Comunicação visual: Saiba como personalizar o seu evento
Eventos são grandes oportunidades de negócios, networking, apresentação da marca, divulgação da empresa e muitos outros benefícios que é possível conseguir por meio de um evento bem realizado. Uma das estratégias para que o evento alcance todas as metas e objetivos, é investir na comunicação visual.
Esse tipo de comunicação, aliada com as demais estratégias de marketing, garantem o sucesso de qualquer produto, empresa ou evento. A comunicação visual realizada por meio da grafica e demais recursos tem ganhado força e destaque nos últimos anos, uma vez que é um dos principais recursos para atrair a atenção das pessoas e seus mais diversos públicos.
Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia e, principalmente da internet, as pessoas passam muito tempo tendo um bombardeio de informações que são lançadas por meio de recursos visuais e audiovisuais, assim para conseguir atrair a atenção e conquistar o público tem sido cada vez mais difícil e as estratégias precisam ser cada vez mais criativas.
Mas o que isso tem a ver com eventos? Tudo, pois as pessoas se comportam da mesma forma, ou seja, são guidas pelo que lhes chama a atenção, principalmente em eventos que há diversos expositores, investir em uma boa comunicação visual com uma estratégia bem definida é o caminho para alcançar o destaque e atenção dos visitantes do local.
As empresas que produzem e fornecem os produtos que são utilizados em eventos e brindes tem se desenvolvido e oferecido a cada dia mais opções para conseguir suprir as necessidades de seus clientes.
Mais ainda, a inovação é necessária por diversos motivos, um deles é que nessa área precisa haver novidadex a todo momento, mesmo porque as estratégias e recursos utilizadas em um evento não pode ser repetida em outro, pois os resultados serão ruins. Por isso, definir as estratégias e pesquisar os recursos são norteadores e essenciais ao projeto.
A Estrutura
Ao visualizar uma estrutura de uma palestra, feira, show, workshop entre outros, é preciso ter algumas informações como:
- Quantidade de pessoas que participarão;
- Data que irá ocorrer;
- O espaço precisa ser bem localizado;
- Quais são as possibilidade de criação do ambiente.
- Recurso disponível para organização do projeto.
Tendo as cinco informações listadas acima, é possível realizar o planejamento da estrutura e incluir os recursos visuais necessários.
Nesse contexto, o udo do banner precisa ser estrategicamente localizado para indicar e identificar o evento, além de ser um recurso que pode ser utilizado para divulgação dos patrocinadores e empresas que apoiam o projeto.
Esse recurso é simples e pode ser utilizado de diversas formas, tanto em estruturas no térreo como pendurados no alto. Seus formatos e dimensão não são padronizadas, o que permite ter diversos modelos para um único evento.
Assim, é um recurso flexível, prático, simples e – dependendo da situação e arte – reutilizável. A sua utilização, posicionamento, tamanhos e cores vão depender das metas e objetivos estabelecidos para o evento.
A tecnologia não serviu apenas para alterar padrões comportamentais, ela também contribuiu para proporcionar praticidade, conforto e inovação.
Assim, em alguns shows e feiras empresariais, é comum ver display luminoso com um dos principais recursos. Isso porque é um recurso moderno que permite captar a atenção das pessoas de uma maneira simples e bem rápida.
Além disso, eles também são versáteis. Ou seja, podem ser elaborados de acordo com a necessidade de cada empresa ou estratégia. Em ambientes mais escuros eles são melhores ainda, pois a iluminação tem ainda mais destaque e atenção.
No entanto, cabe destacar que esse é um recurso que exige um investimento maior. Apesar disso, o mercado disponibiliza outras opções que podem contribuir também para as estratégias e atratividade do evento ou empresa sem precisar investir tanto.
Uma dessas soluções é o painel estilo outdoor que, por ser alto e grande, possibilita atrair a atenção do publico sem precisar de muitos recursos visuais ou audiovisuais.
A decoração
A decoração do ambiente ou espaço reservado para empresa, principalmente quando há muitos concorrentes, precisa ser o principal diferencial.
Por isso muitas empresas investem nessa área mercadológica, a fim de fornecer uma gama de opções e recursos, principalmente os visuais e sensoriais.
Uma opção é confeccionar adesivos para empresas, essa também é uma estratégia que pode ser usada tanto para adesivar o local – proporcionando personalidade ao espaço – quanto para ser uma opção de brinde, no qual pequenos adesivos podem ser colados em roupas e objetos. Isso permite ainda a criação de vinculo emocional com os públicos.
Outro brinde que tem sido tendencia é o porta copos personalizados e copos personalizados, isso porque são objetos utilizados por todos e em diversos ambientes, desde escritórios a residencias e também promovem a criação de memórias e lembranças. Ou seja, o vinculo emocional que tem sido o principal recursos das empresas atualmente.