Comunicação visual: plano de marketing e identidade visual
O setor da comunicação é repleto por vários segmentos, sendo alguns mais conhecidos que outros e estando mais ligados ao setor do jornalismo e alguns vinculados à área de marketing.
A comunicação pode ser mercadológica, institucional, interna e visual. Nesse artigo falaremos sobre a importância da comunicação visual para as empresas, por meio de estratégias de marketing que podem ser fundamentais para conquistar o seu cliente.
Com o aumento da concorrência, é importante que as empresas adquiram um diferencial e o segmento da comunicação visual consegue proporcionar isso.
Formado por jornalistas, equipe de marketing, profissionais do design, relações públicas e até mesmo do ramo da publicidade e propaganda, uma agência de comunicação visual trabalha para promover seu negócio por meio da imagem e da criação de peças e campanhas publicitárias.
Essas campanhas publicitárias, por sua vez, serão publicadas a depender do público-alvo da empresa, assim como das especificidades que cada meio de publicação apresenta. Confira mais detalhes nesse artigo.
Comunicação visual: itens necessários na criação de campanhas
Como explicamos no início do artigo, o segmento da comunicação visual trabalha criando elementos visuais para atrair os clientes.
Esse elemento visual pode ser a respeito de uma promoção ou desconto, estando na forma de cartaz, folder, banner, peça para redes sociais, comerciais de TV, dentre outros.
Para criar essas peças, a empresa de comunicação precisa verificar primeiro se a sua empresa contém um manual de identidade visual. A identidade visual de uma empresa diz respeito a como ela pretende ser vista e identificada no mercado.
Essa identidade diz respeito à criação de um logotipo, assim como de definição de cores que representam a marca, ou seja, sempre que o cliente ou a concorrência visualizar uma peça visual sua, ele saberá que se trata de sua marca e da sua empresa.
Como existem muitas marcas, ter sua identidade visual facilita nesse reconhecimento por parte do cliente e aumenta a credibilidade da empresa.
Além disso, a empresa trabalha também criando um plano de comunicação e plano de marketing para verificar quais campanhas publicitárias podem ser criadas a partir do seu produto, levantamento de descontos e promoções, pesquisas de opinião e um estudo de mercado.
Basicamente, o plano de marketing ajudará na definição dos seguintes pontos:
- Quais estratégias de comunicação visual serão adotadas?
- Qual é o orçamento disponível?
- Haverá publicação na internet? Se sim, ela será paga?
- Quem é o público-alvo?
Criando um plano de marketing, a empresa cria um documento com instruções e orientações a respeito de suas estratégias.
Com planejamento, fica muito mais fácil inovar e entender o seu público e os valores necessários para atingir as metas. Isso pode promover um aumento de vendas, fazendo também com que os clientes fiquem mais envolvidos.
Estratégias do ramo: algumas dicas
Com o plano de marketing, identidade visual e todo o plano de comunicação definido, chegou a hora de agir e começar a criar as peças.
Uma delas é o banner, um elemento que comunicação visual que pode ser instalado tanto na parte interna como externa das lojas, atraindo a visibilidade do cliente.
Os banners condensam informações importantes sobre um produto, desconto e promoção e podem ser obtidos por meio de uma gráfica rápida banner.
O uso do banner também é visto na participação da empresa em feiras e eventos, como os congressos. Com isso, a visualização da empresa fica mais fácil.
Quem trabalhará com comunicação visual ou contratando o serviço precisa ter o contato de gráficas que sejam de confiança e que contenham o maquinário necessário para a impressão das peças.
Para isso, essa gráfica precisa contar com várias impressoras que atuem de forma específica. Por exemplo, existem impressões que atuam de forma térmica, como a de adesivos com códigos de barras. Geralmente, quem realiza essa impressão é uma impressora ribbon zebra p310.
Sendo assim, uma grafica express que imprima banners, cartazes, folders, e até mesmo o conteúdo que será exibido em outdoors, é uma opção.
Inclusive, a maioria dos negócios que trabalham com vendas precisam do código de barras para o registro de seus produtos e materiais.
Outro elemento importante atua por meio da impressão digital A3, que cartazes A3, que podem conter informações contratuais, originar papéis timbrados e servir como um instrumento de comunicação visual mais compacto.