Comunicando de maneira efetiva: as melhores ferramentas
Para alcançar visibilidade, uma empresa precisa investir em sua imagem. Isso significa que uma corporação, uma empresa de médio ou pequeno porte ou até mesmo uma pessoa deve investir na comunicação visual.
De modo geral, a comunicação visual pode ser definida como todo procedimento que tem como intuito comunicar ou engajar pessoas por meio de elementos visuais.
Por exemplo, quando uma organização lança um vídeo, ou se utiliza de imagens específicas em campanhas publicitárias, está usando a comunicação visual para expressar seus ideais.
A comunicação visual tem amplo acesso pois consegue unir diversos elementos em uma linguagem dinâmica. Para termos uma noção, segundo algumas estimativas, em 2020, cerca de 82% de todo tráfego na internet será gerado por vídeos.
Somente em 2017, uma pessoa levaria 5 milhões de anos para assistir toda a quantidade de conteúdo jogado na rede.
Assim, a comunicação visual serve para engajar, comunicar e vender, seja um pacote para impressão de apostilas, seja travesseiros. A imagem, para esse ramo, vale mais que mil palavras.
Itens físicos que uma equipe de comunicação visual oferece
A comunicação visual vai além de desenvolver produtos visuais para o mundo online, ela trabalha também com produtos físicos que são essenciais para qualquer evento ou conferência. Abaixo, falaremos mais sobre esses produtos.
Camisetas personalizadas
As camisetas personalizadas dão destaque à organização, pois facilitam a identificação da empresa e de seus colaboradores em um evento, por exemplo, e ainda transmitem a sensação de engajamento por parte da equipe presente, já que, simbolicamente, a pessoa “veste” todos os ideais da empresa.
Uma camiseta personalizada pode ser feita de diversas maneiras. O logo da empresa pode ser bordado, com a possível adição de frases e outros elementos gráficos.
Existem muitos processos para a fabricação de camisetas personalizadas como:
- Serigrafia;
- Transfer digital;
- Sublimação;
- Transfer serigráfico.
A melhor forma de estampar sua camiseta será indicada dependendo do seu projeto. A camiseta personalizada é uma ótima pedida para brindes personalizados, pois assegura ao cliente um relacionamento agradável.
Display para produtos
Um display para produtos é na verdade um pequeno estande onde é exposto uma marca ou produto dentro de uma loja, um mercado ou um shopping.
Seu objetivo nada mais é que aumentar as vendas, e isso se torna possível pois o display separa um produto dos demais concorrentes para que ele se destaque.
Ou seja, o objetivo do display é chamar a atenção e levar o cliente que está passando pela loja a comprar. Também serve como uma espécie de campanha, porque divulga e torna público algum produto ou serviço.
Os displays têm uma versatilidade incrível, podendo ser usado em condomínios comerciais, salões de beleza, mercados e muitos outros, desde que haja uma intrínseca relação do produto com o ambiente em que está inserido.
Caderno personalizado para brinde
O caderno personalizado para brinde é um elemento visual muito interessante, pois é uma espécie de agradecimento da marca ao cliente. Os cadernos costumam ser em formato de agendas, com logotipo, slogan e pontos de interesse da empresa.
Ao receber um caderno personalizado da empresa, o cliente percebe que tal empreendimento se preocupa com detalhes, e transmite confiabilidade e engajamento.
Adesivos
Os adesivos são uma ótima maneira de se comunicar visualmente. Eles são muito utilizados em materiais promocionais.
Funcionando de maneira diferente, possuem a mesma finalidade de um display, que é levar o cliente a ver e tomar consciência da marca, e consequentemente a comprar.
Os adesivos são colantes, dessa forma, podem ser colocados indicando o ponto de venda em qualquer lugar, desde uma gôndola, até nas vitrines e nos próprios produtos.
Os adesivos também podem ser usados como brindes em eventos, conferências, simpósios, etc.
Banners
Os banners são versáteis pois são práticos e portáteis, podendo ser colocados em qualquer lugar. Existem inúmeros modelos de banners, como tradicionais, roll-up, X-banner, banner L e com Ilhós.
Cada um desses modelos possui uma aplicação diferente que se ajusta de acordo com o espaço disponível para sua exposição.
O objetivo do banner é divulgar a marca e apresentar o produto visualmente de maneira atrativa e bonita.
Importância da comunicação visual
Todos esses dados e materiais servem para constatarmos que a comunicação visual hoje vem crescendo cada vez mais principalmente em razão da internet.
Mas é importante se lembrar de que esse setor também é forte com mídias impressas e outros elementos de aspecto físico.
A comunicação visual traduz mil palavras por meio de uma imagem e, quando isso é bem feito, pode ser o fator decisivo para que o cliente efetue uma compra ou adquira determinado serviço, e é por isso que é tão importante nas campanhas publicitárias.