Comunicação visual no cenário ambiental
A poluição causada pelo homem, resultou em um cenário ambiental preocupante. Através do descarte incorreto de inúmeros elementos, como, por exemplo saco para lixo infectante, garrafas PET e sacolas plásticas, diversas discussões sobre o tema foram iniciadas, resultando em novas políticas públicas ambientais.
Seja nas mídias ou entre as autoridades, a sustentabilidade é um tema muito discutido diariamente. Empresas de comunicação visual cada vez mais realizam projetos no tema pela busca de soluções cabíveis para resolver questões ambientais, principalmente porque o homem é o principal causador da maioria dos problemas nesse meio.
Assim, as sacolas oxibiodegradaveis foram criadas como uma alternativa de reaproveitamento de material, que ao invés de ser descartado após a utilização, pode ser reaproveitado inúmeras vezes. Podem ser personalizadas e propagadas de forma artística.
Sacolas oxibiodegradáveis
Desde os tempos da revolução industrial, muitos problemas ambientais foram causados pelo homem, que até os dias atuais tem sido cada vez mais agravantes.
As garrafas PET, sacolas plásticas e saco hamper são ainda muito utilizadas, porém o descarte incorreto desse material é frequente, contribuindo negativamente com o meio ambiente.
Esses materiais demoram muitos anos para entrarem em processo de decomposição na natureza, principalmente porque na composição desses elementos se encontra o PEAD (polietileno de alta densidade), um polímero que não se danifica mesmo com o acesso de micro-organismos.
Ou seja, esses materiais permanecem muito tempo na natureza, provocando sua degradação e poluição.
Para minimizar esses problemas, novas políticas têm sido implantadas, principalmente em relação às sacolas plásticas, que em muitos mercados já pararam de ser utilizadas.
Onde foram implantadas as sacolas oxibiodegradáveis, um elemento que se decompõe em um tempo muito menor que as sacolas convencionais, resultando em várias vantagens como:
- Material menos agressivo ao meio ambiente;
- Acesso aos micro-organismos com mais facilidade;
- Melhora no cenário ambiental de poluição e degradação;
- Entre outras.
Assim como empresas de caixa de papelão têm pensado em soluções com menos impactos ambientais, diversas empresas de sacolas com a intenção de minimizar os impactos negativos causados pelo descarte incorreto, criaram as sacolas oxibiodegradáveis, item elaborado com o intuito de minimizar as agressões ambientais.
Atualmente, são consideradas alternativas sustentáveis, fabricadas através da utilização de pró-oxidantes (elementos químicos com stress oxidativo), que auxiliam na diminuição do tempo de decomposição, facilitando a atividade dos micro-organismos, que ao invés de 450 anos para desaparecerem, com as sacolas oxibiodegradáveis demora 2 anos.
Dessa forma, fica evidente que através da implantação desse novo material, o cenário ambiental acaba por melhorar significativamente, mesmo que não resolva o problema em sua origem.
A comunicação visual e redução de impactos ambientais
O ramo de comunicação visual, sabendo de todo o cenário de degradação ambiental, passou a ter grandes demandas de criação de elementos visuais voltados para o esse tema.
Contratadas por grandes empresas que buscam incentivar a preservação do ambiente, a comunicação visual contribui nesse cenário através da criação de utensílios que promovem a consciência humana e a prática da reciclagem.
Através de sacolas personalizadas, as empresas visuais passaram a disseminar a ideia de que investir em sacolas próprias auxilia na colaboração do meio. Quando uma pessoa personaliza uma sacola, ela consegue utilizá-la em todos os lugares.
Isso incentiva a minimização de descartes incorretos, pois sacolas personalizadas podem ser reutilizadas sempre. Dessa forma, ocorre a diminuição de lixo de plástico no planeta, que acaba por ser impactado positivamente.
Assim, a comunicação visual tem sido uma excelente contribuidora ambiental, principalmente no que diz respeito a consciência humana.
Além de sacolas personalizadas, as empresas de comunicação visual têm criado elementos visuais conscientes, que ajudam a solucionar o impacto de lixo gerado por descarte incorreto de embalagens.
Proporcionando ao público geral a opção de embalagens sustentáveis, que podem ser reutilizadas ou que são compostas de elementos que se decompõem em pouco tempo.
Assim, fica evidente que a consciência ambiental é um tema fundamental, que ao ser unido à comunicação visual, pode surtir grandes impactos positivos socialmente, afetando diretamente nas ações humanas.
A comunicação visual é conhecida por ser atrativa e convidativa, e por isso, utilizá-la para fins ambientais têm sido a escolha de inúmeras empresas, pois a partir dos elementos visuais sustentáveis.
É possível alimentar a consciência interna de cada pessoa que usufrui deles, contribuindo para mudanças de atitudes através do oferecimento de soluções sustentáveis.
Assim, as empresas são beneficiadas, os consumidores passam a ter qualidades de vida mais saudáveis e o ambiente agradece por todas as posturas mudadas.