Comunicação visual no PDV: qual a importância?
Você sabe o que é PDV? Sabe qual a importância da comunicação visual nesse local? Para quem está iniciando com uma nova empresa ou marca de produtos, é fundamental compreender esses assuntos e saber qual sua importância. Por isso, trouxemos algumas dicas essenciais para alavancar um novo comércio.
O que é PDV?
PDV significa Ponto de Venda. É o local onde tudo é finalizado. É o momento final de escolha do cliente pelo seu produto. Ou seja, investir em comunicação visual no PDV é uma das etapas mais importantes das estratégias de venda.
Isso inclui muitas questões, como as etiquetas, os adesivos e os rótulos. Assim, fazer com que a comunicação visual seja forte no PDV é apostar no aumento da relação com o cliente, que escolherá um produto por conta do que viu.
Isso significa que a comunicação deve ser estimulante e diferenciada para que chame a atenção.
Portanto, a comunicação visual no PDV serve para:
- Influenciar a decisão de compra;
- Aumentar as vendas;
- Prender atenção do cliente;
- Aumentar a curiosidade do cliente;
- Criar uma relação com o cliente
Dicas de comunicação visual no PDV
Por ser um assunto extremamente importante para o aumento de vendas, separamos algumas dicas do que e como usar a comunicação visual no Ponto de Venda.
1. Aposte em etiquetas personalizadas
As etiquetas são materiais extremamente importantes quando falamos em produtos bem posicionados no mercado.
Por isso, investir em etiquetas personalizadas é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.
Muitos podem achar que é um assunto pouco necessário, mas é só pensar: você compraria um produto desconhecido que tem uma etiqueta mal feita ou desorganizada?
Isso ocorre porque as etiquetas são praticamente o cartão de visitas de um novo material, assim como as embalagens.
Podem ser etiquetas para produtos de limpeza, para alimentos ou para roupas. Não importa. Investir nessa questão é fundamental.
2. Rótulos também contam
Assim como as etiquetas, os rótulos são extremamente importantes. Eles fazem parte da embalagem e precisam chamar a atenção dos clientes.
Dessa forma, é preciso que sejam fabricados com atenção e contenham todas as informações necessárias sobre aquele produto.
Como sabemos, novos produtos são comprados, principalmente, por sua aparência e pela propaganda que os outros fazem.
Assim como as etiquetas, um rótulo mal feito pode espantar possíveis compradores. Um exemplo disso são os rótulos para cosméticos.
Eles precisam conter cores, informações, validade e necessidade do produto. Muitos dos cosméticos não apostam nesse material, o que faz com que sejam menos vendidos.
3. Códigos de barras como estratégia
Poucos sabem e entendem, mas os códigos de barras também entram na área da comunicação visual como estratégia de venda. É claro que sua função principal é a captura de dados, mas por que não utilizar também como forma de divulgação da marca?
Para que o código de barra saia impresso com qualidade nos produtos, é preciso que a impressora de código de barras seja também de qualidade e eficiente.
Assim, não haverá problemas na hora da leitura.
Aliás, é a leitura a parte importante. Isso porque, com um código ruim, a leitura não é feita de forma correta, o que pode atrasar o momento da compra e, assim, fazer com que uma pessoa desista do produto. Tudo está relacionado.
A importância da comunicação para seu negócio
A comunicação visual é importante como um todo, desde a fabricação de um produto até o Ponto de Vendas.
Assim, podemos concluir que investir nessa área é fundamental, principalmente para novas marcas e empresas. É a comunicação visual o o marketing que trarão novas pessoas e clientes até o seu produto.
Por conta disso, é preciso que haja um planejamento completo e essas atividades sejam realizadas por profissionais que compreendem todos os passos e ações necessárias.
Muitas pessoas acabam considerando a comunicação algo não tão importante para um novo negócio. Mas, é muito pelo contrário. É ela quem fará com que a identidade da empresa se fortaleça e seja reconhecida no mercado.
Além disso, é responsabilidade da comunicação tornar uma marca forte no mercado e atrair as pessoas corretas para a compra. Fazendo todas as atividades da maneira adequada, o crescimento de uma marca ou uma empresa pode ser ainda mais rápida.
Por fim, acaba sendo fácil chegar à conclusão de que comunicação visual não é um gasto, mas sim um investimento.