Comunicação visual e sua importância
Vivemos em um mundo com muitos estímulos visuais e, cada um deles, é altamente importante; afinal, comunicar é uma função primordial para todas as ações, sejam corporativas ou visuais sejam efetivadas.
É nesse quesito que a comunicação visual corporativa tem um papel objetivo e único: comunicar e criar identificação com os colaboradores e clientes.
Há inúmeras formas de empresas e terceirizadas realizarem a comunicação visual com o intuito de aumentar a qualidade e melhorar o atendimento.
Assim como hospitais usam pulseira de identificação do paciente, empresas do ramo alimentício e de serviços precisam usar elementos dessa comunicação para que seus negócios sejam garantidos.
Nesse texto trataremos de alguns desses elementos que são imprescindíveis para essas empresas e entender como a comunicação visual contribui para o desenvolvimento de um atendimento responsável e eficiente.
Entendendo a comunicação visual
Comunicação visual é um termo usado para definir um setor ou um departamento responsável pela forma como uma empresa se portará dentro do mercado. Não só isso, ela lida com toda a parte de comunicação interna entre os funcionários.
O departamento de comunicação visual é um dos mais importantes da empresa pois é ele é quem definirá o design:
- Dos uniformes;
- Das embalagens dos produtos;
- Do cartão para crachá;
- Dos adesivos dos carros da empresa e etc.
Esse departamento também é responsável pelo uso das redes sociais corporativas, bem como a definição de campanhas publicitárias, dentre outros atributos.
Uma comunicação visual eficiente, seja ela externa ou interna, visa comunicar promoções, chamar a atenção dos clientes e alertar sobre proibições, normas e orientações.
Um exemplo bastante importante da comunicação visual interna que visa alertar e identificar é o uso de pulseira identificação paciente em hospitais.
Modelos de identificação para empresas
Vamos atentar para dois tipos de identificação dentro de empresas, uma delas é o crachá corporativo e o outro é o que chamamos de identificação de segurança em produtos, como os lacres de segurança em bebidas. Assim, trataremos mais precisamento desses elementos.
1. Crachás de identificação
O crachá de identificação corporativo é altamente importante para as empresas, podemos até mesmo classificar como indispensáveis. Podem ser usados em união com o uniforme, ou apenas como chave de acesso às instalações da empresa.
Há diversos tipos de crachá, que podem variar de crachá em pvc como crachás mais tecnológicos. Apesar do uso das identificações biométricas, o crachá ainda é a maneira mais simples para a circulação e identificação interna e externa.
Existem diversos formatos e não há regras únicas para a confecção desses itens, uns usam um tipo de carteirinha pvc, outros um material mais resistente.
O crachá quase sempre tem um design que combina as cores da comunicação visual. Apesar de não ter formato definido e regras únicas, podemos citar alguns tipos comuns nas empresas como:
- Crachá de prestador de serviço: modelos usados em funcionários terceirizados em empresas de alimentos ou de segurança;
- Crachá de funcionário: entregue ao funcionário quando é contratado pela empresa;
- Crachá de visitante: entregue a pessoas que estão fazendo visitas, ou seja, que vão até a organização por motivos diferenciados.
Independentemente do modelo, com exceção do de visitante, um crachá contém nome, setor e foto do funcionário, seguido com a logomarca da empresa.
2. Lacres de segurança para bebidas
A comunicação visual não está apensas nos crachás, mas também atuam na segurança e preservação de produtos, como no caso das bebidas. Uma das formas é o lacre de segurança void.
Esse tipo de lacre são nos formatos de adesivos de segurança e, além disso, permite identificar a violação da embalagem ou do produto. Isso é possível porque caso haja a retirada dos lacres VOID, fica-se marcas escritas “VOID” onde a etiqueta estava inserida, demonstrando que o item estava seguro ou se foi violado.
Esse lacre void é um dos mais seguros e contém alguns itens como a facilidade de identificação das violações e ajuda na elaboração de fraudes, pois esse tipo de etiqueta não pode ser substituída. Mais ainda, ela não permite manipulações.
Uma etiqueta void é um sinal claro que a comunicação visual pensou claramente nos quesitos de violação e perigo e apenas com esse tipo de lacre é possível a identificação de perigo.
Dessa forma, entendemos que a comunicação visual é extremamente importante, tanto para os produtos como para comunicação interna dos funcionários. A comunicação visual também pode atuar em placas de sinalização, murais, dentre outros meios, sendo que a escolha deverá ser feita de acordo com as necessidades do empreendimento.