técnica. Tornou-se, inclusive, uma atração turística andar nessas cidades durante a noite, para conferir a imensa gama de iluminações que se destacam nessas duas metrópoles. Há também, outras formas mais simples, de painel luminoso fachada, como a utilização de uma simples, porém. eficaz para comércios de menor tamanho, placa luminosa para loja.
Uma alternativa bastante conhecida
Para todos os tipos de fachadas, letras e iluminação que mencionamos anteriormente, existe um material que é amplamente utilizado na área da comunicação visual. É o ACM (Aluminum Composite Material – em português, material de alumínio composto). Esse material também é muito visto em totens, outro elemento utilizado como forma de reconhecimento exterior, de um estabelecimento. Para utilizá-lo em fachadas, existem as placas de acm para fachadas. O ACM possui diversos benefícios, como sua beleza, sua resistência – e consequente durabilidade, sua leveza, entre muitas outras vantagens.
Muito frequentemente, você encontra esse tipo de material em fachadas de bancos, restaurantes, redes de fast-food, franquias de cinema ou de varejo, e em concessionárias, quando são expostas junto aos totens de ACM, já citados. As letras caixa, são frequentemente usadas em casamento com as placas de acm para fachadas. Essas placas podem também ser coloridas, caso queira causar uma impressão específica no público, mas também há a placa de acm preta, para os que preferem a discrição.
Após a leitura desse texto, pode-se ter uma noção da importância das fachadas nos estabelecimentos e de como existem estilos e técnicas. que podem favorecer a imagem do seu negócio. É possível usá-los individualmente ou combiná-los entre si, fica à seu critério. Procure sempre observar o que é tendência no momento e o que é consagrado no mercado. Ao seguir essas técnicas e estilos citados, de maneira inteligente e inovadora, você já tem um caminho à seguir para o seu negócio dar certo.